Borges, MónicaJosephine, König2024-07-182024-07-182024-05-082024-03-29http://hdl.handle.net/10400.14/45811This paper is about Gen Z consumers and the factors which influence them to adopt healthier habits in the form of non-alcoholic beverages. Our research focuses on Gen Z’s health awareness, and endorsement through a celebrity, and analyse their influence on non-alcoholic beverages’ adoption. The purpose of this study is to help provide a better understanding of Gen Z and their alcohol consumption habits, in order to help companies implement marketing initiatives for non-alcoholic beverage companies. The analysis was based on a mediation model, setting into relation both Gen Z’s health awareness and celebrity endorsement to assess their impact. An online survey was run to gather information about Gen Z individuals who consume alcohol, which resulted in 157 valid responses. The findings revealed that an increased health awareness influences Gen Z consumers to adopting non-alcoholic beverages, whilst celebrity endorsement did not show an impact on its own. A limitation to this study was the video utilized to test celebrity endorsement; it showed a biased opinion from a Gen Z celebrity who endorsed sobriety, not only non-alcoholic beverage consumption. Future research ought to observe Gen Z’s alcoholic beverages consumption behaviour development, to adapt marketing initiatives for healthier substitutes.Este documento tem como tema os consumidores da Geração Z e os factores que os influenciam a adotar hábitos mais saudáveis, especificamente o consumo de bebidas não alcoólicas. A nossa investigação centra-se na sensibilização para a saúde da Geração Z e na influência da recomendação de celebridades, analisando a sua importância na adoção de bebidas não alcoólicas. O objetivo deste estudo é proporcionar uma melhor compreensão da Geração Z e dos seus hábitos de consumo de álcool, a fim de ajudar as empresas a implementar iniciativas de marketing para bebidas não alcoólicas. A análise baseou-se num modelo de mediação, relacionando a sensibilização para a saúde da Geração Z e o endosso de celebridades para avaliar o seu impacto. Foi realizado um inquérito online para recolher informações sobre os indivíduos da Geração Z que consomem álcool, o que resultou em 157 respostas válidas. Os resultados revelaram que uma maior sensibilização para a saúde influencia os consumidores da Geração Z a adoptarem bebidas não alcoólicas, ao passo que a recomendação de celebridades não mostrou um impacto por si só. Uma limitação deste estudo foi o vídeo utilizado para testar o endosso de celebridades pois mostrou uma opinião tendenciosa de uma celebridade da Geração Z que defende a sobriedade e não apenas o consumo de bebidas não alcoólicas. Futuras investigações devem analisar a evolução do comportamento de consumo de bebidas alcoólicas da Geração Z, com vista a adaptar as iniciativas de marketing a substitutos mais saudáveis.engGen ZHealth awarenessCelebrity endorsementProduct adoptionNon-alcoholic beveragesAlcohol consumptionGeração ZSensibilização para a saúdeApoio de celebridadesAdoção de produtosBebidas não alcoólicasConsumo de álcoolInfluence of celebrity endorsement on Gen Z consumers’ adoption of non-alcoholic beveragesA influência do endosso de celebridades na adopção de bebidas não alcoólicas pelos consumidores da geração Zmaster thesis203612930