Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10400.14/16921
Título: | CBK - Seguros de crédito : relatório de estágio |
Autor: | Coelho, Pedro de Sousa |
Orientador: | Côrte-Real, Ana |
Data de Defesa: | 23-Jan-2014 |
Resumo: | O presente relatório tem como principal objetivo a descrição das
funções por mim desempenhadas durante o estágio de seis meses realizado
na CBK – Seguros de Crédito no departamento comercial e,
consequentemente, a análise crítica deste departamento da empresa.
Para tal, a minha investigação centrou-se na revisão bibliográfica relativa
ao tema do Seguro de Créditos. Neste capítulo, optei por fazer uma recolha
das diferentes definições que o Seguro de Créditos teve junto de diversos
autores ligados ao tema. Este é um instrumento financeiro, que ao longo dos
anos, sofreu alterações e que teve também um crescimento sempre
proporcional ao mercado das exportações mundiais. No entanto, o seu
propósito, ao longo do tempo, foi sempre o mesmo: proteger os credores contra
créditos não pagos.
De seguida, optei por enquadrar conceptualmente um tema que
considerei ser bastante débil na CBK – Seguros de Crédito: CRM – Customer
Relationship Management. Este é um tema de grande relevância para a
empresa, já que na área comercial o principal objetivo prende-se com a
angariação de clientes e com a relação diária com os mesmos.
Consequentemente, foi abordado o tema da Cultura Organizacional que, ao
longo da investigação, me apercebi estar intimamente relacionado com a
implementação do CRM. Deste modo, a adoção de uma Cultura Organizacional
focada/direcionada para o cliente em todos os aspetos é o fator principal para a
implementação de um CRM com sucesso na CBK – Seguros de Crédito.
Sendo assim, a principal conclusão deste relatório é que a CBK –
Seguros de Crédito apenas será capaz de conseguir contratos com empresas
de grande dimensão se implementar uma Cultura Organizacional focada no
cliente, a partir do momento em que os colaboradores começam a trabalhar na
organização (através de métodos e técnicas de recrutamento e seleção que
sugeri ao longo do capítulo V) e, consequentemente, implementar com sucesso
um CRM moldado para o propósito. This report has as its main objective the description of the functions performed by me during my six-month internship held at CBK – Seguros de Crédito in the commercial department and, consequently, the critical analysis of this department of the company. To this end, my research focused on the literary reviews on the topic of Credit Insurance. In this chapter, I decided to make a collection of different definitions which Credit Insurance has had on various authors related to the subject. This is a financial instrument that, over the years, has changed and that has also, always had a proportional growth to the market of world exports. However, its purpose, over time, has always been the same: to protect lenders against unpaid credit depts. Secondly, I chose to conceptually fit in a topic, which I considered to be quite weak in CBK – Seguros de Crédito: CRM - Customer Relationship Management. This is a topic of great relevance for the company, since the main commercial area in target relates to customer acquisition and relationship with them on a daily basis. Consequently, the topic of organizational culture was discussed, which throughout the investigation, I realized it is closely related to the implementation of CRM. Therefore, the adoption of an organizational culture focused/directed to the customer in all aspects is the main factor for a successful implementation of a CRM in CBK – Seguros de Crédito. Therefore, the main conclusion of this report is that the CBK – Seguros de Crédito will only be able to get contracts with large companies by implementing a customer-focused organizational culture from the time immediately employees start working in the organization (through methods and techniques of recruitment and selection as suggested throughout chapter V) and thus successfully implementing a CRM framed for the purpose. |
URI: | http://hdl.handle.net/10400.14/16921 |
Aparece nas colecções: | FEG - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TFM_2013_Pedro Coelho_351208117.pdf | 2,76 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.