Martins, Luís GustavoJoaquim, VítorGonçalves, Miguel Duarte2015-01-282015-01-282014-01-312013http://hdl.handle.net/10400.14/16436O uso de técnicas de espacialização sonora interativas para a criação de ambientes virtuais sonoros permite atingir uma resolução superior à apresentada pelos ambientes virtuais visuais. Recorrendo a estas ferramentas é possível o desenvolvimento de aplicações interativas e imersivas, como jogos sonoros. Não estando dependentes da componente visual e criando um estímulo à criatividade do utilizador, este género de experiências permite atingir um grau de imersão superior aos jogos tradicionais. Esta investigação pretendeu analisar os principais métodos de espacialização sonora interativa e o fenómeno de imersão, de modo a permitir reunir o conhecimento necessário à concepção de uma instalação sonora interativa e imersiva. Foi desenvolvido e testado o jogo sonoro The Sound of Horror, do género first-person shooter e subgénero survival horror, controlado através de uma interface à semelhança de uma arma de grande porte que permite um controlo gestual orgânico para a execução de múltiplas funções, permitindo ao utilizador interagir com alvos sonoros dinâmicos, na forma de criaturas monstruosas e assustadoras.porEspacialização sonoraImersãoInteratividadePsicoacústicaRealidade virtualAmbientes sonoros interativos e imersivosmaster thesis201495627