Repository logo
 
Publication

Perceção e adesão a campanhas de sensibilização contra a Covid-19 : um estudo de caso comparativo da Direção-Geral da Saúde e do Serviço Nacional de Saúde

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSimão, João Duarte Borges Martins de Vasconcelos
dc.contributor.authorLuzitu, Isabel Miezi
dc.date.accessioned2022-05-09T09:56:37Z
dc.date.available2022-05-09T09:56:37Z
dc.date.issued2022-04-01
dc.date.submitted2022-01
dc.description.abstractO surto pandémico da covid-19 que o mundo tem vivido nos últimos dois anos, tem levado várias organizações de saúde a implementar por meio de campanhas de sensibilização formas de educar a população a proteger-se, evitar o contágio e proliferação do vírus. Em Portugal organizações como a Direção-Geral de Saúde (DGS) e o Serviço Nacional de Saúde (SNS), também têm trabalhado nesse sentido para educar e incentivar o público a aderir as medidas de prevenção por meio de campanhas de sensibilização. O objetivo da presente dissertação é o de avaliar a perceção e a adesão do público português relativamente as campanhas de sensibilização contra a covid-19 lançadas nos meses de novembro e dezembro de 2020 respetivamente, numa fase em que o país se encontrava num período de desconfinamento. Pretende-se também compreender se a perceção que o público teve sobre as campanhas os influenciou a aderir as medidas de prevenção. Para esta investigação foi desenvolvido um estudo de caso comparativo, recorrendo a um método misto, que consistiu em entrevistas exploratórias a dois profissionais da área de comunicaçao da DGS e um inquérito por questionário com questões sobre as duas campanhas de sensibilização lançadas respetivamente pela DGS e SNS direcionadas ao público português no geral. Os resultados obtidos nesta investigação, indicam que a perceção do público relativamente as duas campanhas de sensibilização os influenciou a mudar de comportamento e a aderir as medidas de prevenção. Deste modo reconhecem-se que as campanhas ajudaram o público a manter os hábitos relativos ao uso das medidas de prevenção aprendidos antes e durante as campanhas, embora existam casos em que indivíduos afirmam não terem sido influenciados por elas por sempre terem respeitado e seguido as medidas de prevenção antes mesmo do surgimento das campanhas.pt_PT
dc.description.abstractThe covid-19 pandemic outbreak that the world has been experiencing in the last two years has led several health organizations to implement, through awareness campaigns, ways to educate the population to protect themselves, avoiding the contagion and spread of the virus. In Portugal, organizations such as Direção-Geral da Saúde (DGS) and Serviço Nacional de Saúde (SNS), have also been working in this direction to educate and encourage the public to adhere to prevention measures through awareness campaigns. The purpose of this dissertation is to assess the perception and adhesion of the Portuguese public regarding the awareness campaigns against covid-19 launched in November and December 2020, respectively, in a phase in which the country was in a period of deconfinement. It is also intended to understand whether the perception that the public had about the campaigns influenced them to adhere to prevention measures. For this investigation, a comparative case study was developed, using a mixed method, which consists of exploratory interviews with two professionals in the communication area of the DGS and a questionnaire survey with questions about the two awareness campaigns launched respectively by the DGS and SNS aimed at the Portuguese public in general. The results obtained in this investigation indicated that the perception of both awareness campaigns influenced the public to change their behavior and adhere to preventive measures. Thus, it is recognized that the campaigns helped the public to maintain habits related to the use of preventive measures learned before and during the campaigns, although there are cases in which individuals claim not to have been influenced by them because they had always respected and followed the preventive measures even before the appearance of the campaigns.pt_PT
dc.identifier.tid203004566pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/37466
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPandemia Covid-19pt_PT
dc.subjectCampanhas de sensibilizaçãopt_PT
dc.subjectComunicação em saúdept_PT
dc.subjectComunicação estratégicapt_PT
dc.subjectComunicação de riscopt_PT
dc.subjectCovid-19 pandemicpt_PT
dc.subjectAwareness campaignspt_PT
dc.subjectHealth communicationpt_PT
dc.subjectStrategic communicationpt_PT
dc.subjectRisk communicationpt_PT
dc.titlePerceção e adesão a campanhas de sensibilização contra a Covid-19 : um estudo de caso comparativo da Direção-Geral da Saúde e do Serviço Nacional de Saúdept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Comunicaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
203004566.pdf
Size:
9.05 MB
Format:
Adobe Portable Document Format