Sousa, Patrícia Pontífice deMendes, Alcina Silva2024-08-142024-08-142021-11-162021http://hdl.handle.net/10400.14/46231O presente relatório visa cumprir a última etapa para conclusão da Unidade Curricular “Estágio Final e Relatório”, do Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, ministrado pela Universidade Católica Portuguesa. Descreve o processo de desenvolvimento individual de competências: os objetivos e as competências que se delinearam no projeto de estágio, bem como, as estratégias utilizadas. Paralelamente, é feita uma análise crítica na implementação e desenvolvimento das competências, nos contextos onde estas foram realizadas: uma Unidade de Cuidados Intensivos e um Serviço de Urgência. Nestes cenários, desenvolveu se competências através da prestação de cuidados de enfermagem especializados à pessoa em situação crítica e sua família. O documento está estruturado por capítulos, que traduzem o caminho percorrido pelo “encontro” de sinergias entre a teoria e a prática, nos requisitos exigidos para a aquisição de competências da prática especializada. Assim, o primeiro capítulo apresenta uma revisão de conceito – Toque terapêutico nos cuidados de enfermagem: uma análise de conceito. Com o objetivo, de analisar o conceito de toque terapêutico nos cuidados de enfermagem sob a visão evolucionária de Rodgers. Conclui que, o toque terapêutico está implícito no exercício profissional dos enfermeiros requerendo um ajustar concreto e singular à circunstância e necessidades reais da pessoa, em prol de uma prática confortadora. Estudo submetido e aceite para publicação. O segundo capítulo apresenta, de forma mais pormenorizada, o plano de estágio cumprido e, ainda, as atividades desenvolvidas, incluindo a participação no III Seminário Internacional do Mestrado em Enfermagem, (Lisboa), com a apresentação do Poster com o tema “O toque terapêutico nos cuidados de enfermagem: uma revisão integrativa da literatura”, obteve Menção Honrosa. Como estratégias de divulgação de resultados, utilizou a formação informal e um pequeno vídeo na rede social WhatsApp, de acesso às equipes de enfermagem constituintes dos ensinos clínicos. E, ainda, a realização de poster interativo para participação no II Simpósio O presente relatório visa cumprir a última etapa para conclusão da Unidade Curricular “Estágio Final e Relatório”, do Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, ministrado pela Universidade Católica Portuguesa. Descreve o processo de desenvolvimento individual de competências: os objetivos e as competências que se delinearam no projeto de estágio, bem como, as estratégias utilizadas. Paralelamente, é feita uma análise crítica na implementação e desenvolvimento das competências, nos contextos onde estas foram realizadas: uma Unidade de Cuidados Intensivos e um Serviço de Urgência. Nestes cenários, desenvolveu se competências através da prestação de cuidados de enfermagem especializados à pessoa em situação crítica e sua família. O documento está estruturado por capítulos, que traduzem o caminho percorrido pelo “encontro” de sinergias entre a teoria e a prática, nos requisitos exigidos para a aquisição de competências da prática especializada. Assim, o primeiro capítulo apresenta uma revisão de conceito – Toque terapêutico nos cuidados de enfermagem: uma análise de conceito. Com o objetivo, de analisar o conceito de toque terapêutico nos cuidados de enfermagem sob a visão evolucionária de Rodgers. Conclui que, o toque terapêutico está implícito no exercício profissional dos enfermeiros requerendo um ajustar concreto e singular à circunstância e necessidades reais da pessoa, em prol de uma prática confortadora. Estudo submetido e aceite para publicação. O segundo capítulo apresenta, de forma mais pormenorizada, o plano de estágio cumprido e, ainda, as atividades desenvolvidas, incluindo a participação no III Seminário Internacional do Mestrado em Enfermagem, (Lisboa), com a apresentação do Poster com o tema “O toque terapêutico nos cuidados de enfermagem: uma revisão integrativa da literatura”, obteve Menção Honrosa. Como estratégias de divulgação de resultados, utilizou a formação informal e um pequeno vídeo na rede social WhatsApp, de acesso às equipes de enfermagem constituintes dos ensinos clínicos. E, ainda, a realização de poster interativo para participação no II Simpósio Internacional de Cuidados de Saúde Baseados na Evidência-Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, com o tema “O toque terapêutico: uma intervenção autónoma de enfermagem. Na procura de oportunidades, foi elaborada a temática “Fios de Sutura”, para colmatar necessidades sentidas, pela equipa de enfermagem no Serviço de Urgência, como estratégia de melhoria e segurança das práticas. O terceiro capítulo, apresenta uma reflexão crítica do percurso realizado. Por último, a 8 conclusão final dos ensinos clínicos, onde é relevada a importância destes, na mudança da sua existência enquanto pessoa e profissional.de Cuidados de Saúde Baseados na Evidência-Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, com o tema “O toque terapêutico: uma intervenção autónoma de enfermagem. Na procura de oportunidades, foi elaborada a temática “Fios de Sutura”, para colmatar necessidades sentidas, pela equipa de enfermagem no Serviço de Urgência, como estratégia de melhoria e segurança das práticas. O terceiro capítulo, apresenta uma reflexão crítica do percurso realizado. Por último, a 8 conclusão final dos ensinos clínicos, onde é relevada a importância destes, na mudança da sua existência enquanto pessoa e profissional.This report seeks to fulfil the final stage towards the conclusion of the Curricular Unit “Final Internship and Report” of the Master’s Degree Course in Medical-Surgical Nursing in the area of Nursing for Individuals in Critical Care, administered by the Portuguese Catholic University. It describes the process of individual competence development: the objectives and the competences that were outlined in the internship project, as well as the strategies used. In parallel, a critical analysis is made on the implementation and development of the competencies in the contexts where they were carried out: an Intensive Care Unit and an Accident and Emergency Department. In these scenarios, competences were developed through the provision of specialised nursing care to individuals in critical situations as well as their families. The document is divided into chapters, which reflect the path taken through the “joining” of synergies between theory and practice, in the requirements demanded for the acquisition of competences for the specialised practice. Thus, the first chapter presents a conceptual review - Therapeutic touch in nursing care: a conceptual analysis. This has the objective of analysing the concept of therapeutic touch in nursing care under Rodgers’ evolutionary vision. It concludes that therapeutic touch is implicit in the professional practice of nurses, requiring a concrete and unique adjustment to the circumstances and real needs of the individual, so as to provide a comforting practice. Study submitted and accepted for publication. The second chapter provides more details of the completed internship plan and the activities undertaken, including participation in the 3rd International Seminar of the Master’s Degree in Nursing, (Lisbon), with the presentation of the Poster entitled “Therapeutic touch in nursing care: an integrated literature review”, which obtained an Honourable Mention. As strategies for disseminating results, it used informal training and a short video on the WhatsApp social network, which was accessed by the nursing teams providing the clinical teaching. Furthermore, there was the creation of an interactive poster for participation in the 2nd International Symposium on Evidence-Based Health Care - Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, on the theme “Therapeutic touch: autonomous nursing intervention”. In regard to opportunities sought, the theme “Suture Threads” was created, to fill needs felt by the nursing team in the Accident and Emergency Department, as a strategy for the improvement and safety of practices. The third chapter presents a critical reflection on the course taken. Finally, the final conclusion of the clinical teachings, where 10 the importance of these is highlighted, regarding changes in one’s existence as a person and a professional.porEnfermagemCuidados de enfermagemToque terapêuticoEstratégiasNursingNursing careTherapeutic touchStrategiesA relação como valor nos cuidados de enfermagem à pessoa em situação crítica e sua famíliaRelationship as a value in nursing care to individuals in a critical condition and their familiesmaster thesis203119479