Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço daFerreira-Lopes, PauloPinto, Ana Catarina Lopes2021-12-202021-12-202021-03-182020-09http://hdl.handle.net/10400.14/36205O principal objetivo desta pesquisa centra-se na compreensão dos movimentos somáticos necessários para a reprodução dos diferentes golpes de arco, com o objetivo final de se alcançarem padronizações gestuais de cada golpe de arco. Investigações anteriores (Pinto, 2016) demonstram que a técnica do arco representa um dos maiores desafios para os violinistas. Através de uma investigação de âmbito metodológico experimental em laboratório que envolveu 30 violinistas, foi possível a gravação - em formato de som, vídeo e Motion Capture, de um total de 1260 interpretações, resultado de uma criteriosa seleção de 42 excertos musicais representativos de cada um dos golpes de arco em estudo. Todas as gravações de som foram sujeitas à apreciação de um júri, que selecionou a melhor interpretação de cada excerto do grupo 1 (participantes com fato), a melhor interpretação do grupo 2 (participantes sem fato), e a pior interpretação de ambos os grupos. Desta seleção foram criadas, através da utilização do vídeo e dos dados recolhidos no Motion Capture, as pretendidas padronizações gestuais – que se traduziram em vídeos didáticos e que permitem a observação dos vários componentes em análise de cada golpe de arco em estudo. Efetuada a análise dos questionários implementados, foi também possível concluir-se que os participantes, de forma geral, desconheciam a Tecnologia de Captura de Movimento (90%), e que todos os participantes (100%) entendem que esta estratégia pode ser muito útil, apontando como principais motivos: a simplificação da aprendizagem dos golpes de arco; a possibilidade de visualização, compreensão, correção e consciencialização do próprio gesto por cada violinista; e a possibilidade de corrigir a postura e de, consequentemente, prevenir lesões. Partindo das conclusões deste trabalho foi ainda possível: 1) perceber quais as diferenças/semelhanças na interpretação dos diferentes golpes de arco em obras de diferentes períodos da história da música: barroco, classicismo, romantismo e música moderna (1900-); 2) compreender quais as diferenças/semelhanças na execução dos golpes de arco de pessoa para pessoa; 3) perceber se alguns dos componentes analisados são decisivos para o sucesso/insucesso da execução de cada golpe de arco; 4) entender se a tecnologia de captura de movimento pode ser ou não utilizada como recurso e estratégia no ensino do violino; 5) perceber quais as dificuldades/facilidades sentidas pelos participantes na execução dos diferentes golpes de arco; 6) compreender a importância da padronização na aprendizagem musical; 7) e auferir o conhecimento da nomenclatura de cada um dos golpes de arco realizados por parte dos participantes. Em suma, este estudo pretende não só servir de reflexão, análise e aprendizagem dos diferentes movimentos necessários para a execução dos diferentes golpes de arco no repertório mainstream de violino, mas também de coadjuvação para violinistas e professores de violino.The main goal of this research focuses on the understanding of the somatic movements necessary for the reproduction of the different bow strokes, with the ultimate goal of achieving gestural standardization of each bow stroke. Previous research (Pinto, 2016) shows that the bow technique represents one of the biggest challenges for violinists. Through an experimental methodological investigation in a laboratory involving 30 violinists, it was possible to record - in sound, video and Motion Capture formats - a total of 1260 interpretations, the result of a careful selection of 42 musical excerpts representing each of the bow strokes in study. All sound recordings were subject to review by a jury, which selected the best interpretation of each excerpt from group 1 (participants with the suit), the best interpretation from group 2 (participants without the suit), and the worst interpretation from both groups. From this selection were created, through the use of video and data collected in Motion Capture, the intended gestural standardizations - which were translated into didactic videos that allowing the observation of the various components under analysis of each bow stroke in study. By analyzing the implemented questionnaires, it was also possible to conclude that participants were generally unaware of Motion Capture Technology (90%), and that all participants (100%) understand that this strategy can be very useful, pointing as main reasons: the simplification of the learning of the bow strokes; the possibility of visualization, comprehension, correction and awareness of one's gesture by each violinist; and the possibility of correcting the posture and, consequently, preventing lesions. Based on the conclusions of this work, it was still possible: 1) understand the differences/similarities in the interpretation of the different bow strokes in works of different periods of the music history: baroque, classicism, romanticism and modernism; 2) understand the differences/similarities in the execution of bow strokes from person to person; 3) understand if some of the analyzed components are decisive for the success/failure of the execution of each bow stroke; 4) understand whether or not motion capture technology can be used as a resource and strategy in violin teaching; 5) understand the difficulties/facilities felt by the participants in the execution of the different bow strokes; 6) understand the importance of standardization in music learning; 7) and gain knowledge of the nomenclature of each bow strokes performed by the participants. In summary, this study is intended not only to reflect, analyze and learn the different movements needed to perform the different bow strokes in the mainstream violin repertoire, but also to assist violin students and teachers.porPerformance do violinoGolpes de arcoPadronização gestualEnsino-aprendizagem do violinoViolin performanceBow strokesGestural standardizationMotion captureViolin teaching-learningO arco : a padronização gestual dos golpes de arco para o ensino-aprendizagem do violinodoctoral thesis101685645