Alves, José Joaquim Ferreira MatiasCarneiro, Hermano Filipe Gomes2014-12-092014-12-092014-07-182014http://hdl.handle.net/10400.14/15897Nesta dissertação faz-se uma abordagem às atividades de transcrição melódica (ditado musical) e de leitura melódica da disciplina de Formação Musical através da integração de recursos tecnológicos como os dispositivos móveis e respetivos auriculares para a audição individual de excerto musicais e padrões tonais. Após uma análise bibliográfica à visão de vários autores e investigadores acerca do desenvolvimento da perceção musical, desenvolve-se um estudo que pretende verificar a viabilidade dos dispositivos móveis enquanto recursos didáticos complementares a considerar nessa disciplina. A investigação desenvolvida seguiu o paradigma qualitativo e teve como metodologia o estudo de caso. Para tal foi determinada uma amostra de 18 alunos de uma turma de 9º ano de escolaridade da disciplina de Formação Musical. Para a recolha de dados foram utilizados os seguintes instrumentos: inquérito inicial e inquérito final, pré teste e pós teste, notas de campo e a entrevista (focus group). Não obstante as limitações do estudo, os resultados obtidos mostram que os dispositivos móveis podem ser considerados como recursos didáticos da disciplina de Formação Musical. Realça-se a aceitação e a afinidade dos alunos por estes equipamentos, levando a concluir que estes representam um grande potencial na participação e envolvimento dos alunos na disciplina no desenvolvimento de atividades de transcrição e leitura melódica. Com esta investigação pretende-se ainda contribuir para o desenvolvimento didático e pedagógico da disciplina de Formação Musical, uma vez que, pelas pesquisas feitas, em Portugal são ainda poucas as investigações realizadas no âmbito desta disciplina.In this dissertation we approach the musical dictation and musical reading in the Formação Músical class through the usage of technological resources as mobile devices with earphones. After a bibliographic analysis of various authors and researchers about the learning, development of musical perception, a study is developed in order to verify the viability of using mobile devices as complementary didactic resources in the class. The research followed a qualitative paradigm and had as methodology the case study. This study is empirically supported by a set of 18 students from the Portuguese 9th elementary degree of Formação Musical. The following instruments were used for the data collection: initial and final inquiries, pre and post assessments, interviews, field observations (focus groups). Despite the limitations of this study, the obtained results show that mobile devices may be considered as didactic resources in the class. The inherent affinity young students have with these devices suggests they represent a potential improvement on the involvement of these student in the class and in the development of music dictation and musical reading. Being this a relatively unexplored field in Portugal, this research intends to contribute to the development of the Formação Músical class both from a didactical and pedagogical point of view.porTecnologias educativasAprendizagem musicalTranscrição musicalLeitura musicalEducational technologiesMusical learningMusical dictationMusical readingA integração de recursos tecnológicos na disciplina de formação musical : uma nova abordagem às atividades de transcrição e de leitura melódicamaster thesis201495511