Correia, João Alberto SousaCosta, Tiago João Martins2021-12-272021-12-272021-12-062021http://hdl.handle.net/10400.14/36276O presente trabalho inicia-se com a exegese bíblica da passagem dos discípulos de Emaús, de Lucas 24, 13-35. Após uma cuidada atenção do texto grego e sua reflexão, assentamo-nos sistematicamente na perícope. Ora, ao averiguarmos as motivações entristecidas dos discípulos, percebemos que eles idealizavam a pessoa de Jesus erroneamente. O excesso de aproximação e possessão concretizou-se numa imagem de Jesus idolatrável. A distância surge como resposta ao combate do ídolo. Através da distância o relacionamento torna-se saudável. Por fim, refletimos na postura de Jesus ao longo do caminho. Concluímos que a pedagogia de Jesus deve ser modelo para a pedagogia da Igreja.The present work begins with the biblical exegesis of the passage of the disciples of Emmaus, from Luke 24, 13-35. After a careful attention of the Greek text and its reflection, we are systematically based on the pericope. Now, when we find out the sorrowful motivations of the disciples, we realize that they idealized the person of Jesus erroneously. The excess of approximation and possession materialized in an image of worshipable Jesus. The distance arises as a response to the combat of the idol. Through distance, the relationship becomes healthy. Finally, we reflect on Jesus' posture along the way. We conclude that the pedagogy of Jesus should be a model for the pedagogy of the Church.porEmaúsÍdoloDistânciaPedagogiaIgrejaEmmausIdolDistancePedagogyChurchEmaús : a idolatria dos discípulos, a distância salutar e a pedagogia de Jesus : leitura sistemático-pastoral de Lucas 24, 13-35master thesis202814190