Palmeirão, CristinaMiler, Olindina Quaresma Pereira2014-07-292014-07-292014-03-072013http://hdl.handle.net/10400.14/15010Estudo reflexivo – e não propriamente um relatório reflexivo - sobre cerca de 30 anos de carreira docente, repartidos pelos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, que pretende analisar e compreender o desenvolvimento profissional dessa carreira, na perspetiva pessoal e com base nas várias mudanças e reformas na política educativa, dos seus reflexos na prática pedagógica pessoal e dos outros professores seus pares, e na evolução do sistema educativo na sua área de atuação e no nosso país. Partindo de premissas (―marcos‖) que marcaram positiva e negativamente, faz-se uma abordagem crítica do percurso profissional pessoal e das diretrizes de política educativa que orientaram esse mesmo percurso, interpretando situações e momentos motivadores e outros momentos ou etapas frustrantes, procurando perceber e contextualizar, à luz de lentes teóricas, o seu papel como agente social da educação, numa dimensão que contempla a educação para todos, com profissionais reflexivos e abertos a uma inevitável, por necessária, aprendizagem e formação permanente ao longo da vida.porIdentidade profissionalDesenvolvimento profissionalFormação ao longo da vidaHistória da educaçãoSistema educativoMudançaInconstânciaDesenvolvimento profissional : análise reflexiva à intencionalidade da formação curricularmaster thesis201498707