Pires, Maria Laura Bettencourt2025-05-282025-05-282016-06-012182-7605http://hdl.handle.net/10400.14/53513Ao ler a cronística luso-brasileira, ficamos com uma visão do ideário da época e da noção de superioridade que prevalecia entre os colonizadores. Neste artigo, discorre-se sobre o que podemos aprender com a leitura das obras de Emmanuel Lévinas e com a sua teoria da alteridade, a propósito da construção do conhecimento, da aquisição de competência cultural e da aplicação da sua conceptualização do "Outro" à educação, ao ensino de línguas, tanto maternas como estrangeiras, e à acção social. Apresentam-se também perspectivas e reflexões que, de uma forma problematizadora, se referem às críticas pós-colonialistas inerentes à visão levinasiana do "Outro"porLévinasAlteridadeMundividênciaÉticaDiálogoA cronística luso-brasileira e Emmanuel Lévinas: dois modos de ver o mundoresearch article10.34632/gaudiumsciendi.2016.2914