Ribeiro, Célia dos PrazeresPassos, Clotilde Maria PaulinoDuarte, Francisca da Silva2024-01-262025-01-262023-12-202023-10http://hdl.handle.net/10400.14/43738Num contexto criado pela insegurança face à reestruturação do setor bancário português, as instituições bancárias foram forçadas a ajustar os seus objetivos numa visão distinta do que era no passado, associado a um clima de adaptação por parte dos colaboradores. Para que exista adaptação à mudança, torna-se essencial a motivação no local de trabalho, pois um colaborador motivado consegue ser mais produtivo, eficiente e eficaz. No entanto, o Decent Work (DW) é uma variável indispensável para perceber a motivação noutras vertentes. Assim, o objetivo geral do estudo consiste em analisar as dimensões do DW, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), e avaliar se estas contribuem para a motivação dos colaboradores do setor bancário português. Cumulativamente, decidiu-se perceber qual dos fatores do DW tem mais impacto na motivação dos colaboradores, avaliar a influência do DW na motivação dos colaboradores, avaliar se as características sociodemográficas e profissionais influenciam a motivação e as dimensões do DW. Para a parte empírica, adotou-se uma metodologia quantitativa com recurso a um estudo de carácter holístico, descritivo e transversal. Os dados foram recolhidos através de um questionário adaptado de Ferraro et al. (2018) e Rego e Carvalho (2002), e foram tratados através da ferramenta SPSS. A amostra é constituída por 317 colaboradores do setor bancário português. Os resultados mostram que quando existe um bom ambiente de trabalho os colaboradores sentem-se mais motivados. Relativamente às Dimensões do DW, verifica-se que o trabalho realizante e produtivo e a saúde e segurança são as que mais contribuem para a motivação.In a context created by insecurity in the face of the restructuring of the Portuguese banking sector, banking institutions have been forced to adjust their objectives to a different vision than in the past, associated with a climate of adaptation on the part of employees. In order to adapt to change, motivation in the workplace is essential, as a motivated employee can be more productive, efficient and effective. However, Decent Work (DW) is an indispensable variable for understanding motivation from another angle. Thus, the general objective of the study is to analyze the dimensions of WL, according to the International Labour Organization (ILO), and whether they contribute to the motivation of employees in the banking sector. In addition, it was decided to understand which of the DW factors has the greatest impact on employee motivation, to evaluate the influence of DW on employee motivation, and to assess whether sociodemographic and professional characteristics influence motivation and the dimensions of DW. For the empirical part, a quantitative methodology was adopted using a holistic, descriptive and cross-sectional study. The data was collected using a questionnaire adapted from Ferraro et al. (2018) and Rego and Carvalho (2002), and was carried out using the SPSS tool. The sample consisted of 317 employees from the banking sector. The results show that when there is a good working environment, employees feel more motivated. With regard to the DW Dimensions, it can be seen that fulfilling and productive work and health and safety are the ones that contribute most to motivation.porMotivaçãoDecent WorkSetor bancárioColaboradoresMotivationBanking sectorEmployeesDecent Work e motivação dos colaboradores do setor bancário portuguêsmaster thesis203482816