Andrade, António Manuel Valente deCosta, Inês Vasconcelos2023-03-172024-03-172022-12-162022-11http://hdl.handle.net/10400.14/40614Num contexto de elevada instabilidade socioeconómica e de grandes desafios de gestão, as empresas desdobram-se em esforços por manter a sua vantagem competitiva. Neste sentido, esta dissertação dedicou-se a estudar o potencial da gamificação na formação e desenvolvimento enquanto promotor da vantagem competitiva relacionada com o capital intelectual. Foi desenvolvido um estudo aplicado numa empresa de consultoria analítica que teve como objetivos a criação de um protótipo de modelo de gamificação, a avaliação do impacto do protótipo e a identificação de possíveis futuros percursos de desenvolvimento. A abordagem de gestão de projetos Rapid Application Development foi o método orientador no desenvolvimento do protótipo e a entrevista semiestruturada a técnica de recolha de dados utilizada para a sua avaliação e perceção de desenvolvimentos futuros. O trabalho foi desenvolvido por uma equipa, sendo a investigadora especialmente responsável pela estruturação, conceptualização e acompanhou o desenvolvimento e implementação da solução, utilizando para tal recursos tecnológicos de programação low-code. O protótipo criado foi percecionado positivamente pelos seus utilizadores e revela ser capaz de impulsionar as práticas vigentes de formação e desenvolvimento da empresa. Complementarmente, foram identificadas melhorias ao protótipo atual, deixando assim uma sugestão de desenvolvimento futuro à empresa.In a context of high instability and major management challenges, companies unfold themselves in efforts to maintain their competitive advantage. In this sense, this dissertation is dedicated to studying the potential of gamification in training and development as enablers of intellectual capital-driven competitive advantage. The study was developed in an analytical consultancy company and aimed to create a gamification prototype, assess the prototype impact, and identify possible future development paths. The Rapid Application Development approach to project management was the guiding method to the prototype development and semidirect interviews were the data collection technique chosen to gather evaluations and perceptions of future developments. The work was developed by a team in which the researcher was mainly responsible for structuring and conceptualization efforts and accompanied closely the development and implementation of the solution, using low-code programming language to do so. The prototype was positively perceived by its users and reveals to be capable of fostering current practices of training and development of the company. Additionally, improvement opportunities to the current prototype were identified, providing a roadmap of possible development options for the company.porGamificaçãoFormação e desenvolvimentoCapital intelectualConsultoria analíticaMillennialGamificationTraining and developmentIntellectual capitalAnalytical consultancyO potencial da gamificação no desenvolvimento e formação de profissionais da geração millennialmaster thesis203222849