Martins, FilipeCarneiro, AlexandraSantos, MafaldaMatos, RaquelAlves, Sofia Mexia2020-03-232020-03-232019Martins, F., Carneiro, A., Santos, M., Matos, R., Alves, S. M. (2019). PertenSer: avaliação de um projeto comunitário de promoção do sucesso escolar. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, 19, 90-1201645-4006http://hdl.handle.net/10400.14/30054O insucesso e o abandono escolar evidenciam-se como problemas sociais prioritários que não se devem apenas a fatores individuais ou familiares. O projeto PertenSer foi concebido como uma resposta educativa de base comunitária com o objetivo de oferecer aos jovens mais vulneráveis oportunidades de desenvolvimento de competências pessoais, sociais e profissionais, reforçando a sua motivação para a aprendizagem e a sua confiança e capacidade para construírem trajetos de vida. Participaram neste projeto 13 jovens dos 14 aos 18 anos, a frequentar o 8.º e o 9.º anos de escolaridade, enquadrados no Programa Integrado de Educação e Formação. A avaliação qualitativa do projeto considerou o envolvimento dos participantes nas ações implementadas e as mudanças no autoconceito e desenvolvimento pessoal e social, no envolvimento escolar e nas perspetivas de futuro. Os resultados destacam melhorias ao nível da autoconfiança e comportamento na escola, assim como na relação com os adultos e na capacidade de definir objetivos a curto e médio prazo. Destacam ainda a promoção da valorização e da motivação para a aprendizagem escolar, que contribuiu para a redução do abandono escolar e para a obtenção de maior sucesso. Como fatores de sucesso do projeto, realçam-se a abordagem comunitária envolvendo diferentes atores extraescolares e as relações de suporte estabelecidas com profissionais e professores.Academic failure and school dropout are priority social problems which are not only related with individual and familial factors. PertenSer [to Belong] was a communitybased project designed to provide, to the most vulnerable youngsters, opportunities to develop personal, social, and professional competencies, strengthening their motivation to learn, as well as their confidence and ability to build life trajectories. 13 young people (14-18 years old) from 8th and 9th grades from an Integrated Program of Education and Training participated in the project. A qualitative assessment of the project focused on participant’s involvement in the project, changes in self-concept and personal and social development, in school involvement, and in the perspectives about their own future. Results show improvements in youth self-confidence, behaviour at school and in the relations with adults, the ability to design short and midterm life aims. The project also increased the valorisation and the motivation to school learning, which, in turn, contributed to the decrease of school dropout and to a greater success at school. The project’s success factors included its community approach involving different out-of-school actors and the supportive relationships established with professionals and teachers.porSucesso escolarComunidade educadoraEnvolvimento escolarDesenvolvimento pessoal e socialSchool successEducating communitySchool engagementPersonal and social developmentPertenser: assessment of a community based project aiming to promote school successPertenSer: avaliação de um projeto comunitário de promoção do sucesso escolarjournal article10.34632/investigacaoeducacional.2019.52942182-4614