Baptista, IsabelCouto, Maria JoãoMoura, Sónia Manuela Ferreira2012-10-112012-10-112012-04http://hdl.handle.net/10400.14/9234O presente trabalho corresponde a uma dissertação apresentada à Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Educação e Psicologia para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação – especialização em Pedagogia Social e intitula-se «Alfabetização, uma exigência democrática: O caso Trofa Comunidade de Aprendentes (TCA)». O processo investigativo obedeceu ao objetivo principal de indagar sobre as práticas de alfabetização de adultos no quadro das dinâmicas de aprendizagem ao longo da vida, «na e com a vida». Em termos conceptuais, esta pesquisa situa-se no campo teórico da Pedagogia Social, entendida como ciência da educação que enquadra as várias dimensões da aprendizagem ao longo da vida, desenvolvidas numa perspetiva de cidadania social (Azevedo, 2009; Baptista, 2008, 2009). Os dados recolhidos durante o percurso de investigação tiveram lugar durante os anos de 2010 e 2011, adotando como base de referência a dinâmica sociocomunitária «Trofa Comunidade de Aprendentes» (TCA) e que nos permitiu evidenciar as práticas de educação de adultos desenvolvidas em contexto de comunidade e de democracia solidária.This work corresponds to a thesis presented to the Portuguese Catholic University, Faculty of Education and Psychology for achieving the Degree of Master in Education Sciences – specialization in Social Pedagogy entitled to «Literacy, a requirement for democracy: The case Trofa Comunidade de Aprendentes (TCA)». The research process followed the main purpose of inquiring about the practices of adult literacy in the context of the dynamics of lifelong learning «in and with life». In conceptual terms, this research lies in the theoretical field of Social Pedagogy, understood as a science education that fits the various dimensions of lifelong learning, developed from the perspective of social citizenship (Azevedo, 2009; Baptista, 2008, 2009). The date collected during the course of research took place during the years of 2010 and 2011 based on the community dynamics of « Trofa Comunidade de Aprendentes » (TCA) and allowed us to highlight the practices of adult education developed in the context of community solidarity and democracyporAlfabetização de adultos, uma exigência democrática : o caso Trofa Comunidade de Aprendentes (TCA)master thesis