Coutinho, Vânia MariaBértolo, JoséPinto, Diogo Morais2025-04-032025-04-032025-01-152024-10http://hdl.handle.net/10400.14/52916O conceito de animismo, isto é, a mundividência segundo a qual os seres e fenómenos não-humanos poderão possuir espírito, tem sido recuperado nas últimas décadas, nomeadamente no campo da antropologia, mas também no das artes visuais. Com efeito, as imagens tecnológicas são marcadas, em si mesmas, por atributos animistas, pelo que o conceito se torna uma ferramenta útil para pensar a fotografia. Esta dissertação propõe convocar a questão animista para reflectir sobre as imagens fotográficas, analisando três livros de fotografia, sendo estes Shokuji / The Banquet (1993), de Nobuyoshi Araki, Karasu / Ravens (1986), de Masahisa Fukase, e AILA (2004), de Rinko Kawauchi. Consideramos que estas obras espelham uma mundividência animista, quer num sentido temático, quer de um ponto de vista relativo à ontologia da imagem fotográfica. Finalmente, a partir de um estudo comparativo entre os livros abordados, procuramos expor de que modo a fotografia está talhada para uma reflexão que permita evitar uma matriz dualista que opõe o sujeito ao objecto, a humanidade à natureza, o primitivo ao civilizado ou a vida à morte.The concept of animism, that is, the perspective according to which non-human beings and phenomena may possess a spirit or conscience, has been revived in recent decades, particularly in the field of anthropology, but also in the visual arts. In this respect, technological images are themselves marked by animistic attributes; therefore, the concept becomes a useful framework for thinking about photography. This dissertation sets out to raise the animist issue to reflect on photographic images by analysing three photobooks: Shokuji / The Banquet (1993) by Nobuyoshi Araki, Karasu / Ravens (1986) by Masahisa Fukase and AILA (2004) by Rinko Kawauchi. We consider that these works reflect an animist worldview, both in a thematic sense and from point of view relating to the ontology of the photographic image. Lastly, based on a comparative study of the books covered, we try to demonstrate how photography is suited to a reflection that avoids a dualistic matrix that opposes the subject to the object, humanity to nature, the primitive to the civilised or life to death.porAnimismoFotografiaMasahisa FukaseNobuyoshi ArakiRinko KawauchiAnimismPhotographyO animismo em livros de fotografia de Araki, Fukase e Kawauchimaster thesis203907124