Martins, António Manuel AlvesCarvalho, Cristina Maria Ramos Cavalheiro de SáAlves, Sophie Emmanuelle dos Santos2024-01-172024-01-172023-10-182023http://hdl.handle.net/10400.14/43634Este relatório final, conclui a Prática de Ensino Supervisionada (PES), realizada na Escola Básica de Marvila, no âmbito do Mestrado de Ciências Religiosas. Procura ser um contributo para a lecionação da unidade letiva 3 – riqueza e sentido dos afetos, do 7ºano de escolaridade. A partir do desenvolvimento de um projeto que assenta na metodologia de Pedagogia do Serviço, pretende ser um contributo que possa ajudar os alunos a desenvolver as capacidades de empatia e compaixão para com os outros, através de um projeto pensado e definido por eles. Pretende ser, também, um contributo teológico acerca do mistério do sofrimento e da forma como, com Cristo, cada um pode ser ajudado a permanecer na pergunta que invade cada ser humano e o toca no seu íntimo: que sentido tem o sofrimento humano? Procura desmistificar ideias sobre o sofrimento que podem levar à frustração e ajude a fazer caminho, sobretudo na etapa da adolescência. Aponta a disciplina de EMRC como um lugar propício ao desenvolvimento destas temáticas.This final report concludes the Supervised Teaching Practice, carried out in the Basic School of Marvila, in the context of the Master’s Degree in Religious Sciences. It seeks to be a contribution to the teaching of unit 3 - richness and meaning of affections, in the 7th grade.Through the development of a project based on the methodology of Service Learning, it aims to be a contribution that may help students to develop the capacities of empathy and compassion towards others, through a project thought out and defined by them. It is also intended to be a theological contribution on the mystery of suffering and the way in which, with Christ, each one can be helped to remain in the question that invades every human being and touches him in his innermost being: what is the meaning of human suffering? It tries to demystify ideas about suffering that can lead to frustration and help to set a path through this mystery, especially at the stage of adolescence. It points to the discipline of EMRC as an appropriate place to develop these themes.porSofrimentoAdolescênciaCompaixãoEmpatiaPedagogia do serviçoSufferingAdolescenceResilienceCompassionEmpathyService learning“E tu? Sofres muito?” uma reflexão sobre o mistério do sofrimento na unidade letiva 3 do 7º ano «riqueza e sentido dos afetos»master thesis203415574