Orvalho, Luísa Antónia de Vila FernandesCapitão, Ana Carolina Torres Lima2017-04-262016-06-212016http://hdl.handle.net/10400.14/22075A investigação subordinada ao tema “A aplicabilidade de estratégias e procedimentos do método de Jaques-Dalcroze no ensino do clarinete: um estudo de caso” pretende ser um contributo para o enriquecimento de estratégias de ensino do instrumento clarinete, em contexto de sala da aula, através da aplicação do método de Émile Jacques - Dalcroze (1865-1950). Dalcroze foi um dos impulsionadores de métodos ativos, a rítmica, um sistema de educação musical que integra ritmo e movimento corporal. Este estudo, conduzido segundo uma investigação naturalista de índoles quantitativa e qualitativa, tem como finalidade verificar se o método de Dalcroze, quando aplicado na música - ensino do instrumento do clarinete - contribui para melhorar a interpretação musical, em termos de ritmo, pulsação, tempo, dinâmicas e fraseado. O estudo de caso foi desenvolvido com um grupo de seis alunos de clarinete que frequentam, no ano letivo 2015/2016, o sexto ano de escolaridade, e o 2ºgrau, do curso Básico de Música, 2º ciclo, na disciplina de clarinete, em regime articulado, na Escola de Música de Esposende (EME). As técnicas utilizadas para a recolha de dados foram a observação direta e participante, notas de campo registadas em diário de bordo, videogravação das aulas, inquérito por questionário e técnica documental. A interpretação dos dados e a sua discussão foram feitas através do tratamento e análise de todos estes registos. Os resultados obtidos nesta investigação permitiram concluir que o método de Dalcroze quando aplicado como estratégia de ensino do instrumento clarinete contribuiu para melhorar os processos de aprendizagem e compreensão dos elementos constitutivos da linguagem musical.The present research entitled " The applicability of Jaques-Dalcroze´s method, strategies and procedures to clarinet teaching: a case study” is intended to contribute for the improvement of teaching strategies applied to instrumental music teaching, specifically with the clarinet, through application of the methodology developed by the pedagogue. Emile Jacques-Dalcroze (1865-1950) was one of the main creators of active methods – the rhythmic – a music education system that combines rhythm and body movement. The case study presented, a quantitative and qualitative naturalistic investigation, aims to experiment if Dalcroze method, applied to clarinet teaching, contributes to improve musical performance, specifically rhythm, pulse, time, dynamics and phrasing. The case study was developed with a group of six clarinet students from the 2nd grade (11 years old) from Escola de Música de Esposende during the schoolyear of 2015/2016. The techniques used for data collection were direct and participant observation, field notes recorded in the diary, audiovisual recordings, questionnaire surveys and documental techniques. Data interpretation and discussion were made through the processing and analysis of all records collected. The results of this research showed that Dalcroze’ s method, when applied as a strategic teaching tool applied to clarinet, help students to improve learning and understanding processes of musical language elements.porPedagogia de Jaques-DalcrozeEstratégias de ensino do instrumento clarineteElementos da linguagem musicalJaques-Dalcroze pedagogyTeaching strategies for clarinetElements of musical languageA aplicabilidade de estratégias e procedimentos do método de Jaques-Dalcroze no ensino do clarinete : um estudo de casomaster thesis201484366