Publication
A aprendizagem dos timbales na iniciação musical : elaboração de método introdutório e progressivo
| datacite.subject.fos | Humanidades::Artes | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Fonseca, Sofia Lourenço da | |
| dc.contributor.advisor | Pinho, Nuno Peixoto | |
| dc.contributor.author | Lézé, Jean-François Alain | |
| dc.date.accessioned | 2021-05-27T10:04:40Z | |
| dc.date.available | 2021-05-27T10:04:40Z | |
| dc.date.issued | 2014-12-22 | |
| dc.date.submitted | 2014 | |
| dc.description.abstract | Após uma reflexão aprofundada sobre a minha ação pedagógica e o ensino das percussões em Portugal durante as duas últimas décadas, pude observar e vivenciar algumas lacunas no que diz respeito à aprendizagem dos timbales. Como músico, professor e compositor, pretendi fundir as três áreas profissionais nesta dissertação, tendo como objetivo contribuir para o desenvolvimento da prática instrumental dos timbales, iniciando-a no 1º Ciclo do Ensino Básico, através da criação de um repertório técnico-musical adequado e apelativo. Foi elaborado um método progressivo para o ensino dos timbales na Iniciação Musical, organizado em diversos níveis: do I ao IV (destinado a alunos entre os 6 e 9 anos de idade). Entendo ter efectuado um contributo para o enriquecimento da pedagogia e do repertório musicais do ensino precoce dos timbales, proporcionando perspectivas de alargamento de aprendizagem deste instrumento de percussão. | pt_PT |
| dc.description.abstract | In my experience as a teacher over the last two decades in Portugal, while profoundly analyzing my own pedagogical ideas, I was able to observe and experience what I feel are some deficiencies with timpani instruction and education. As a musician, teacher and composer, my endeavor is to merge these three professional areas in this dissertation, with the following goal: contribute to the development of practicing the timpani beginning in the first Cycle of Basic Education (first 4 years in the Portuguese education system), by creating a technical and musical repertoire, both appropriate and appealing. For this reason, I present a progressive method that I have developed for learning during the initial years of timpani study, organized in graduated levels from I to IV (designed for students between the ages of 6 and 9). I believe I have made a contribution towards improving the pedagogy and musical repertoire for beginning timpani instruction, providing and enlarging prospects for teaching this percussion instrument. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 201488426 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/33304 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Aprendizagem musical | pt_PT |
| dc.subject | Percussão | pt_PT |
| dc.subject | Timbales | pt_PT |
| dc.subject | Método progressivo | pt_PT |
| dc.subject | Musical learning | pt_PT |
| dc.subject | Percussion | pt_PT |
| dc.subject | Kettledrums | pt_PT |
| dc.subject | Progressive method | pt_PT |
| dc.title | A aprendizagem dos timbales na iniciação musical : elaboração de método introdutório e progressivo | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Música | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- 201488426.pdf
- Size:
- 18.14 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
