Neves, Vasco Manuel da SilvaNovais, Jéssica Cristiana Ramos2024-07-102024-07-102024-06-182024-03http://hdl.handle.net/10400.14/45721O relatório apresentado tem como finalidade demonstrar as etapas que constituíram o processo de aprendizagem e desenvolvimento de competências de especialista e mestre em Enfermagem Médico Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica. Este relatório debruça-se sobre o estágio final que foi realizado durante a Unidade Curricular “Estágio Final e Relatório” do 2º ano do 16º Curso de estrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área da pessoa em situação crítica, da Escola de Enfermagem-Porto da Universidade Católica Portuguesa. A introdução compreende o enquadramento do estágio final, o objetivo do relatório, a justificação da escolha dos contextos de estágio, a metodologia do relatório e a sua estrutura, assim como a respetiva justificação. No desenvolvimento existem quatro capítulos principais, uma abordagem breve sobre os conhecimentos e competências adquiridas no estágio de Vigilância e Decisão Clínica realizado no 2º semestre do 1º ano do curso de mestrado, posteriormente é apresentada a contextualização dos locais de estágio através da descrição da estrutura e dinâmica de cada serviço, de seguida o desenvolvimento das competências comuns do enfermeiro especialista e por último o desenvolvimento das competências especificas do enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica na área de enfermagem à Pessoa em Situação Crítica. Os dois últimos capítulos que se referem ao desenvolvimento de competências apresentam uma reflexão crítica sobre as experiências vividas durante o percurso do estágio e a respetiva fundamentação teórica com base em evidencia científica. Ao longo destes capítulos são apresentadas as contribuições e formações elaboradas para os serviços, nomeadamente uma revisão da literatura sobre os “Fatores influenciadores de conforto no contexto de emergência extra-hospitalar” realizada no primeiro contexto e a revisão de literatura sobre o “Delirium em UCI” realizada no âmbito do segundo contexto. O método utilizado para a elaboração do presente relatório foi através de pesquisa bibliográfica com o foco na melhor e mais atualizada evidência e a análise crítico-reflexiva com referência aos desafios enfrentados ao longo do processo de aprendizagem, considerando a evolução do processo de tomada de decisão e implementação de intervenções enquanto futura enfermeira especialista e mestre.The report presented aims to demonstrate the stages that constituted the learning and skill development of specialist and master in Medical-Surgical Nursing in the Critical Care Nursing domain. This report focuses on the final internship conducted during the Curricular Unit "Final Internship and Report" of the 2nd year of the 16th Master's degree course in Nursing with Specialization in Medical-Surgical Nursing, at the Nursing School (Porto) of the Universidade Católica Portuguesa. The introduction encompasses the contextualization of the final internship, the report's objective, justification for the choice of internship contexts, report methodology and structure, as well as the respective justification. The development comprises four main chapters: a concise review of the knowledge and skills acquired during the Surveillance and Clinical Decision internship in the 2nd semester of the 1st year of the master's degree course, followed by the contextualization of the internship sites through a description of their structure and dynamics, subsequent development of common competencies of the specialist nurses, and lastly, the development of specific competencies of specialist nurses in Medical-Surgical Nursing in the domain of critical care nursing. The final two chapters, pertaining competency development, feature critical reflections on internship experiences and their theoretical underpinnings based on scientific evidence. Throughout these chapters, the contributions and training initiatives for the services are presented, including a literature review on "Factors influencing Comfort in the Extra-Hospital Emergency Context" conducted in the first context, and the literature review on "Delirium in ICU" undertaken within the scope of the second context. The methodology employed for crafting this report involved bibliographic research focusing on the best and most current evidence, coupled with critical-reflective analysis referencing challenges encountered during the learning process, while considering the evolution of the decision-making process and intervention implementation as future specialist nurse and master.porEnfermeiro especialistaServiço de medicina intensivaEmergência extra-hospitalarCompetências comunsCompetências específicasSpecialist nurseIntensive care unitPrehospital emergencyCommon competenciesSpecific competenciesUm cuidar especializado à pessoa em situação crítica : desenvolvimento de competênciasSpecialized care for the person in critical situation : skills developmentmaster thesis203656733