Dias, Paulo César AzevedoGonçalves, ArmandaVieira, Ana Letícia Lopes2024-11-052024-11-052024-10-112024-09http://hdl.handle.net/10400.14/47118O bem-estar subjetivo avalia a satisfação e felicidade dos indivíduos, considerando tanto os estados emocionais como a avaliação global da vida. Embora amplamente estudado na população em geral, há uma lacuna na investigação deste conceito em pessoas com incapacidade intelectual. A incapacidade intelectual caracteriza-se por limitações no funcionamento cognitivo, na resolução de problemas e nas competências sociais, o que pode influenciar a perceção de bem-estar. Este estudo tem como objetivo avaliar o bem-estar subjetivo em pessoas com incapacidade intelectual ligeira. Foi adotada uma metodologia qualitativa, com recurso a 8 focus group, envolvendo 29 participantes. A análise dos dados seguiu o método de análise de conteúdo semântica. Os resultados relativos às “Autoperceções de atributos e características” mostraram que estes indivíduos possuem uma autoimagem positiva, referindo qualidades pessoais como simpatia e carinho. No que diz respeito às “Representações dos elementos associados ao bem-estar”, destacaram-se a interação com a natureza, a habitação e a convivência com animais como essenciais para o bem-estar. Em relação à “Relevância dos vínculos e conexões com pessoas significativas”, os participantes sublinharam a importância das relações com familiares e amigos. Quanto a “Ambições e desejos para alcançar o bem-estar”, evidenciaram o desejo de ter uma profissão e de ter mais contacto social. Estes resultados reforçam a importância da participação social e de um ambiente estimulante para promover o bem-estar subjetivo nesta população, corroborando a literatura que destaca a necessidade de uma maior inclusão em atividades socialmente significativas.Subjective well-being evaluates the satisfaction and happiness of individuals, considering both emotional states and the global assessment of life. Although widely studied in the general population, there is a gap in investigating this concept in people with intellectual disability. Intellectual disability is characterized by limitations on cognitive functioning, problem solving and social skills, which can influence the perception of well-being. This study aims to evaluate subjective well-being in people with light intellectual disability. A qualitative methodology was adopted, using 8 Focus Group, involving 29 participants. Data analysis followed the semantic content analysis method. The results related to “self - perceptions of attributes and characteristics” showed that these individuals have a positive self -image, referring personal qualities such as sympathy and affection. With regard to the “representations of the elements associated with welfare”, interaction with nature, housing and living with animals as essential for welfare were highlighted. Regarding the “relevance of bonds and connections with significant people”, participants stressed the importance of relationships with family and friends. As for “ambitions and desires to achieve well-being”, they showed the desire to have a profession and to have more social contact. These results reinforce the importance of social participation and a stimulating environment to promote subjective well-being in this population, corroborating the literature that highlights the need for greater inclusion in socially significant activities.porBem-estar subjetivoIncapacidade intelectualFocus groupInclusão e interações sociaisSubjective welfareIntellectual disabilityInclusion and social interactionsBem-estar subjetivo em pessoas com incapacidade intelectual : um estudo qualitativomaster thesis203717520