Mendes, Nuno Filipe CamarneiroFelizardo, CarlaAfonso, José FerrãoNeto, Ana Catarina Santos2021-05-052021-05-052020-01-222019http://hdl.handle.net/10400.14/32896O estágio centrou-se no tratamento de conservação e restauro de uma escultura em madeira policromada, Deus Pai, datada dos finais do Séc. XVIII cedida pelo Museu da Misericórdia do Porto. A intervenção decorreu nas Oficinas do Centro de Conservação e Restauro da Universidade Católica Portuguesa- Escola das Artes. Foi realizado o levantamento histórico e iconográfico da obra, o estudo analítico e posterior intervenção de conservação e restauro. A escultura Deus Pai, tratando-se de um objeto religioso e com um propósito museológico, foi submetida a um tratamento conservativo. Desta forma não se cria um “falso histórico” devido à ausência de documentos e fotografias do mesmo, assim como à reduzida ou inexistência de obras com o mesmo caracter iconográfico, semelhantes à obra em estudo. Realizaram-se estudos que permitiram a compreensão do contexto histórico e artístico dos materiais e das técnicas decorativas, tendo sido realizados as seguintes técnicas analíticas: fluorescência induzida por radiação ultra-violeta, fotografias a dino-lite, identificação da madeira, raman e xrf. O bem cultural, foi intervencionado tendo em consideração a estabilização física, a restituição da funcionalidade e a devolução de leitura que foi alterada com o aparecimento da camada de preparação aquando do destacamento da policromia. Existiram diversos desafios durante o processo, que geraram dúvidas, porém após um consenso foram ultrapassados tendo em conta a escultura e a sua finalidade artística. A falta de documentação com informações relativas à escultura, tornou-a num desafio, sendo necessária uma extensa pesquisa de forma a decifrar a sua atribuição e data de execução. Quanto ao autor e local onde permaneceu até pertencer ao Museu da Santa Casa da Misericórdia ainda é uma incógnita.The internship focused on the conservation and restoration of a polychrome wood sculpture, God the Father. The sculpture dates to the late 18th century and belongs to the Museu da Misericórdia do Porto. The intervention took place in the Workshops of the Department of Conservation and Restoration at the School of Arts of the Catholic University of Porto. A historical and iconographic assessment of the artwork was carried out, as well as an analytical study and a subsequent conservation and restoration intervention. Since the sculpture God the Father is a religious object with a museological purpose, it was submitted to a conservative treatment. This way, we avoid creating a "false background" due to the absence of documents and photographs of it, as well as the reduced or non-existence of similar artworks with the same iconographic character. In order to understand the historical and artistic context of the materials and decorative techniques, the following analytical techniques were carried out: fluorescence induced by ultraviolet radiation, dino-lite photographs, wood identification, raman and xrf. The intervention on the cultural item was carried out considering its physical stabilization, restoration of the functionality, and the return of the reading. The latter was altered as a result of the emergence of the preparation layer when the polychromy was detached. There were several challenges during the process, which generated some questions; however, these were consensually overcome taking into consideration the sculpture and its artistic purpose. The lack of documentation with information regarding the sculpture has made it a challenge, requiring extensive research in order to decipher its attribution and date of execution. As for the author and the place where it remained until it belonged to the Museum of Santa Casa da Misericórdia, they are still unknown.porDeus PaiEsculturaMadeiraPolicromiaBarrocoGod the FatherSculptureWoodPolychromyBaroqueIntervenção de conservação e restauro de uma escultura em madeira policromada do séc. XVIIImaster thesis202460355