Amado, João CostaBrito, Irma da SilvaSilva, Armando Manuel Marques2018-04-112018-04-112017-12-292016http://hdl.handle.net/10400.14/24196O estilo de vida é caracterizado por padrões comportamentais identificáveis que podem ter efeito na saúde nomeadamente na dos estudantes que frequentam o ensino superior, na fase única em que estão de consolidação de atitudes e comportamentos. A promoção da saúde no contexto universitário é uma estratégia ideal e de baixo custo para desenvolvimento de estilos de vida saudável; e, o papel da enfermagem na promoção da saúde e na manutenção de um estilo de vida promotor de saúde, reforçado por todo o seu pioneirismo histórico e de formas de intervenção neste âmbito, torna-se relevante no actual sistema de saúde e neste contexto. A ênfase colocada pelos sistemas de saúde na prevenção primária e promoção da saúde, coloca os enfermeiros em posições-chave como estrategas, quer como modelos quer como promotores de saúde. A automonitorização dos estilos de vida nos estudantes do ensino superior pode facilitar a avaliação/reflexão essencial para a promoção do crescimento saudável. A presente investigação, realizada no contexto do ensino superior, teve como finalidade perceber a utilidade de um instrumento da avaliação do estilo de vida enquanto diagnóstico do estilo de vida influenciador da saúde, e ainda avaliar a possibilidade da sua utilização como recurso pedagógico na promoção da saúde. Na primeira etapa do estudo procedeu-se à tradução, adaptação e validação do questionário Estilo de Vida FANTÁSTICO, numa amostra de 707 estudantes do ensino superior. Na segunda etapa, realizou-se um estudo exploratório para caracterizar os estilos de vida numa amostra de 4314 estudantes do ensino superior da região centro de Portugal, através de questionários via online. Na última etapa do estudo, foi aplicado um questionário com questões fechadas e abertas a uma subamostra de 189 estudantes da segunda etapa, via online, averiguando da utilidade do instrumento como estratégia de automonitorização. Os resultados indicam que o questionário Estilo de Vida FANTÁSTICO é um instrumento válido e fiável para descrever os estilos de vida dos estudantes do ensino superior, permitindo identificar hábitos saudáveis e não saudáveis. Os resultados apontam para uma prevalência de um estilo de vida inadequado para a saúde em 14.6% dos estudantes. As variáveis predi-tivas de um estilo de vida adequado foram: média reduzida de saídas à noite para atividades recreativas e de gasto por cada saída; satisfação com a imagem corporal; boa perceção do estilo de vida; boa autoestima e bem-estar psicológico. Os domínios mais deficitários do estilo de vida foram: a reduzida atividade física e associativismo; o trabalho e o tipo de personalidade; a nutrição. Em relação à utilização do questionário EVF como ferramenta de automonitorização do estilo de vida, observou-se que existe um incremento significativo na avaliação do score do estilo de vida entre os momentos antes e depois: os estudantes que verificaram o resultado obtido, realizaram o download do flyer, sobre ele refletiram e analisaram, melhorando o seu estilo de vida no segundo momento. Assim sugere-se a aplicação deste instrumento a todos os estudantes do ensino superior, sobretudo recém-ingressados, para promover processos de automonitorização do estilo de vida e ainda para orientar as ações de promoção da saúde em contexto escolar.Lifestyle is characterized by identifiable patterns of behavior which can have an impact on health, namely on the health of higher education students as they are going through a unique phase of consolidation of attitudes and behaviors. Health promotion in the university context is an ideal and low cost strategy for developing healthy lifestyles. In the present health system, nursing professionals play a significant role in health promotion and maintenance to the extent that, given the emphasis on primary prevention and health promotion, nurses are in a privileged position to intervene, both as role models and health promoters. Lifestyle self-monitoring by higher education students can facilitate the assessment/reflection necessary for a healthy development. This study, developed within the higher education context, aimed at understanding the usefulness of a lifestyle assessment instrument as a diagnostic tool for lifestyles affecting health, as well as analyzing the possibility of using it as an educational resource in health promotion. In the first stage of the study, using a sample of 707 higher education students, the Fantastic Lifestyle Assessment questionnaire was translated, adapted and validated into Portuguese. The second stage consisted of conducting an exploratory study to characterize the lifestyles of a sample of 4314 higher education students from the center region of Portugal through the application of an online questionnaire. Finally, in the last stage of the study, an online questionnaire with open-ended and closed-ended questions was applied to a sub-sample of 189 students from the second stage in order to analyze the usefulness of the instrument as a self-monitoring strategy. The results show that the Fantastic Lifestyle Assessment questionnaire is a valid and reliable instrument to describe the lifestyles of higher education students, allowing for the identification of healthy and unhealthy habits. The results also reveal that 14.6% of students have unhealthy lifestyles. The predictive variables for a suitable lifestyle were: low number of nights out for recreational purposes and amount of money spent on each night out; satisfaction with body image; good perception of lifestyle; good self-esteem and psycholo-gical well-being. The lifestyle domains showing lower scores were the low physical activity, associativism, work and type of personality, and nutrition. As regards the use of the Fantastic Lifestyle Assessment questionnaire as a tool for lifestyle self-monitoring, the lifestyle assessment score showed a significant increase before and after questionnaire completion: students who checked the obtained result, downloaded and analyzed the flyer, performing self-reflection, showed an improvement in their lifestyles in the second moment. For this reason, this instrument should be applied to all higher education students, particularly new students, in order to promote processes of lifestyle self-monitoring and guide health promotion activities in school settings.porEstilos de vidaEstudantes do ensino superiorEnfermagemPromoção da saúdeAutomonitorizaçãoQuestionárioLife styleHigher education studentsNursingHealth promotionSelf-monitoringQuestionnaireEstilos de vida em estudantes do ensino superiordoctoral thesis101408285