Licursi, Maria BeatrizLeonido, LeviMorgado, Elsa MariaCardoso, Mário Aníbal2025-08-082025-08-082017-01-01c4a4fdff-a7e8-4cdd-89d2-7f06866f878dhttp://hdl.handle.net/10400.14/54304Nesta investigação, fruto da tese de doutoramento, salientamos o estudo da neurociência em seus respectivos tópicos pertinentes à arte musical vinculados à integração corpo-mente-instrumento. Nossa definição do problema realizou um inquérito a respeito da compreensão dos músicos sobre os processos cognitivos, motivacionais e emocionais integrados corporalmente bem como a realização da performance musical. De acordo com o nosso objetivo geral, avaliamos as percepções dos profissionais sobre o papel do corpo na execução musical, determinando o problema. Foram aplicados questionários fechados utilizando a escala Likert em paralelo ao questionário de opiniões com abordagem qualitativa cuja avaliação empregou o método Bardin de análise de conteúdo. A hipótese geral foi a de que encontra-se presente na percepção dos músicos desde a sua formação a ideia de que a performance musical é otimizada pela integração corpo-mente-instrumento. Validadas as dez hipóteses levantadas comprova-se que os aspectos cognitivos são importantes para a integração corpo-mente-instrumento, na arte musical.porCognição músicaNeurociênciaPercepção dos músicosPerformanceIntegração corpo-mente-instrumento na arte musical, aspectos cognitivos e sua significância segundo o entendimento de músicos brasileirosThe integration of body-mind-instrument in musical art, cognitive aspects and its significance according to the understanding of Brazilian musiciansconference proceedings