Duque, João Manuel2021-05-142021-05-1420181677-1222http://hdl.handle.net/10400.14/33141Partindo de uma definição de arte como acontecimento ou evento, explora-se a sua modalidade específica de ser, estabelecendo relação com a modalidade do rito, enquanto evento de gratuidade, na superação da necessidade e da utilidade. O conteúdo do ritual artístico orienta-se para um sentido que é articulado na obra. Esse sentido torna presente, no mesmo movimento, um passado tornado memória, articulando desse modo um sentido que possibilita identidades pessoais e coletivas. A arte vive, assim, de um movimento de memória redentora, que torna presente, de modo corpóreo, num acontecimento que podemos considerar ritual. Daí a omnipresença, na história e na atualidade, da arte no rito e do rito na arte.Starting from a definition of art as event, its specific modality of being is explored establishing a relationship with the modality of the rite, as an event of gratuity, in overcoming necessity and utility. The content of articulated in the work. This sense makes present, in the same movement, a past made memory, articulating in this way a sense that makes possible personal and collective identities. Art thus lives from a movement of redemptive memory, which makes present, in a corporeal way, an event that can be considered ritual. Hence the omnipresence, in history and today, of art in the rite and of the rite in art. the artistic ritual is oriented towards a sense that isporArteEstéticaRitualMemóriaPerformatividadeArtAestheticsRitualPerformativityRitualidade da arte: performatividade da memóriaRituality of art: performativity of memoryjournal article10.23925/1677-1222.2018vol18i1a2000436971300002