Rodrigues, HelenaReichardt, Jessy2024-09-102024-06-272024-05-31http://hdl.handle.net/10400.14/46453Artificial intelligence (AI) is considered the key technology of the 21st century and is on its way to disrupt multiple industries, including the tourism sector. As the fastest-growing consumer application in history, ChatGPT can support consumers during their travel planning process. However, a research gap concerning influencing factors of ChatGPT usage intention for tourism decision-making exists. This study aims to understand how perceived usefulness, perceived trustworthiness and AI hallucination potential influence the intention to use ChatGPT for travel planning. A quantitative methodology approach was used by conducting an online survey with 308 participants across Generation Y and Generation Z. By performing a statistical analysis, it was found that perceived usefulness directly influences the usage intention of ChatGPT for travel planning. Additional results show that AI hallucination potential and the division into Generation Y and Generation Z have no significant effect on the willingness to utilize ChatGPT in travel decision-making.A inteligência artificial (IA) é considerada a principal inovação tecnológica do século XXI que alterou o modo como vários industrias gerem o seu negócio e o setor do turismo não é exceção a estas alterações. O ChatGPT é a aplicação com o maior crescimento de sempre, e veio também permitir aos consumidores planear as suas viagens. Consequentemente do ponto de vista da investigação é necessário aprofundar os fatores que influenciam a intenção de utilização do ChatGPT na tomada de decisão no setor do turismo. Este estudo tem como objetivo investigar a utilidade, fiabilidade e o potencial de alucinação da IA no planeamento de viagens e o modo como estas variáveis influenciam a intenção de utilizar o ChatGPT. Este estudo quantitativo teve a participação de 308 indivíduos das Gerações Y e Z. Os resultados da análise estatística, indicam que a utilidade percebida influência diretamente a intenção de utilização do ChatGPT no planeamento de viagens. O potencial de alucinação da IA e a comparação entre a Geração Y e a Geração Z não têm um efeito significativo na intenção de utilização do ChatGPT. Quando comparado com outros meios tradicionais de planeamento de viagens, a intenção de utilizar a IA diminui quando o ChatGPT presta informações incorretas.engGenerative artificial intelligenceChatGPT in travel planningAI hallucinationChatGPT usage intentionInteligência artificial generativaChatGPT no planeamento de viagensAlucinação com IAIntenção de utilização do ChatGPTChatGPT for travel planning : influencing factors and the effect of AI hallucinationChatGPT para planeamento de viagens : factores de influência e o efeito da alucinação da IAmaster thesis203663500