Cunha, Jorge Teixeira daDelgado, Ilivriano João da Luz2020-02-042020-02-042019-10-102019http://hdl.handle.net/10400.14/29439presente relatório é realizado no âmbito da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada e procura analisar a Unidade Letiva 1: “A dignidade da vida humana”. Vamos seguir o pensamento de Marciano Vidal com o intuito de averiguar se, esta UL1 do 9ºAno da Disciplina de EMRC, deve estar presente nas escolas estatais e/ou se é necessário delinearmos uma proposta de reformulação da mesma. A EMRC é uma disciplina confiada à Igreja Católica, havendo o risco de a confundir com o âmbito da catequese. A sua presença nas escolas estatais, dentro de um Estado de direito, e por apresentar um programa com metas, objetivos e conteúdos prescritivos e catequéticos, gera contestação social e uma consequente escassa adesão das famílias e respetivos alunos. O intuito deste trabalho é desmistificar estes preconceitos que envolvem a disciplina de EMRC, identificar criticamente as metas, objetivos e conteúdos catequéticos e doutrinais, e propor uma reformulação desta Unidade Letiva que possa transformar a EMRC numa disciplina que inclua todos num único currículo e que não se apresente dependente de uma adesão pessoal a nível religioso ou ideológico.This report is carried out under the discipline of Supervised Teaching Practice and seeks to analyze Unit 1: "The dignity of human life". We will follow the thought of Marciano Vidal in order to find out if this UL1 of the 9th Year of the EMRC Discipline must be present in the state schools and / or if it is necessary to delineate a proposal to reformulate it. The EMRC is a discipline entrusted to the Catholic Church, which risks confusing it with the scope of catechesis. Their presence in state schools, within the framework of the rule of law, and for presenting a program with goals, objectives and prescriptive and catechetical content, generates social protest and a consequent low adherence of families and their students. The purpose of this paper is to demystify these preconceptions that involve the discipline of EMRC, to critically identify the catechetical and doctrinal goals, objectives and contents, and to propose a reformulation of this Letiva Unit that transforms the EMRC into a discipline that is expected to include all in a single curriculum and which is not dependent on personal adherence on a religious or ideological level.porEMRCEducação moralDoutrinaçãoCatequeseCurrículoEscola estatalMoral educationIndoctrinationCatechismCurriculumState schoolProposta ético-teológica de aperfeiçoamento da unidade letiva 1 "A Dignidade da vida humana" do 9º Ano, à luz do pensamento de Marciano Vidal.master thesis202298027