Ponte, Filomena Ermida Figueiredo Branco daRibeiro, Francisco José2017-12-182017-11-282017http://hdl.handle.net/10400.14/23692Este trabalho tem como corolário a abordagem de três temáticas distintas, embora interligadas: a educação especial e a transição para a Vida pós-escolar, o nosso percurso profissional e a análise de uma experiência significativa. Assim, começamos por fazer uma breve resenha histórica da educação especial e dos vários movimentos pelos quais passou a educação de crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Abordamos, de seguida, o processo de transição dos alunos com NEE para a vida pósescolar, dando especial atenção aos alunos com Currículo Específico Individual (CEI) por serem aqueles que, face às dificuldades que apresentam, mais necessitam de respostas educativas diferenciadas. Neste âmbito, apresentamos a legislação mais pertinente para o processo de Transição para a Vida Pós-Escolar (TPVE), bem como os documentos estruturantes – Programa Educativo Individual (PEI) e Plano Individual de Transição (PIT) – fulcrais para a planificação e implementação da transição para a vida pós-escolar destes alunos. Com base no nosso Curriculum Vitae, traçamos o nosso percurso profissional e académico no qual são descritos os projetos e atividades desenvolvidas, bem como os cargos desempenhados, colocamos a ênfase nos últimos oito anos por coincidirem com o desempenho de funções docentes na área da Educação Especial. Abordamos o caso de um aluno com Transtorno do Espetro do Autismo (TEA) do agrupamento com quem temos tido o privilégio de trabalhar ao longo de vários anos. Para tal, começamos por fazer um enquadramento teórico da sua problemática. Procedemos, ainda, à identificação e caraterização do perfil de funcionalidade do aluno apresentando o seu currículo funcional, o PEI e o PIT. Por fim, apresentamos a solução encontrada para o futuro do aluno ressalvando a participação no processo de transição de todos os intervenientes, bem como, ainda, da família e do próprio aluno, sem os quais nada seria possível.This work has as corollary the approach of three different, albeit interconnected, themes: special education and the transition to post-school life, our professional career and the analysis of a meaningful experience. Thus, we begin by making a brief historical review of special education and the various movements through which the education of children and young people with special educational needs has passed. We then approach the transition process of pupils with SEN to post-school life, giving special attention to students with Individual Specific Curriculum because they are the ones who, in the face of difficulties, need more differentiated educational responses. In this context, we present the most relevant legislation for the Post-School Transition process, as well as the structuring documents - Individual Educational Program and Individual Transition Plan - which are central to the planning and implementation Transition to the post-school life of these students. Based on our Curriculum Vitae, we draw on our professional and academic background in which we describe the projects and activities carried out, as well as the positions held, we place the emphasis in the last eight years because they coincide with the performance of teaching functions in the area of Special Education. We address the case of a student with Autism Spectrum Disorder from the group with whom we have had the privilege of working over several years. For this, we begin by making a theoretical framework of its problematic. We also identify and characterize the student's functional profile, presenting his / her functional curriculum, PEI and PIT. Finally, we present the solution found for the future of the student, reserving the participation in the transition process of all the participants, as well as the family and the student himself, without which nothing would be possible.porTransição para a vida pós-escolarNecessidades Educativas EspeciaisTranstorno do espetro do autismoPrograma educativo individualPlano individual de transiçãoTransition to post-school lifeSpecial Educational NeedsAutism spectrum disorderIndividual educational programIndividual transition planTransição para a vida pós-escolar do aluno com transtorno do espetro do autismomaster thesis201765357