Costa, JoanaPinto, Joana CarneiroFrancisco, Rita2016-10-112016-10-112015COSTA, Joana, PINTO, Joana Carneiro, FRANCISCO, Rita - Cyberbullying, desempenho académico e comportamentos autodestrutivos no ensino superior português. In ENCONTRO DA ADOLESCÊNCIA, 22, Lisboa, 2015http://hdl.handle.net/10400.14/20876O cyberbullying é um tipo de agressão propositada e repetida que, recorrendo ao uso de meios tecnológicos, gera um desequilíbrio de poder. A literatura existente com amostras portuguesas foca-se maioritariamente no ensino básico e secundário, desvalorizando a sua existência e impacto nos estudantes universitários. Assim, pretende-se entender de que forma o cyberbullying se relaciona com o desempenho académico, a satisfação com a vida académica e os comportamentos autodestrutivos neste contexto. Participaram, nesta investigação, 255 estudantes, 207 (81,2%) do sexo feminino e 48 (18,8%) do sexo masculino. A média de idades é 21,03 (DP = 2,271). Não se verifica uma relação entre o cyberbullying e o desempenho académico, ao invés daquele e dos comportamentos auto-destrutivos que são desempenhados mais pelas vítimas. Verifica-se ainda que uma maior satisfação a nível interpessoal está associada a uma maior satisfação a nível da adaptação ao curso, a um menor nível de vitimização, a uma menor incidência de comportamentos auto-destrutivos e a uma menor auto-estima. Muitos dos estudantes não têm consciência do papel que desempenham no fenómeno, salientando-se a necessidade de implementar acções de sensibilização, prevenção e promoção de estratégias de coping e combate neste contexto.porcyberbullyingdesempenho académicocomportamento autodestrutivosensino superiorsatisfação académicaCyberbullying, desempenho académico e comportamentos autodestrutivos no ensino superior portuguêsconference object