R - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses
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Browsing R - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Ciências da Educação"
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- Abandono oculto : as realidades por detrás das estatísticasPublication . Oliveira, António Manuel Branco; Azevedo, JoaquimO fenómeno do abandono escolar precoce, não sendo novo, nem exclusivo, permanece como uma das mais prementes preocupações. A institucionalização da escolaridade obrigatória fez crescer o clima compulsivo, obrigando todos a frequentar a escola, e trouxe consigo um novo fenómeno: o de alunos que estão em abandono escolar, não efetivo, mas oculto dentro da própria escola. Foi nosso propósito comprovar empiricamente que no ensino básico há alunos que, possuindo características e percursos de abandono escolar, permanecem matriculados, mas desengajados e, neste sentido, em abandono oculto. Quisemos, então, compreender o que acontece na escola com estes alunos, quais as suas trajetórias escolares e os motivos do seu alheamento, procurando desvelar a realidade por detrás das estatísticas. Para tal, procedemos a uma clarificação conceptual, convocando os conceitos de Abandono Precoce de Educação e Formação (APEF), de desengajamento escolar e de abandono oculto. Partindo dos seus mais fortes preditores – o fraco desempenho escolar, o absentismo e os problemas de comportamento/ indisciplina – construímos um Perfil de Aluno em Abandono Oculto e concebemos um Dispositivo de Identificação do Abandono Oculto (DIAO). Ao pretender iluminar esta problemática, ancorados no paradigma da complexidade, numa metodologia de cariz qualitativo e numa lógica de estudo de caso múltiplo, procurámos descrever e compreender o(s) fenómeno(s) com maior profundidade. Os dados recolhidos e analisados a partir da aplicação do DIAO permitiram-nos identificar, caracterizar os alunos em abandono oculto e definir em que nível de gravidade estão. Os resultados levam-nos a concluir que existe abandono oculto no agrupamento-contexto, fruto de um processo de desengajamento escolar, patente no forte contributo das variáveis fraco desempenho escolar, absentismo e problemas de comportamento/ indisciplina para o abandono oculto e o APEF.
- A ação estratégica nas escolas portuguesas : o caso dos planos de ação estratégicaPublication . Carvalho, Marisa Simões; Rocha, Maria Ilídia de Meireles Cabral da; Verdasca, José Lopes CortesAs questões relacionadas com o sucesso escolar, e a correspondente melhoria e eficácia das escolas, continuam a ser finalidades dos sistemas educativos em diferentes países. Neste âmbito, verifica-se um progressivo entendimento das escolas como organizações dotadas de autonomia e, por isso, capazes de gerir o seu próprio processo de melhoria através de soluções estratégicas que, simultaneamente, respondam a exigências e necessidades da organização escolar e contribuam para reforçar a sua capacidade interna de mudança. Deste modo, o planeamento e a ação estratégica apresentam-se como ferramentas valiosas para a melhoria das escolas, configurando-se como relevantes objetos de estudo em educação. Nas últimas décadas, tem havido alguma investigação e debate acerca da temática da ação estratégica. Ainda assim, esta continua a constituir-se como um campo de estudo pouco explorado e a necessitar de aprofundamento. Esta tese inscreve-se nesta linha de investigação, procurando contribuir para a teoria, investigação e prática acerca da ação estratégica. Especificamente, procura compreender os processos de ação estratégica desenvolvidos nas escolas portuguesas e, por esta via, contribuir para a construção de um modelo de ação estratégica orientador das práticas em contexto educativo. Apresentam-se quatro estudos relacionados, centrados na ação estratégica das escolas portuguesas. O estudo 1 consiste numa revisão de literatura, tipo scoping review, acerca da estratégia e da liderança estratégica em educação. Sistematizam-se as principais características e práticas relacionadas com a estratégia. Este estudo dá suporte aos estudos 2, 3 e 4. O estudo 2 consiste na análise de conteúdo dos Planos de Ação Estratégica das escolas portuguesas, tomando como referência indicadores de qualidade. Verifica-se que os planos se apresentam alinhados, sobretudo, com algumas das prioridades nacionais, o que se evidencia nos objetivos e ações propostas (e.g., anos iniciais de ciclo, trabalho colaborativo). Além disso, a globalidade dos planos apresenta as ações a desenvolver e especifica mecanismos de implementação. Contudo, os planos apresentam fragilidades quanto à justificação das opções realizadas, às ações de monitorização e capacitação. Os planos parecem apresentar-se, sobretudo, como uma descrição ou listagem de ações a desenvolver, o que não induz ou traduz a qualidade de implementação das mesmas. O estudo 3 analisa a participação dos professores no processo de planeamento, implementação e monitorização de planos de ação. Os dados parecem indicar que o grau de participação dos profissionais na elaboração e implementação dos planos foi moderado a alto, variando em função do tempo de serviço e do exercício de cargos/funções de liderança. O estudo 4 centra-se nos processos de ação estratégica através da realização de estudos de caso. Este estudo permitiu identificar processos subjacentes à elaboração, implementação e monitorização dos planos, fatores críticos e impactos percecionados relacionados com os planos. Em síntese, globalmente destacam-se três dimensões principais da ação estratégica nas escolas, a saber: (i) a direção/sentido de ação, (ii) a intencionalidade estratégica e; (iii) a participação de professores e de outros atores na ação. Destes resultados retiram-se implicações para a prática e para a investigação futura.
- Admission to music conservatoires : assessing the influence of motivation and parental support on musical learningPublication . Oliveira, António Manuel Fontes de; Oliveira-Silva, Clédna Patrícia; MacPherson, Gary; Ribeiro, Luísa MotaAdmission to the elementary level of Portuguese Public Conservatories consists of tests to assess music skills. This model is based on the conviction that children show outstanding talents from an early age. However, the results of these tests tend to be unreliable and unrobust in their ability to predict musical achievement. Considering Gagné's Differentiated Model of Gifts and Talents, we intend with this thesis to analyze the potential of the aural skills test to predict musical achievement of students admitted to a Portuguese Conservatory of Music, as well as to assess the same predictive power of two other variables: motivation and parental support. The first article of the set of four that make up this thesis is a systematic review of the literature on the motivation to learn to play a musical instrument in samples of children and adolescents. The second article analyzed the relationship between the results of admission tests and sociodemographic information to try to understand if there is any economic/social factor that explains the results obtained by candidates in the student selection process. The third article took advantage of the pandemic context that unexpectedly emerged in the period in which this investigation took place and assessed the relationship between parental support and musical achievement. The last article investigates the potential predictor of musical learning by aural skills assessment as well as motivation and parental support. This study is innovative as it addresses a problem that has not received the attention of researchers and deserves a better understanding due to the extent of the impacts that the model has on children's lives and in the management of public resources. On the other hand, the longitudinal design of this research is pioneering in the area, and there is no known study in Portugal on admission tests.
- Alguns fatores determinantes dos resultados obtidos pelos alunos do 9º e 12º anos nos exames nacionais de português e matemática e o efeito escolaPublication . Pereira, Paula Cristina Romão; Azevedo, Joaquim; Portela, ConceiçãoA problemática deste estudo consiste em identificar alguns dos fatores que determinam os resultados escolares dos alunos (medidos através das classificações obtidas em exame nacional) e perceber se as escolas, enquanto organizações, também podem contribuir para o sucesso dos seus alunos. Assim, partindo do pressuposto de que há fatores extrínsecos e intrínsecos aos alunos e às escolas que podem “mascarar” (diminuindo ou potenciando) o valor que cada escola acrescenta aos seus alunos, pretendeu-se identificar e correlacionar esses fatores, verificando o impacto de cada um nos resultados escolares dos alunos. Esta análise foi feita para as disciplinas de Português e de Matemática, no 9º e 12º anos de escolaridade, respetivamente, numa amostra de escolas que integram o programa AVES da Fundação Manuel Leão. A vasta literatura relativa aos determinantes do sucesso dos alunos é analisada com algum detalhe. Dessa revisão bibliográfica foi construído um modelo teórico que considera quatro dimensões (contexto educativo, escola, sala de aula e aluno), os fatores intrínsecos e extrínsecos a cada uma delas e a relação entre eles. Daqui, emergiram um conjunto de fatores relevantes para o sucesso dos alunos, que depois foram operacionalizados no nosso estudo em dois níveis: fatores ao nível do aluno (tais como conforto cultural e material, o histórico (percurso escolar prévio), género, frequência e intensidade de explicações, competências de raciocínio), fatores ao nível da escola (variáveis médias de contexto socioeconómico da escola e das caraterísticas médias dos seus alunos). Usando essencialmente fatores ao nível do aluno, foi, numa primeira fase, construído um modelo de regressão onde se pretendia analisar o impacto de cada fator nos resultados escolares dos alunos. Os resultados sugerem que a variável “histórico”, ao nível do aluno, é o fator que mais determina os resultados escolares dos alunos, tanto na disciplina de Português como na disciplina de Matemática e nos dois ciclos de ensino considerados (3º ciclo e secundário). Numa segunda fase, procedeu-se a uma análise de regressão multinível, tendo-se em consideração a estrutura hierárquica dos dados, através da qual se estimou a magnitude do “efeito escola”. Os resultados sugerem que a importância relativa de cada variável interna ao aluno é semelhante à importância encontrada na análise de regressão, mas identifica a existência de um efeito significativo da escola em todas as análises efetuadas, exceto na disciplina de Matemática, no 12º ano. Tal facto parece ser justificado, pelo menos parcialmente, pela elevada frequência de explicações dos alunos, neste ano escolar, a esta disciplina.
- Aprendizagem organizacional em contexto de funcionamento de equipas educativas enquanto comunidades de aprendizagem : a progressiva emergência de uma metamorfose profissional e escolarPublication . Pinheiro, Generosa Pinto Silva Vilela; Alves, José MatiasA resposta aos desafios globais contemporâneos exige uma educação de qualidade, o que pressupõe uma transformação da estrutura organizacional da escola, a adoção de novos papéis e mentalidades dos seus atores e uma cultura de aprendizagem nos vários níveis da organização. Deste modo, as equipas educativas, a funcionar enquanto comunidades profissionais de aprendizagem, podem apresentar-se como uma mudança organizacional valiosa para a melhoria das escolas, configurando-se como um relevante objeto de estudo em educação. Embora, nas duas últimas décadas, tenha havido muita pesquisa sobre a temática das comunidades profissionais de aprendizagem, constata-se uma escassez de investigações que estudem tais comunidades como propulsoras da construção de organizações aprendentes, sendo, por isso, um campo que carece de aprofundamento. Esta tese inscreve-se nessa linha de investigação, procurando contribuir para a teoria, a investigação e a prática acerca da forma como a alteração de algumas estruturas organizacionais, nomeadamente a organização do ensino por equipas educativas, pode ter implicações na aprendizagem individual, coletiva e organizacional de uma escola. Neste sentido, adotamos um paradigma de investigação tendencialmente qualitativo, que operacionalizamos através de um estudo de caso instrumental, em que conjugamos uma abordagem quali-quanti. Articulamos uma estatística descritiva de dois questionários, objetos de uma descodificação e interpretação estrutural e semântica, com uma análise de conteúdo de entrevistas, grupos de discussão focalizada, notas de um diário de campo, para aprofundarmos alguns contextos singulares e a perspetiva de atores individuais. Apresentamos cinco estudos relacionados, centrados na análise das dinâmicas de funcionamento das equipas educativas e dos seus efeitos. O estudo 1 consiste numa revisão de literatura, do tipo scoping review, sobre as mudanças organizacionais, culturais e pedagógicas geradas pelas comunidades profissionais de aprendizagem em meio escolar. Este estudo dá suporte aos estudos 2, 3 e 4. O estudo 2 apresenta o funcionamento das equipas educativas enquanto comunidades profissionais de aprendizagem, assim como os seus efeitos nos seus membros, nas práticas de sala de aula e nas culturas de escola. No estudo 3, focamo-nos nestes mesmos efeitos despoletados, desta vez, pela atuação dos coordenadores das equipas educativas, enquanto líderes intermédios. O estudo 4 centra-se na análise das interações colaborativas entre os professores das equipas educativas e no seu contributo para a aprendizagem profunda dos mesmos. Com o estudo 5, um estudo guarda-chuva, procuramos focar-nos na metodologia usada na nossa investigação, para revelarmos a importância do diário de campo na desocultação de algumas tensões e no aprofundamento dos resultados apresentados. Estes estudos permitiram-nos concluir que uma alteração de estruturas organizacionais é uma condição imprescindível para a melhoria na educação, mas insuficiente. É necessária uma mudança de crenças dos atores e uma colaboração que proporcione uma aprendizagem profunda. Uma mudança substancial da educação, no âmbito da organização educativa, requer, pois, uma ação conjugada ao nível da estrutura, das lideranças intermédias, das crenças e das culturas profissionais.
- Autoavaliação de qualidade do ensino superior na Universidade Católica de Moçambique : um estudo de casoPublication . Angst, Felipe André; Alves, José Joaquim Ferreira MatiasA presente investigação teve como principal finalidade verificar as ações e os efeitos da autoavaliação da qualidade a partir de um estudo qualitativo de caso. Pelo Decreto Nº 63/2007, de 31 de Dezembro, é criado o Sistema Nacional de Avaliação, Acreditação e Garantia de Qualidade do Ensino Superior (SINAQES) e para implementar o sistema foi criado o Conselho Nacional de Avaliação de Qualidade do Ensino Superior (CNAQ), uma instituição de direito público, dotado de personalidade jurídica e autonomia técnica e administrativa, tutelada pelo Ministro que superintende a área do ensino superior. Existem de facto, em conformidade com a lei 27/2009, diferentes documentos de regulação do ensino superior em Moçambique devidamente articulados e coerentes em fase de concretização. O ensino superior moçambicano celebra 55 anos de existência, em 2017. Trata-se de uma oportunidade para refletir sobre os mecanismos de garantia da qualidade que têm recebido muita atenção nos últimos anos, principalmente por pressões internas e externas relacionadas com a progressiva massificação do ensino superior e a necessidade de alinhar o crescimento quantitativo das frequências com padrões internacionais de qualidade. Registe-se ainda que o enquadramento normativo vincula as instituições à adoção forçada de práticas de autoavaliação, introduzindo-se-lhe uma dinâmica de regulação interna e externa que se admite tenha impactos nos modos de organização e gestão da qualidade educativa. O intuito foi pesquisar o estado atual do desenvolvimento do processo de implementação do subsistema de autoavaliação da qualidade do ensino superior na Universidade Católica de Moçambique (UCM), numa das suas Unidades Básicas. Neste sentido, analisamos, através de um estudo exploratório, como ocorre o processo de autoavaliação, que díspositivos, órgãos e instrumentos foram criados, que relatórios foram produzidos, que planos de melhoria foram elaborados e efetivados e que efeitos pruduziu a autoavalição nesta instituição. Para tal, recorremos a metodologia de base qualitativa, que ambiciona e proporciona uma compreensão profunda do fenómeno a partir do contacto direto com diversos atores. Utilizamos o instrumento entrevista em profundidade (semi-estruturada), a análise documental, o diário de bordo, como principais fontes para a recolha de dados.Os resultados obtidos apontam que a autoavaliação, embora marcada por dimensões ambíguas e debilmente articuladas, impulsionou mudanças e melhorias durante e depois das práticas autoavaliativas.
- Autoavaliação, metacognição e aprendizagem : um estudo com estudantes do 1.º Ano do Ensino SuperiorPublication . Saltiel, Ana Júlia Guacha; Trigo, Maria Luísa da Mota Teixeira Ribeiro; Xavier, Maria Raúl Andrade Martins LoboO presente trabalho corresponde a uma tese elaborada no âmbito do curso de doutoramento em Ciências de Educação, na área de aprofundamento em Psicologia da Aprendizagem. O estudo teve como objetivo geral verificar se a autoavaliação constitui um instrumento eficaz para o desenvolvimento da metacognição e o aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem. Optou-se por um estudo de caso focado numa turma do 1º ano do ensino superior de uma universidade Moçambicana, no contexto da disciplina de Matemática. Participaram 40 estudantes dos cursos de Gestão de Recursos Humanos e Marketing e Relações Públicas, bem como o respetivo professor. Os instrumentos de recolha de dados incluíram fichas de autoavaliação preenchidas pelos estudantes em dois momentos, guião de entrevista individual ao professor e guião de grupos de discussão com estudantes. Foram ainda analisados alguns documentos normativos e académicos da instituição e foi também realizada observação de aulas, com base em alguns elementos considerados relevantes para o processo de ensino e aprendizagem. Os resultados permitiram concluir que os alunos recorrem à autoavaliação da sua aprendizagem de uma maneira implícita e como reação ao conteúdo aprendido mas não como uma estratégia de aprendizagem intencional. Recorrem a estratégias metacognitivas, sendo que o julgamento metacognitivo constituiu a modalidade mais utilizada. Verificou-se também o uso da decisão metacognitiva num pequeno número de estudantes que chegaram a expressar algumas regulações de condutas consideradas necessárias para a aprendizagem. A metacognição revela-se presente nas suas estratégias de estudo, uma vez que, a partir delas, os estudantes adquiriram conhecimentos, habilidades e atitudes que são necessárias para otimizar a aprendizagem. Não foram encontradas diferenças de género quanto ao uso da metacognição. Os resultados mostraram uma relação positiva significativa entre as estratégias metacognitivas e o desempenho académico, na medida em que os alunos que usaram a metacognição na sua forma mais elaborada apresentaram melhor desempenho. São discutidas as implicações para a prática educativa.
- Autonomia e flexibilidade curricular : as mudanças curriculares decretadas e os efeitos na ação organizacional escolar : estudo de caso duploPublication . Baptista, Carla Manuela Pimentel Fernandes; Alves, José Joaquim Ferreira MatiasO presente estudo tem como objeto a compreensão da forma como a organização escolar se (re)apropria das orientações da legislação escolar relativa à Autonomia e Flexibilidade Curricular. Recentes orientações legais relativas ao sistema educativo português (Decreto-Lei n.º 55/2018 de 6 de julho) enunciam como propósito a promoção de melhores aprendizagens para todos os alunos, através da realização de aprendizagens significativas e do desenvolvimento de competências mais complexas, preparando os alunos para a incerteza do futuro. Apesar de sucessivos programas de promoção do sucesso escolar e políticas de reforma implementados ao longo das últimas décadas, nem todos os alunos veem garantido o direito à aprendizagem e ao sucesso educativo. O problema, portanto, mantém-se. Consequentemente, o caminho da mudança trilhado, sendo malsucedido, tem de ser questionado. A problemática da nossa investigação assenta, assim, na necessidade de compreender se a gramática escolar instituída na ação concreta cumpre as promessas enunciadas. O presente estudo insere-se num paradigma qualitativo interpretativo, centrando-se na descrição e compreensão de realidades específicas e singulares - duas organizações escolares públicas do distrito do Porto, com contextos sociais e culturais distintos. Trata-se, portanto, de um estudo exploratório, descritivo e interpretativo, apresentando-se e discutindo-se os modos de ação pedagógica das organizações escolares, através das vozes de diretores, professores e alunos, a partir das seguintes dimensões analíticas: Posicionamento da escola face à Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC); Gramática escolar (planeamento da ação educativa, envolvimento/participação, estruturas de coordenação e medidas organizacionais, modos de trabalho docente, planeamento curricular/currículo, organização do trabalho dos alunos, modos de ensinar e fazer aprender, avaliação das aprendizagens); Efeitos da ação educativa; Melhoria contínua da organização; Inovação curricular e organizacional nas escolas; Visão dos alunos sobre a escola. A partir de uma análise de conteúdo das entrevistas semiestruturadas aos diretores das duas escolas e de uma análise aos questionários a professores e a alunos, os resultados indiciam poucas transformações organizativas, principalmente no núcleo duro do funcionamento quotidiano das escolas e do trabalho pedagógico na sala se aula, sendo sensato admitir ser necessário repensar as culturas organizacionais e profissionais se quisermos responder ao desafio de aprendizagem de qualidade para todos.
- O caso das parcerias sociais entre o governo e organizações do segundo e terceiro setor no âmbito da educação de adultos em Angola : ensaio de uma epistemologia situada de cooperação para o desenvolvimentoPublication . Mendes, Carolina Fátima Babo; Alves, José Joaquim Ferreira Matias; Carvalho, Paulo deO problema da eficácia das políticas e das ações da cooperação para o desenvolvimento (CD) têm sido uma constante até aos dias de hoje, pois a maioria dos projetos não consegue os impactos a que se propõe e simultaneamente, alguns têm provocado a longo prazo impactos negativos que se vêm acumulando, tais como: dependência por parte dos países beneficiários, aumento de tensão entre grupos, desconfiança, desrespeito, assim como um enorme desperdício de recursos e energia. Assim o modelo tradicional de CD está a desestruturar-se contribuindo para tal a crise financeira e entre outras, a emergência de outros países “doadores” e algumas economias do Sul. Numa época considerada chave para a mudança de paradigma no âmbito do desenvolvimento e da cooperação (União Europeia, Nações Unidas e União Africana), com a recente estruturação das agendas pós-2015 (a Agenda 2030 das Nações Unidas e a Agenda 2063 da União Africana) colocam-se em causa formas tradicionais de parcerias Norte-Sul e questiona-se a eficácia do próprio desenvolvimento. Perante este quadro, a presente pesquisa propôs-se a entender esta conjuntura no local, nomeadamente, compreender fluxos de práticas de CD não contabilizados pelas instituições internacionais, nomeadamente, as práticas desenvolvidas pelo segundo e terceiro sectores, no âmbito da alfabetização de adultos em Angola. Para tal, desenvolveu-se uma revisão de lentes teóricas que originaram um modelo integrado de análise que permitiu estudar tais políticas públicas e práticas e a sua dinâmica glocal (mega sítio, macro sítio e meso sítio). Para este processo, por um lado, convocou-se um eixo de análise que pretende dar vez e voz a quem vive as realidades e por outro, diferentes perspetivas teóricas, tais como: (a) um entendimento de desenvolvimento como liberdade e a teoria dos sítios simbólicos de pertencimento; (b) um entendimento de cooperação dialógica e por fim, (c) uma governança pública e uma epistemologia situacional para analisar políticas públicas e entender a gestão do bem comum - a educação. Na pretensão de analisar a realidade complexa que sustenta a referida problemática, a presente pesquisa foi conduzida por uma abordagem metodológica tendencialmente qualitativa, concretizada através de um estudo tipo caso e inspirada numa metodologia culturalmente sensível. Os dados recolhidos e analisados neste estudo demonstram que tais fluxos de práticas acontecem através de modalidades de CD caso-a-caso, nomeadamente, as parcerias sociais e/ou estratégicas sociais, como práticas suleares de cooperação, entre uma rede interorganizacional de parceiros no âmbito do Programa de Alfabetização e Aceleração Escolar (PAAE) em Angola. Neste sentido, tais práticas de CD pós-2015 são parcerias sociais catalisadoras da eficácia do desenvolvimento, ainda que indiretamente, a três níveis: (1) organizacional no que refere às instituições parceiras, entre elas as empresas, (2) profissional no que refere aos colaboradores e empresas e (3) pessoal uma vez que possibilitam que o episódio escola aconteça na vida de indivíduos adultos, com Trajetos de Vida Tipo (TVT) semelhantes, possibilitando um maior conjunto capacitário tornando-os indivíduos mais livres para escolherem o rumo das suas vidas. Estas práticas de CD contribuem para um desenvolvimento local que pode ter impactos ao nível nacional e internacional. São práticas que fazem sentido no âmbito de uma cooperação dialógica em que os parceiros apresentam determinadas disposições de cooperação dialógica; de ética num trabalho para o desenvolvimento sustentável; de compromisso, responsabilização e respetivo impacto; de ação coordenada e eficaz e disposições em educação para o desenvolvimento. Este estudo demostra que é necessário um diálogo e um conhecimento situado para (co) operar para o desenvolvimento num contexto Pós-2015. Uma operação caraterizada por: (1) uma maior capacidade local de construção endógena do desenvolvimento estimulada por uma apropriação situacional de políticas e práticas de desenvolvimento; (2) por modalidades de cooperação caso-a-caso, através das quais, os agentes terceirizados de cooperação, com determinadas disposições, atuam no âmbito da CD e (3) por um trajeto peculiar que os resultados estatísticos percorrem, em contextos em desenvolvimento e que deverá ser entendido como uma oportunidade a ser maximizada “uma vez que tais dados são cada vez mais utilizados para subsidiar e legitimar a formulação de políticas e o investimento em educação” (UNESCO, 2016, a, p.72), em suma, são o bilhete de identidade do próprio país e do trabalho que nele se desenvolve.
- Competências pedagógicas dos professores em instituições do ensino superior na cidade de Nampula : um estudo das políticas e percepções das liderançasPublication . Nascimento, Sílvia Rosa Pinto Elias Alves do; Roldão, Maria do CéuO exercício da docência, no Ensino Superior, exige ao professor sobretudo qualificações da sua área científica, observando-se a valorização predominante deste domínio do conhecimento em detrimento de qualificações pedagógicas. O estudo representa um trabalho de investigação com o tema “Competências pedagógicas dos professores em Instituições do Ensino Superior na cidade de Nampula - um estudo das políticas e percepções das lideranças” e pretende-se, com o desenvolvimento da tese, trazer contributos para a percepção de se e como algumas Instituições do Ensino Superior da cidade de Nampula, valorizam e promovem as competências pedagógicas dos seus professores. O problema que foi enunciado traduziu-se na seguinte forma: que dimensões e componentes de natureza pedagógica são consideradas necessárias, no contexto actual, ao exercício da função de professor no ensino superior e de que forma são apropriadas e valorizadas pelas instituições? As questões de investigação levantadas foram: (i) qual a visão que as lideranças das instituições têm da importância das competências pedagógicas para o ensino superior? (ii) de que modo os líderes vêm a relação entre formação pedagógica e qualidade de ensino? (iii) que peso têm critérios pedagógicos nas políticas de selecção de docentes desenvolvidas por Instituições de Ensino Superior? (iv) quais são os elementos de natureza pedagógica presentes no processo de socialização profissional dos docentes nas instituições de ensino superior? (v) que lugar ocupa a dimensão pedagógica nas políticas de formação desenvolvidas nas instituições de ensino superior? (vi) qual a visão que os professores têm da dimensão pedagógica desenvolvida nas instituições em que trabalham? Para tal, procedemos a uma revisão da literatura que nos permitisse esboçar um quadro conceptual, nomeadamente o professor no ensino superior e os aspectos ligados a profissionalidade docente e a organização do trabalho docente. Atendendo aos objectivos propostos para este estudo, optamos por realizar uma investigação de metodologia qualitativa com enfoque interpretativo pois, pretende-se interpretar e compreender as percepções dos nossos actores e, deste modo atribuir significados. Como instrumentos de recolha de dados usou-se a entrevista semiestruturada para as lideranças do topo e intermédias, inquéritos por questionário para os professores e a análise documental. A principal técnica de análise de dados foi a análise de conteúdo. Os dados recolhidos e analisados neste estudo permitem-nos concluir que, na generalidade, sem grandes diferenças significativas entre as Instituições de Ensino Superior, transparece uma conceptualização da função do professor como aquele que transmite conhecimentos prévios, isto é, estão ligadas ao conhecimento conceptual teórico – ou conhecimento de conteúdo – o que pode transparecer uma fraca apropriação e valorização da componente pedagógica nas Instituições de Ensino Superior em estudo pois, apesar de estar presente nos discursos é pouco presentes nas práticas desenvolvidas e descritas. Mas numa análise global dos discursos dos sujeitos, pode-se admitir que (i) há uma consciência institucional da importância do saber pedagógico; (ii) essa consciência concretiza-se em algumas inicitivas que não parecem contudo ser suficientes; (iii) o saber pedagógico que faz com os estudantes aprendam o que necessário tem uma existência difusa; (iv) é necessário um envolvimento institucional e profissional maior para que o “ofício docente” seja mais eficaz.Identificamos, contudo, algumas perspectivas numa óptica de recomendações para a acção futura no que se refere à docência no ensino superior, das quais destacamos: (i) a clarificação de quais competências pedagógicas necessárias para os professores universitários, particularmente no contexto de Moçambique; (ii) o reconhecimento da competência pedagógica como nuclear na profissão docente, para que o professor possa se apropriar primeiro do que significa competências pedagógicas e segundo da importância destas (e como pôr em prática nas suas diversas práticas pedagógicas) e não apenas a valorização do conhecimento e da transmissão do mesmo e (iii) a clareza sobre o conceito e a importância das competências pedagógicas na formação dos docentes que recrutam, patente nas políticas das Instituições de Ensino Superior.