Azevedo, Manuel Joaquim Pinho Moreira deJesus, Pedro Miguel Teixeira de2024-01-172024-01-172023-06-122022-11http://hdl.handle.net/10400.14/43638Num tempo em que mudanças tecnológicas profundas e avanços científicos significativos parecem abalar os sistemas educativos, acentuando a discussão sobre a necessidade de uma evolução que permita responder aos mandatos que recaem sobre os seus ombros e aos desafios que os novos quadros ambiental, económico e social formulam às instituições educativas e às comunidades que as envolvem, a inovação educacional está na ordem do dia. Os discursos públicos e as políticas educacionais colocam essa problemática na agenda, embora não o façam de modo uniforme, como fica patente no debate em torno da evolução do modelo escolar como consumismo individual e pragmático ou como bem comum no espaço público. No entanto, os estudos publicados neste campo têm procurado mais narrar e disseminar experiências do que compreendê-las na sua complexidade, não se ancorando geralmente em marcos teóricos desenvolvidos sobre os conceitos de inovação em educação, deixando de lado questões importantes como a reflexão sobre porquê agir e como, e que alterações pedagógicas e organizacionais se devem produzir e para quê. A presente investigação centra-se na compreensão de como se está a processar a inovação educacional numa escola, integrada numa dinâmica alargada de inovação em rede de um conjunto de escolas em Portugal, considerando i) as áreas em que se processa, ii) as dimensõeschave que a podem tornar bem-sucedida, e iii) a apropriação dessa inovação pelos atores sociais que a protagonizam, procurando perceber os respetivos modos de adesão e as suas consequências. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo e interpretativo, no qual se apresentam e discutem os efeitos das ações inovadoras adotadas pela escola no plano curricular e no plano organizacional, considerando o Horizonte que a inovação pretende alcançar, a Colaboração profissional docente no quotidiano escolar, a Liderança, o Envolvimento dos alunos, os Recursos e infraestruturas de apoio à inovação, a Avaliação permanente e o Impacto da inovação na sala de aula. Os resultados corroboram a ideia de que a inovação educacional não é uma atividade pontual, mas um caminho repleto de tensões e dilemas, altos e baixos e contradições, que, por um lado, espelham a vitalidade dos processos de mudança inerentes, vivenciados e construídos em conjunto, e, por outro, permitem identificar aprendizagens que poderão iluminar o seu desenvolvimento futuro. Essas “lições” passam pela necessidade do aprofundamento interrelacionado e coerente das dimensões em jogo, através do qual se desenvolvam as culturas colaborativas e o conhecimento necessário à concretização de aprendizagens profundas em todos os níveis e por todos os protagonistas.When profound technological changes and significant scientific advances seem to shake educational systems, intensifying the discussion about the need for an evolution that allows responding to the mandates that fall on its shoulders and to the challenges that the new environmental, economic and social frameworks impose to educational institutions and their communities, educational innovation is on the day order. Public discourses and educational policies put it on the agenda, although they do not do so uniformly, as is shown by the debate around the evolution of the school model as an individual and pragmatic consumerism or as a common good in the public space. However, the studies published on this subject have sought more to narrate and disseminate experiences rather than to understand them in their complexity, not being generally anchored in developed theoretical frameworks on the concepts of educational innovation, leaving behind important issues such as the reflection on why to act and how, and what pedagogical and organizational changes should be implemented and for what. This study seeks to understand how educational innovation is being processed in a school integrated into a broad dynamic of innovation in a network group of schools in Portugal, considering i) the areas in which it occurs, ii) the key dimensions that can enable it to be successful, and iii) the appropriation by social actors that feature it, with the goal of understanding the respective modes of adherence and their consequences. This is an exploratory, descriptive and interpretive study, in which the effects of the innovative actions adopted by the school at the curricular and organizational levels are presented and discussed, taking into account: the Horizon that innovation aims to achieve; Professional teaching collaboration in daily school life; Leadership; Student engagement; Resources and infrastructures to support innovation; Permanent evaluation; and the Impact of innovation in the classroom. The results support the idea that educational innovation is not a one-off activity, but a path filled with tensions and dilemmas, ups and downs and contradictions, which, on the one hand, reflects the vitality of the processes of change inherent, experienced and jointly constructed, and, on the other hand, allow us to identify learnings that may shed light on its future development. Those “lessons” point to the need for a further coherent and inter-connected development of the dimensions at stake, through which collaborative cultures and the needed knowledge can be developed to achieve deeper learnings at all levels and by all protagonists.porInovação educacionalConstrução de capacidadesMelhoria da escolaMudança educativaEducational innovationCapacity buildingSchool improvementEducational changeInovação educacional : dimensões, modos de adesão, consequências pedagógicas e organizacionais : estudo de casodoctoral thesis101722117