Rato, Joana Maria RodriguesSilva, Ana Rute Duarte Pereira da2022-04-112022-04-112021-03-052020http://hdl.handle.net/10400.14/37295Introdução: Em virtude das exigências da sociedade atual, em que se verifica um aumento do número de estímulos à disposição desde os primeiros meses de idade, tem emergido uma necessidade de criação de técnicas que contribuam para o bem-estar e desenvolvimento da criança. Uma vez que o termo Mindfulness ainda suscita muita discussão científica, na medida em que se encontram inconsistências nos estudos que procuraram medir o efeito de implementação, torna-se pertinente desenvolver uma revisão sistemática da literatura sobre o impacto que as Intervenções Baseadas no Mindfulness (MBI´S - Mindfulness-based Interventions) apresentam na atenção e na regulação emocional em crianças em contexto escolar. Metodologia: Para este estudo foi conduzida uma revisão sistemática da literatura qualitativa utilizando as bases de dados eletrónicas ScienceDirect, Pubmed e EBSCO (APA PsycArticles e CINAHL). Foram privilegiadas as fontes primárias de investigação, com recurso a artigos científicos publicados nos últimos 10 anos, na língua inglesa, portuguesa e espanhola. Como critérios definiu-se programas MBI´S aplicados em crianças e pré-adolescentes, em contexto escolar, sem perturbações de neurodesenvolvimento ou psiquiátricas. Resultados: Dos 6 114 resultados surgidos das bases de dados consultadas, 58 foram selecionados para leitura integral, resultando num total de 9 artigos para integrar neste estudo. Dos 9 artigos selecionados, todos avaliam a atenção e apenas 2 avaliam a regulação emocional. Verificou-se que na regulação emocional não apresentaram diferenças significativas, ao passo que na atenção existiu uma melhoria no desempenho, segundo os resultados dos estudos analisados. Discussão e Conclusão: Destaca-se uma heterogeneidade relativamente aos programas MBI´s implementados, verificando-se a utilização de programas distintos entre os estudos revistos. Verificou-se também que a avaliação da regulação emocional não é incluída da mesma forma que a da atenção. Com o presente trabalho de revisão concluiu-se que o estudo das intervenções em MBI´S na população infantil é ainda limitado quanto ao número de estudos que apresentem dados robustos sobre o impacto na atenção e regulação emocional.Introduction: Due to the demands of today's society, in which there is an increase in the number of stimuli available since the first months of age, a need for the creation of techniquesthat contribute to the well-being and development of the child has emerged. Since the term Mindfulness still raises much scientific discussion, since there are inconsistencies in studies that sought to measure the implementation effect, it is pertinent to develop a systematic review of the literature on the impact that Mindfulness-based Interventions (MBI'S) have on attention and emotional regulation in children in school context. Methodology: For this study, the procedure of qualitative systematic review of the literature was followed using the electronic databases ScienceDirect, Pubmed and EBSCO (APA PsycArticles and CINAHL). The primary sources of research were privileged, using scientific articles published in the last 10 years, in English, Portuguese and Spanish. The criteria were defined MBI’S programs applied in children and pre-adolescents, in school context, without neurodevelopmental or psychiatric disorders. Results: Of the 6,114 results emerged from the databases consulted, 58 were selected for full reading, resulting in a total of 9 articles to be included in this study. Of the 9 articles selected, all evaluate attention and only 2 evaluate emotional regulation. It was found that in the emotional regulation did not present significant differences, while in the attention there was an improvement in performance, according to the results of the studies analyzed. Discussion and Conclusion: A heterogeneity in relation to the implemented MBI's programs stands out, verifying the use of different programs among all the studies reviewed. It was also found that the evaluation of emotional regulation is not included in the same way as attention. With the present review work, we concluded that the study of interventions in MBI'S in the infant population is still limited in terms of the number of studies presenting robust data regarding the impact on attention and emotional regulation.porIntervenções baseadas no Mindfulness (MBI´S)AtençãoRegulação emocionalContexto escolarCriançasMindfulness-based interventions (MBI ́S)AttentionEmotional regulationSchool contextChildrenIntervenções baseadas no mindfulness (MBI´S) na atenção e regulação emocional de crianças e pré-adolescentes em contexto escolar : revisão sistemática da literaturamaster thesis202897974