Ferreira, Mário Pedro Leite AlmeidaMatos, Sara Daniela da Silva Barros2015-04-132017-07-022014-07-022014http://hdl.handle.net/10400.14/17119A presente dissertação tem por objetivo compreender em que medida o marketing sensorial, mais propriamente o sentido tátil, influencia a aptidão de compra dos consumidores online no setor têxtil e no vestuário em Portugal. Neste sentido, pretende-­‐‑se saber se, através do uso de diferentes tecnologias táteis online e potenciando a oferta de novas experiências de compra aos consumidores portugueses, as decisões se alteram de modo a conduzir o consumidor à compra de produtos têxteis/vestuário online sem qualquer hesitação nem receio. Todo este novo cenário comportamental, aliado à originalidade e relevância desta investigação, gerará benefícios e/ou vantagens na aplicação de uma nova ferramenta inovadora e revolucionária no nosso país. Desta dissertação, conclui-­‐‑se que a aptidão dos consumidores portugueses para a realização de compras online no que diz respeito a produtos têxteis/vestuário, aumentaria se fosse concebida uma ferramenta tátil online. Conclui-­‐‑se ainda que, apesar de a impossibilidade de toque nos produtos representar a principal barreira ao e-­‐‑commerce, o mesmo não se verifica no setor têxtil/vestuário, apresentando-­‐‑se porém, com um claro destaque quando confrontado com os outros fatores. É, portanto, essencial ultrapassar este entrave, através do desenvolvimento de uma ferramenta tátil online capaz de dar resposta à maior exigência dos consumidores aquando da tomada de decisão de compra – a temperatura. Assim, poder-­‐‑se-­‐‑ão criar estratégias de marketing mais apelativas, modelos de negócios mais lucrativos e sobretudo aumentar as compras online no setor têxtil e do vestuário em Portugal.The present dissertation has the objective to comprehend sensorial marketing, specifically through tactile sense, and how it influences the purchase ability of an online consumer within the textile sector and clothing in Portugal. This way, it asks if through the use of different online tactile technologies and enhancing the offer of new shopping experiences to portuguese consumers, decisions are altered so as to drive consumers to buy textile/clothing products online without any hesitation or fear. All of this new behavioural scenario, coupled with the originality and relevance of this research, will generate benefits and/or advantages of applying a new innovative and revolutionary tool in our country. The main conclusion of this dissertation is that the ability of portuguese consumers to conduct online purchases of textile/clothing products, would increase if it were designed a tactile online tool. We can also conclude that, despite the inability to touch the products represents the main barrier to e-­‐‑ commerce, the same is not true in the textile/clothing sector, presenting however, with a clear emphasis when faced with other factors. Thus, it is essential to overcome this obstacle, trough the development of an online tool, able to meet the higher consumer demands, when making purchasing decisions – the temperature. This way, more compelling marketing strategies can be created, more profitable business models, and above all, increase online purchases in the textile and clothing sector in Portugal.porE-commerceSentido tátil e ferramentas táteis virtuaisTouch sense and virtual touch toolsNovas tendências dos consumidores online : B2C : o impacto do toque nas decisões de compra onlinemaster thesis201496526