Antunes, Isabel Maria Quelhas Lima EngráciaPássaro, Beatriz Lucas2025-06-262025-06-262025-05-222025-03http://hdl.handle.net/10400.14/53793O presente relatório encontra-se integrado na Unidade Curricular “Estágio Final e Relatório”, inserida no terceiro semestre do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Saúde Infantil e Pediátrica, da Escola de Enfermagem (Porto) da Universidade Católica Portuguesa. Tem como objetivo apresentar e descrever o percurso de aprendizagem e aquisição das competências definidas no plano de estudos do curso, desenvolvidas ao longo de três contextos de estágio: Neonatologia, Urgência Pediátrica e Internamento de Pediatria. Através de uma metodologia descritiva e critico-reflexiva é exposto o processo de desenvolvimento das competências de Mestre e Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, que se encontram agrupadas e apresentadas em quatro domínios: prestação de cuidados, formação, gestão e investigação. Cada domínio integra os objetivos definidos, as atividades e reflexões realizadas, assim como todas as dificuldades sentidas, experiências vividas e oportunidades de aprendizagem. Ao longo do relatório foram abordadas e analisadas as competências que abrangem as diferentes áreas de atuação do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, com destaque para a comunicação com a criança/jovem e família; a prestação de cuidados em situações de especial complexidade de saúde; a avaliação, gestão e controlo da dor; a promoção da adaptação da criança/jovem e família à doença crónica; a promoção de parceria de cuidados; bem como a facilitação do processo de transição para a parentalidade. Foi também abordado o processo de autoformação, reflexão crítica dos cuidados e formação de pares, inerentes à promoção de uma formação contínua. Foram ainda abordadas e aprofundadas as competências relacionadas com a gestão e liderança de equipas, de cuidados e recursos; bem como com a comunicação e incorporação na prática de resultados obtidos pela investigação, de forma a garantir uma prestação de cuidados baseada na melhor e mais recente evidência científica, contribuindo para o crescimento da disciplina de Enfermagem. Durante todo o percurso, baseei-me no modelo de Cuidados Centrados na Família e no modelo de Parceria de Cuidados, essenciais para guiar a prática de cuidados à criança/jovem e família. Foram atingidos os objetivos propostos com sucesso, que contribuíram para o meu desenvolvimento a nível pessoal e profissional permitindo-me proporcionar cuidados de excelência ao utente pediátrico, elementares para a concretização do Mestrado em Enfermagem e futura Enfermeira Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica.This report is part of the Curricular Unit ‘Final Internship and Report’, which is part of the third semester of the Master's Degree in Nursing with a Specialization in Children Health and Pediatric Nursing, at the Universidade Católica do Porto. This Report aims to present and describe the learning process and the competences adquired and defined in the course, developed in three internship contexts: Neonatology, Pediatric Emergency and Pediatric Inpatient. Through a descriptive and critical-reflective methodology, the process of developing the competences of Master and Specialist in Children Health and Pediatric Nursing, is presented, which are grouped in four areas: care provision, training, management and research. Each area includes the objectives set, the activities and reflections carried out, as well as all the difficulties faced, experiences and learning opportunities. Throughout the report, the competences that cover the different areas of activity of the Specialist Nurse in Children Health and Pediatric Nursing, were addressed and analyzed, such as communication with the child/youth and family; providing care in situations of special health complexity; assessing, managing and controlling pain; promoting the adaptation of the child/youth and family to chronic illness; promoting care partnerships; as well as facilitating the process of transition to parenthood. The process of self-training, critical reflection on care and peer training, which are inherent to the promotion of continuous training, were also addressed. Skills related to the management and leadership of teams, care and resources were also discussed and deepened; as well as the communication and the integration of research results into practice, to guarantee the provision of care based on the best and most recent scientific evidence, contributing to the growth of the nursing discipline. During the course, I based my interventions on the Family-Center Care model and the Care Partnership model, which are essential for guiding the practice of caring for child/youth and their family. The proposed objectives were successfully achieved, which contributed to my personal and professional development, allowing me to provide excellent care for pediatric patients, which is essential for completing my Master's Degree in Nursing and became a Specialist Nurse in Children Health and Pediatric Nursing.porEnfermagemSaúde infantil e pediátricaCompetênciasCriançaFamíliaNursingChildren health and pediatric nursingSkillsChildFamilyRelatório de estágioInternship reportmaster thesis203954548