Orvalho, LuísaNunes, Catarina2024-10-022024-10-022017-12-152386-7418http://hdl.handle.net/10400.14/46833Partindo da convicção de que a gestão do currículo em plena articulação com o projeto educativo da escola é um elemento eficaz e catalisador da promoção da qualidade do ensino e da aprendizagem, pretende-se partilhar alguns dos projetos integradores desenvolvidos no âmbito da PAP da ESPROARTE que, por viabilizarem aos alunos, aspirantes a músicos profissionais, um modo de aprender baseado na experimentação e na integração de várias áreas do saber, muito têm contribuído para o desenvolvimento de competências e habilidades para um bom desempenho académico e profissional.Starting from the conviction that the management of the curriculum in full coordination with the educational project of the school, the creation of viable strategies and teaching methodologies, are effective elements, as well as enablers of the promotion of the quality of teaching and learning, it is intended to share some of the projects developed under the Professional Aptitude Test ESPROARTE-Professional school for Art of Mirandela that, by enabling students, aspiring professional musicians, a way to learn based on experimentation and integration of various areas of knowledge, have contributed to the development of competencies and skills for academic and professional performanceporEnsino profissional e artísticoProjetos integradoresProva de aptidão profissionalProfessional and artistic educationIntegrating projectsProfessional aptitude tesProjetos integradores no ensino artístico especializado de música: o caso da prova de aptidão profissionalIntegrating projects in music education: the case of the professional aptitude testjournal article10.17979/reipe.2017.0.04.2352