Gomes, José Alberto SousaCarvalho, Diogo de Nápoles Tudela e PereiraSardo, Matilde Maria Botelho2022-09-092022-09-092022-05-182021-12http://hdl.handle.net/10400.14/38813O trabalho que aqui apresento, desenvolve-se em torno da memória e do momento de lembrança, momento em que nos recordamos de alguma coisa ou situação sem qualquer explicação aparente, do nada. Na verdade essas ideias, coisas ou eventos, não se revelam sem razão; existe, sempre, algo que suscita ou incentiva a mente e o exercício da memória. Este projeto, que se materializa numa instalação sonora, procura revelar as diferentes qualidades da memória, e do som (como elemento substancial na sua acção de estimulador de memórias). Os pontos de coincidência representam o espaço impalpável e invisível, entre a minha memória e a de outros. Na procura de tornar visível este momento, foi desenvolvida a instalação sonora, que estende a ideia sobre os pontos de coincidência a um formato físico e abstracto. Esse momento somente se torna visível quando é criado um elo entre o observador e a instalação, pela interação activa com o espaço instalativo e sonoro. Os pontos de coincidência definem lugares nas teias de significado e de significante, de duas ou mais pessoas; lugares, ambíguos e simultaneamente paralelos e coincidentes. Procurei tornar estes espaços mentais e esta partilha de memórias evidentes através do uso do som (o invisível). O som como catalisador de memórias, como incentivador do acto de lembrança. É a partir do uso deste material que, acredito, é possível criar um vínculo entre as memórias de diferentes pessoas. Quando o acto de lembrança é accionado, e somos transportados para algum arquivo na nossa memória, somos levados para o passado no presente, que nunca existe como tal. Ao ouvirmos algo que suscita a memória, ao desconstruirmos essa percepção sonora, criamos paralelos entre o que conhecemos e que podemos encontrar na nossa biblioteca mental e também o que não se inscreve nesse espaço mnémico pessoal. Os sons presentes, no espaço delimitado pela instalação, são representações abstractas de memórias minhas (pois não conheço outras que não estas). No entanto acredito que, ao serem expostos possam passar a pertencer a outra pessoa, direccionados a uma outra memória pessoal, mas conectadas pelo mesmo ponto, pelo mesmo som. Todos os outros elementos pertencentes a este espaço, como as peças de barro, as cortinas pretas que delimitam o espaço, ou o próprio observador, procuram descrever, na sua essência, certas características ou aspectos de uma noção própria sobre a memória. Estes elementos procuram tornar aparente as “marcas sobreviventes”, ou, os pontos de coincidência entre memórias. A instalação define-se na forma de um corredor, limitado por cortinas de pano preto; no seu interior, encontram-se várias peças de barro suspensas a diferentes alturas. A algumas destas peças são associados os sons mnémicos.The work that I here present, is defined by the concept of memory and the moment of remembrance - an accident described as recollection, when we remember something or some situation without any apparent explanation, from nowhere. In reality, those ideas, things or events that we recollect, do not reveal themselves without a reason, there is, always, something that elicits ou encourages the exercise of memory. This project, is materialized in a sound art installation, and aims to reveal different qualities of memory and of sound (as a substancial element in its action as a memory encourager). The points of coincidence represent the impalpable and invisible space between my memory and that of others. In the search to make this moment visible, a sound installation was developed, aspiring to extend the idea of the points of coincidence to a physical and abstract format. This moment can only become visible, when is made a link between the observer and the sound installation. The points of coincidence are place markers in the web of signified and signifier, between two or more people, that are ambiguous and simultaneously parallel and coincident. I attempted to make apparent those mental spaces, coincident and parallel, or, the sharing of different memories, by the invisible power of sound. The sound as the catalyzer of memories, an incentive to the act of remembering. I believe it is through the use of this material, that the creation of a bind between the memories of different people is possible and takes place. When the action of recollection is activated, and we are capable of being transported to an archive of our memory, we are taken to the past in the present, that never exists as such. When we hear something that incites or elicits memory, when we deconstruct that sound input, we are creating parallels between what we know, and can be hypothetically found in our mental library, and what we don’t know. The sounds presented in the installation site, are abstract representations of some of my memories (as I do not know any other memories). And, I believe that, by being exposed to those sound-memories, in that moment, the experienced situations can trigger someone else’s memories. So they can become someone else’s, addressed to another memory, but still connected to my own by the same sound. All the other elements present in the installation site, such as the clay peaces, the black curtains that limit the space, or even, the observer, try to describe or reveal, in their essence, certain aspects ou characteristics of a personal notion of memory. These elements try to make visible the “survival marks”, or the points of coincidence between memories. The installation is defined by the shape of a corridor, limited by two black curtains; in the interior of whom there are variant clay peaces suspended at different heights. Some of these peaces carry the sounds that reflect my own memory, and possibly that of other too.porInstalação sonoraMemóriaPontos de coincidênciaTeias de significado e significanteDesconstruçãoMarcas sobreviventesCerâmicaOrelhasSound instalationMemoryPoints of coincidenceWebs of signifieds and signifiersDeconstructionCeramicsEarsPontos de coincidência : entre o som e a memóriamaster thesis203058887