Sousa, Susana Barbosa dePedreira, Ana Cláudia Silva2022-05-312022-05-312021-06-242020http://hdl.handle.net/10400.14/37777Introdução: Atualmente com o ritmo acelerado da sociedade e face às exigências da mesma, temos vindo a deparar-nos com um aumento do número de pessoas que passam por experiências de exaustão e que as expetativas já não correspondem aquilo que tinham idealizado. A Síndrome de Burnout carateriza-se como um fenómeno da atualidade, desencadeada pela relação que os trabalhadores estabelecem com o seu trabalho. Objetivos: Objetivo 1 – Conhecer os níveis de Burnout nos profissionais intérpretes de língua gestual portuguesa, em contexto educativo. Objetivo 2 – verificar como variam os níveis de Burnout em função de caraterísticas sociodemográficas e profissionais. Objetivo 3 – verificar quais as variáveis sociodemográficas (idade, estado civil, habilitações, filhos) e profissionais (tempo de serviço, zona de trabalho) que podem ser preditoras do Burnout. Metodologia: Estudo observacional, descritivo e de carater correlacional, apresentando como amostra intérpretes de língua gestual portuguesa em contexto educativo. O método de colheita de dados aplicado foi um questionário com as variáveis sociodemográficas e profissionais e o inventário de Burnout (MBI – Maslach Burnout Inventory), adaptado ao profissional intérprete de língua gestual. Resultados: Os dados analisados referem-se a 81 intérpretes de Língua Gestual Portuguesa em contexto educativo. Os resultados obtidos permitiram identificar os níveis de Burnout da amostra, existindo 67 (82,7%) indivíduos sem Burnout ou com Burnout reduzido, 11 (13,6%) com Burnout moderado e 3 com Burnout elevado. Conclusões: os resultados obtidos permitem concluir que a amostra começa a experienciar o BurnoutIntroduction: Nowadays with the fast pace of society and its demands, we are facing an increase in the number of people who experience exhaustion and whose expectations no longer correspond to what they had intended before. Burnout Syndrome is characterized as a current phenomenon, triggered by the relationship that workers establish with their work. Objectives: Objective 1 - To learn about Burnout levels in Portuguese sign language interpreters, in an educational context. Objective 2 - To verify how burnout levels vary according to sociodemographic and professional characteristics. Objective 3 - To verify which sociodemographic (age, marital status, qualifications, children) and professional (time of service, working area) variables can be predictors of burnout. Methodology: This was an observational, descriptive and correlational study, which presented Portuguese sign language interpreters as a sample in an educational context. The data collection method applied was a questionnaire with sociodemographic and professional variables and the Burnout Inventory (MBI - Maslach Burnout Inventory), adapted to the professional sign language interpreter. Results: The data analyzed refer to 81 Portuguese Sign Language interpreters in an educational context. The final results allowed us to identify the Burnout levels of the sample as it follows: 67 (82.7%) individuals without Burnout or with reduced Burnout; 11 (13.6%) with moderate Burnout and 3 with high Burnout. Conclusions: The results obtained allow us to conclude that the sample begins to experience Burnout.porSíndrome de burnoutIntérprete de língua gestualContexto educativoBurnout syndromeSign language interpreterEducational contextSíndrome de burnout : intérpretes de língua gestual portuguesa em contexto educativomaster thesis202943887