Ribeiro, FilipaDuarte, Marta José da Silva Santos2021-03-222021-03-222019-12-172019http://hdl.handle.net/10400.14/32312Objectivos: O presente trabalho teve como objetivo principal estudar o controlo inibitório (C.I.) e a sua relação com a perceção de dificuldades e capacidades por parte de pais e professores em crianças em idade pré-escolar. Por um lado, verificámos se existe uma associação entre duas tarefas de inibição de resposta, que se diferenciam pelo tipo de resposta inibitória, motora e com tempo limite (P&T - Peixes e Tubarões), e verbal e sem tempo limite na (E.F. - Escola das Formas). Por outro lado, verificámos se existe uma correlação entre os resultados obtidos pelas crianças nessas tarefas, e os resultados obtidos no questionário de capacidades e dificuldades (SDQ) para pais e professores. Adicionalmente pretende-se verificar se existem diferenças entre pais e professores na perceção das dificuldades e capacidades das crianças. Metodologia: As provas de controlo inibitório foram aplicadas como parte de uma bateria de avaliação neuropsicológica a 43 crianças a frequentar um estabelecimento de ensino público pré-escolar, com média de idades de 62 meses, 58% dos quais rapazes. Com base nos resultados das provas de controlo inibitório e do questionário realizou-se um estudo correlacional entre as diversas variáveis. Resultados: verificou-se que as duas medidas de controlo inibitório não apresentam correlação entre si. Os resultados obtidos da correlação entre as medidas de controlo inibitório e o SDQ mostram que, no caso da E.F., existe uma correlação negativa ligeira com os pais no total de dificuldades, estando a contribuir mais fortemente os problemas de comportamento, e no caso dos professores verificou-se uma correlação negativa ligeira com os problemas emocionais. Na correlação entre os P&T e o SDQ verificamos que existe uma correlação positiva apenas na escala pro social. Existem diferenças significativas entre pais e professores no total de dificuldades, nos problemas emocionais, nos problemas de comportamento, e no comportamento pro social, sendo a média dos pais superior à dos professores exceto na subescala pro social. Conclusões: Os resultados indicam que as medidas de controlo inibitório utilizadas são independentes, o que reflete a heterogeneidade dos processos inibitórios. A E.F. revelou-se um instrumento diferenciado no tipo de dificuldades a que um menor C.I. está associado, nomeadamente, problemas emocionais em contexto escolar e problemas de comportamento em contexto familiar, sugerindo a influência de variáveis de contexto. O resultado da prova P&T não se mostrou associado a qualquer dificuldade, pelo que é razoável concluir que as capacidades de inibição necessárias para a tarefa, não contribuem significativamente para a perceção dos comportamentos avaliados pelo SDQ, nesta faixa etária. Os pais relatam em média níveis mais altos de dificuldades e capacidades do que os professores, sendo as diferenças significativas nos problemas emocionais, nos problemas de comportamento, e no comportamento pro social, o que pode refletir a influência de variáveis de contexto, o conhecimento diferencial do informante, e as caraterísticas da relação entre as crianças e os informantes. Finalmente, é importante a disponibilidade de medidas de avaliação do C.I., e de outras funções executivas, que possam oferecer uma avaliação objetiva das capacidades e dificuldades de crianças em idade pré-escolar, que permitam o alargamento da investigação e que possam gerar possibilidades de aplicação no âmbito educativo.Objectives: Our main goal was to study the inhibitory control (I.C.) and it’s relation with the perception of strengths and difficulties by parents and teachers in preschool children. On one hand we have investigated if there is an association between two tasks of response inhibition, which are differentiated by the type of response required as well as by the limited response time (R.T.), motor and with limited R.T. (F&S - Fish and Sharks), versus verbal and no limited R.T. (S.S. Shape School). On the other hand, we verified if there is a correlation between the results obtained in both inhibitory task and the results obtained by a parent and teacher behavior rating scale (SDQ - Strengths and Difficulties Questionnaire). Additionally we compared parents and teachers reports through behavior rating scales. Methodology: The I.C. tasks were applied within a neuropsychological assessment battery to 43 children from a public preschool, with an average age of 62 months, 58% boys. Based on the results on the I.C. tasks and the SDQ we have conducted a correlational study between the various variables. Results: The I.C. measures are not associated. Correlations between both tasks and the SDQ showed that the S.S. correlates negatively with the total difficulties in SDQ Parents, with the behavior problems being the main contributor, and correlates negatively with the emotional problems in the SDQ from the teachers. We also found that F&S does not correlate with either SDQ except in the teacher pro social scale. We found differences between parents and teachers in the total difficulties, emotional, behavior problems and pro social scales. Parents tend to score higher in every scale except in the prosocial scale. Conclusions: The results indicate that the two I.C. measures are independent, which reflects the heterogeneity of the I.C. process. The S.S. has showed to be a useful instrument in the detection of I.C. difficulties associated with distinctive behavior difficulties, depending on the context, which suggests the influence of context variables. The F&S task did not prove to be associated to any type of difficulties, which allows us to assume that the inhibition capacities necessary for this task do not contribute significantly to the behavior perception as measured by the SDQ in this age. Parents report higher levels of difficulties, as well as capacities than teachers, which indicates the influence of context variables, such as the variability of children’s behavior in different contexts, the differential knowledge of the informant and the relationship characteristics between the child and the informant, which were not accounted for in this study. Finally, it is important to include I.C. measures in the assessment of preschool aged children, together with other E.F. measures, which can contribute to an objective assessment of preschool aged children’s capacities and difficulties to allow further investigation and help generate possible applications in the educational context.porControlo inibitórioCapacidades e dificuldadesFunções executivasInhibitory controlStrengths and difficultiesExecutive functionsA relação entre medidas de controlo inibitório e a percepção das capacidades e dificuldades nas crianças portuguesas em idade pré-escolarThe relation between inhibitory control measures and the perception of strengths and dificulties in portuguese pre schoolersmaster thesis202359930