Resende, Ana Maria Vieira SoaresPinto, Mariana Gonçalves Santos2024-12-232024-12-232024-06-252024http://hdl.handle.net/10400.14/47643A Vacinação em Saúde Escolar, tendo em conta o Programa Nacional de Saúde Escolar, foca-se em colaborar na verificação do estado vacinal dos alunos, nomeadamente “Colaborar no cumprimento da 2ª dose da Vacina contra o Sarampo, Parotidite e Rubéola (VASPR2) no final do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico.” (DGS, 2015, p. 46). O presente projeto de intervenção comunitária foi realizado numa Unidade de Cuidados na Comunidade e teve como objetivo geral contribuir para o cumprimento da VASPR2 nos alunos do 2.º ano do 1.º CEB, em dois Agrupamentos de Escolas do concelho. O projeto foi alicerçado na Metodologia do Planeamento em Saúde segundo Imperatori & Giraldes (1982) e Tavares (1990) e suportado no Modelo de Sistemas de Saúde de Betty Neuman (1995). O diagnóstico da situação foi realizado mediante a pesquisa de consenso junto de peritos, com recurso da técnica de Focus Group e permitiu perceber que era pertinente responder ao preconizado pelo Programa Nacional de Saúde Escolar na área da vacinação em saúde escolar, alinhado com o definido no Relatório de Atividades e Plano de Ação de Saúde Escolar (ACeS, 2023). Tudo isto em sintonia com os objetivos do Plano Nacional de Saúde 2021-2030 em manter sob controlo os problemas de saúde atualmente já controlados e, para tal, manter um elevado nível de cobertura vacinal (DGS, 2022, p. 52) e o referido pela Organização Mundial da Saúde na Agenda de Imunização 2021-2030 – onde se esclarece que devido ao facto do sarampo ser altamente contagioso, a sua presença serve como um rastreador da cobertura inadequada e das lacunas no sistema de saúde. Uma cobertura elevada com a vacina contra o sarampo é um indicador de um programa de imunização forte, o que pode sinalizar uma base sólida para os cuidados de saúde primários. A segunda dose da vacina contra o sarampo é uma oportunidade para focar no fortalecimento dos programas de imunização para alcançar crianças além do primeiro ano de vida e ampliar os serviços de imunização ao longo de toda a vida, daí a sua importância em contexto de saúde escolar (OMS, 2020, p. 7). Seguiram-se todas as fases desta metodologia, sustentando o projeto no referencial teórico. A avaliação do projeto permitiu concluir que existiu um contributo no âmbito do cumprimento da VASPR2 na população-alvo identificada. A realização deste projeto, concomitantemente com as atividades desenvolvidas ao longo do estágio final, contribuíram para o desenvolvimento de competências de mestre em Enfermagem, com a especialização em Enfermagem Comunitária: Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública.Vaccination in School Health, considering the National School Health Program, focuses on collaborating in verifying the vaccination status of students, namely "Collaborating in the compliance of the 2nd dose of the Measles, Mumps, and Rubella Vaccine (MMRV2) at the end of the 2nd year of the 1st Cycle of Basic Education." (DGS, 2015, p. 46). This community intervention project was carried out in a Community Care Unit and aimed to contribute to the compliance of MMRV2 in students of the 2nd year of the 1st Cycle of Basic Education, in two school clusters of the municipality. The project was based on the Health Planning Methodology according to Imperatori & Giraldes (1982) and Tavares (1990) and supported by Betty Neuman's Health Systems Model (1995). The situation diagnosis was carried out through consensus research among experts, using the Focus Group technique, and allowed to understand that it was pertinent to respond to what was advocated by the National School Health Program in the area of vaccination in school health, aligned with what was defined in the Activity Report and School Health Action Plan (ACeS, 2023), being in tune with the objectives of the National Health Plan 2021-2030 in keeping health problems currently under control and for this purpose maintaining a high level of vaccination coverage (DGS, 2022, p. 52) and as mentioned by the World Health Organization in the Immunization Agenda 2021-2030 where it is clarified that due to the fact that measles is highly contagious, its presence serves as an indicator of inadequate coverage and gaps in the health system. High coverage with the measles vaccine is an indicator of a strong immunization program, which can signal a solid foundation for primary health care. The second dose of the measles vaccine is an opportunity to focus on strengthening immunization programs to reach children beyond the first year of life and to expand immunization services throughout life, hence its importance in the school health context (WHO, 2020, p. 7). All phases of this methodology were followed, supporting the project on the theoretical framework. The project evaluation concluded that there was a contribution to the compliance of MMRV2 in the identified target population. The completion of this project, concurrently with the activities developed throughout the final internship, contributed to the development of master's competencies in Nursing, with specialization in Community Nursing: Community Health Nursing and Public Health.porEnfermagemSaúde escolarSarampoParotiditeRubéolaVacinaçãoMeaslesMumpsNursingRubellaSchool healthVaccinationVacinação em saúde escolar : intervenção de enfermagem comunitáriaSchool health vaccination : community nursing interventionmaster thesis203772334