Cunha, Manuel Antunes da2021-07-302021-07-3020132182-6145http://hdl.handle.net/10400.14/34339No presente artigo, começamos por analisar alguns trabalhos e conceitos-chave que caracterizam, sobretudo desde os anos 1970, a emergência dos estudos da recepção e dos públicos. Marcada pela convergência de tradições diversas, por vezes até antagónicas, a génese duma tal corrente está indubitavelmente associada, entre outras, à reflexão em torno das lutas ideológicas subjacentes às práticas culturais populares e à dicotomia texto/leitor. Num segundo momento, afastando-nos da reflexão de cariz anglo-americano, centrar-nos-emos quase exclusivamente na evolução da corrente sociológica francesa dos estudos da comunicação, focalizando-nos em duas questões: a (i)legitimidade dos públicos mediáticos e a importância dos contextos de interacção.This article aims firstly to analyse the key concepts, which caracterize mostly since the 1970s, the emergence of studies on reception and its audiences. Marked by the convergence of different, sometimes even conflicting traditions, the genesis of this thread is undoubtely associated to, namely, the ideological strugggles underlying cultural practices and the text/reader dichotomy. Secondly, and diverging from an anglo-american’s view, we will focus mainly on the french sociological stream on communication studies laying emphasis on two issues: (i) the public media´s legitimacy and (ii) the importance of interaction contexts.porRecepçãoPúblicoMediaTeoriasReceptionAudienceTheoriesDo lado de cá do ecrã. Génese das teorias da recepção e do(s) públicos(s)journal article10.34632/interconexoes.2013.8562