Oliveira, Júlia Fátima Domingues Basto deRosário, Clara Sofia Morgado Vaz2020-01-282018-07-042017http://hdl.handle.net/10400.14/29368Este estudo situa-se no domínio científico da Pedagogia da Infância, na família das pedagogias participativas, especificamente na Pedagogia-em-Participação. Foca-se na transformação das experiências educativas proporcionadas às crianças no âmbito da integração lúdica de literacias, ou seja, das diferentes áreas de aprendizagem, em consequência de processos de transformação do ambiente educativo. Do ponto de vista metodológico, enquadra-se no paradigma de investigação qualitativa e participante, sob a metodologia de uma investigação-ação. Neste estudo partilha-se uma jornada (vivenciada no Centro Infantil Olivais Sul, em Lisboa) através da narração sequencial das vivências quer das crianças, do ponto de vista das suas aprendizagens integradas em contexto lúdico, quer da educadora e investigadora, do ponto de vista do seu desenvolvimento profissional. As reflexões baseadas na análise dos dados apontam para a existência de uma relação positiva entre os processos de transformação do ambiente educativo, a presença de critérios de ludicidade e as experiências de aprendizagem realizadas pelas crianças e pelo adulto.This study fits in the scientific domain of Childhood Pedagogy, within the family of participatory pedagogies, specifically Pedagogy-in-Participation. It focus the transformation of educational experiences provided to children regarding a ludic integration of literacies, that is the different learning areas, as a result of transforming the educational environment. From the methodological point of view, it fits the qualitative and participatory paradigm developed through an action-research metodology. On this study it is shared a journey (lived in Centro Infantil Olivais Sul, in Lisbon) through a sequencial narration of both children’s experiencies, regarding their integrated learnings on a ludic context, and teacher’s and investigator’s experiencies, concerning it’s professional development. The reflections based on data analysis point to the existence of a positive relation between the processes of transforming the educational environment, the presence of ludic criterias and the learning experiencies of both children and the adult.porTransformando o contexto de aprendizagem : o papel das literacias emergentesmaster thesis201986884