Cordeiro, Maria Manuela NénéOliveira, Paula Helena Loução Paulo Sarreira Nunes de2018-04-122018-04-122017-11-172017http://hdl.handle.net/10400.14/24204Introdução: Embora a maternidade na adolescência constitua um fenómeno onde se constata uma diminuição, continua a verificar-se que as repercussões, quer para a mãe, quer para o bebé têm tendência a ser agravadas, considerando que maioritariamente vêm de conjunturas de risco social, associada a situações de pobreza, baixa escolaridade e com contextos familiares frágeis, carecendo deste modo de um apoio maior e mais específico. Com este estudo, pretendemos contribuir para o aprofundamento do conhecimento sobre as necessidades das mães adolescentes, identificando os conhecimentos que mais valorizam para o desempenho do papel parental e cooperar na obtenção de ganhos em saúde. Definimos como objetivos: Identificar quais as necessidades de aprendizagem prioritárias no pós-parto na perspetiva das mães adolescentes; descrever a associação entre as necessidades de aprendizagem no pós-parto, as caraterísticas sociodemográficas e as caraterísticas obstétricas das mães; aumentar o conhecimento em enfermagem relativamente às necessidades de conhecimentos das mães adolescentes, no seu autocuidado e nos cuidados ao seu filho; apresentar um modelo prescritivo para as práticas de cuidar na maternidade na adolescência. Materiais e Métodos: O estudo desenvolveu-se em cinco fases distintas. Primeiro começámos por perceber através da revisão sistemática da literatura, qual o estado da arte e do objeto de estudo; seguiu-se a tradução para o português europeu e a validação cultural para a população portuguesa do instrumento Postpartum Learning Needs (PLN), segundo as linhas orientadoras de Beaton et al., bem como a validação psicométrica do instrumento; sucedeu-se a elaboração de um estudo exploratório e descritivo de natureza quantitativa, recorrendo a 251 mães adolescentes, que foram entrevistados para o preenchimento de um questionário (subescalas), com uma escala de Likert de quatro pontos, referente às necessidades de conhecimentos para o auto cuidado e para cuidarem dos seus bebés; efetuámos, simultaneamente, um estudo exploratório e descritivo de natureza quantitativa, aplicado a 165 enfermeiros de forma a perceber quais as áreas que estas mães mais valorizavam, quanto ao conhecimento para cuidar de si e dos seus bebés; No final procedeu-se a um estudo correlacional de modo a conhecer qual o comportamento das variáveis de caracterização socioeconómica e demográfica, como a estrutura familiar e o relacionamento do casal e as variáveis de vigilância e de promoção da maternidade, como o acompanhamento, informação e vigilância pré-natal. Resultados: Apesar da evidente satisfação com as informações e com os cuidados recebidos, as mães referiram que relativamente às necessidades de conhecimentos no autocuidado, os mais valorizados estão relacionados com questões fisiológicas como o cuidado com os lóquios, por outro referem aspetos psicológicos como o relacionamento do casal. Já referentes aos conhecimentos com os cuidados ao bebé, as diferenças estatisticamente encontradas estavam relacionadas com o aprender sobre segurança da criança, desenvolvimento infantil, diagnóstico precoce, doenças da infância e medicação, sendo que 99,4% referiram que a sua maior necessidade estava relacionada com o cuidado com a pele. Conclusão: A PLN revelou ser um instrumento preditivo na avaliação da priorização de conhecimentos. Podemos, referir que mães adolescentes e enfermeiros não apresentam o mesmo grau de prioridade dos conhecimentos. De facto percebemos que relativamente ao autocuidado, os enfermeiros apresentam uma diferença na perceção dos conhecimentos que são mais valorizados pelas mães. Os resultados encontrados e a pesquisa bibliográfica permitiram delinear um modelo preditivo, com o objetivo de facilitar o desenvolvimento de um conjunto de ações, que se transformem em ganhos de saúde para as mães adolescentes e seus filhos.Introduction: Although teenage motherhood is a phenomenon where there is a decrease, it continues to be seen that the repercussions for both mother and baby tend to be aggravated, considering that they mostly come from social risk situations, Associated with situations of poverty, low levels of schooling and with fragile family situations, thus requiring a greater and more specific support. With this study, we intend to contribute to the deepening of the knowledge about the needs of adolescent mothers, identifying the knowledge that most value for the performance of the parental role and to cooperate in the achievement of health gains. We defined as objectives: Identify the priority learning needs in postpartum from the perspective of adolescent mothers; To describe the association between the postpartum learning needs, the sociodemographic characteristics and the obstetric characteristics of the mothers; To increase nursing knowledge regarding adolescent mothers' knowledge needs, their self-care and care of their child; Present a prescriptive model for caring practices in adolescence. Materials and Methods: The study was developed in five distinct phases. First we begin by perceiving through the systematic review of the literature, which state of art and the object of study; Followed by the translation into European Portuguese and the cultural validation for the Portuguese population of the instrument Postpartum Learning Needs according to the guidelines of Beaton et al., As well as the psychometric validation of the instrument; An exploratory and descriptive quantitative study was carried out, using 251 adolescent mothers, who were interviewed to complete a questionnaire with a four-point Likert scale, referring to the knowledge needs for self-care and To care for their babies; We carried out an exploratory and descriptive study of a quantitative nature applied to 165 nurses in order to perceive which areas they valued most, as to the knowledge that these mothers should have to care for themselves and their babies; In the end, a correlational study was carried out in order to know the behavior of variables of socioeconomic and demographic characterization, such as the family structure and the relationship of the couple and the variables of surveillance and promotion of maternity, such as monitoring, information and surveillance prenatal. Results: In spite of the evident satisfaction with the information and care received, the mothers reported that in relation to knowledge needs in self-care, the most valued are related to physiological issues such as caring for lochia, on the other they refer psychological aspects such as relationship of the couple. Regarding the knowledge about baby care, the statistically significant differences were related to learning about child safety, child development, early diagnosis, childhood illness and medication, and 99.4% reported that their greatest need was related with skin care. Conclusion: PLN has proved to be a predictive tool in the evaluation of prioritization of knowledge. We can say that adolescent mothers and nurses do not have the same priority of knowledge. In fact, we perceive that with respect to self-care nurses present a difference in the perception of the knowledge that is most valued by the mothers. The results found and the bibliographic research allowed the delineation of a predictive model, with the objective of facilitating the development of a set of actions, which become health gains for adolescent mothers and their children.porAdolescentesMaternidadePós-partoMães adolescentesAprendizagemPerceção dos enfermeirosAdolescentsMaternityPost childbirthAdolescent mothersLearningNurses perceptionMaternidade na adolescênciaMotherhood on teenagersdoctoral thesis101479239