Repository logo
 
Publication

A aprendizagem dos timbales na iniciação musical : elaboração de método introdutório e progressivo

datacite.subject.fosHumanidades::Artespt_PT
dc.contributor.advisorFonseca, Sofia Lourenço da
dc.contributor.advisorPinho, Nuno Peixoto
dc.contributor.authorLézé, Jean-François Alain
dc.date.accessioned2021-05-27T10:04:40Z
dc.date.available2021-05-27T10:04:40Z
dc.date.issued2014-12-22
dc.date.submitted2014
dc.description.abstractApós uma reflexão aprofundada sobre a minha ação pedagógica e o ensino das percussões em Portugal durante as duas últimas décadas, pude observar e vivenciar algumas lacunas no que diz respeito à aprendizagem dos timbales. Como músico, professor e compositor, pretendi fundir as três áreas profissionais nesta dissertação, tendo como objetivo contribuir para o desenvolvimento da prática instrumental dos timbales, iniciando-a no 1º Ciclo do Ensino Básico, através da criação de um repertório técnico-musical adequado e apelativo. Foi elaborado um método progressivo para o ensino dos timbales na Iniciação Musical, organizado em diversos níveis: do I ao IV (destinado a alunos entre os 6 e 9 anos de idade). Entendo ter efectuado um contributo para o enriquecimento da pedagogia e do repertório musicais do ensino precoce dos timbales, proporcionando perspectivas de alargamento de aprendizagem deste instrumento de percussão.pt_PT
dc.description.abstractIn my experience as a teacher over the last two decades in Portugal, while profoundly analyzing my own pedagogical ideas, I was able to observe and experience what I feel are some deficiencies with timpani instruction and education. As a musician, teacher and composer, my endeavor is to merge these three professional areas in this dissertation, with the following goal: contribute to the development of practicing the timpani beginning in the first Cycle of Basic Education (first 4 years in the Portuguese education system), by creating a technical and musical repertoire, both appropriate and appealing. For this reason, I present a progressive method that I have developed for learning during the initial years of timpani study, organized in graduated levels from I to IV (designed for students between the ages of 6 and 9). I believe I have made a contribution towards improving the pedagogy and musical repertoire for beginning timpani instruction, providing and enlarging prospects for teaching this percussion instrument.pt_PT
dc.identifier.tid201488426pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/33304
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAprendizagem musicalpt_PT
dc.subjectPercussãopt_PT
dc.subjectTimbalespt_PT
dc.subjectMétodo progressivopt_PT
dc.subjectMusical learningpt_PT
dc.subjectPercussionpt_PT
dc.subjectKettledrumspt_PT
dc.subjectProgressive methodpt_PT
dc.titleA aprendizagem dos timbales na iniciação musical : elaboração de método introdutório e progressivopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Músicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
201488426.pdf
Size:
18.14 MB
Format:
Adobe Portable Document Format