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- Determinantes na retenção do capital humanoPublication . Correia, João Paulo Mano Ponces; Fonseca, António; Oliveira, EduardoPara qualquer organização, o capital humano assume-se como um recurso chave no seu crescimento. A atracção e, sobretudo, a retenção de colaboradores num cenário de acelerada e imprevisível transformação do mercado de trabalho invocam um maior conhecimento deste capital no sentido da maior eficácia dos processos de gestão de pessoas. O presente estudo de caso pretende compreender a relevância que os trabalhadores do grupo União de Transportes dos Carvalhos (UTC) atribuem ao contrato psicológico, à antiguidade, à satisfação no trabalho e à identificação organizacional para a sua permanência neste contexto laboral. Dada a escassez de pesquisas sobre o efeito destes determinantes na retenção do capital humano numa empresa do sector de transportes rodoviários de passageiros, este estudo afigura-se pioneiro para o desenvolvimento da temática neste sector. Constitui-se uma amostra de 12 trabalhadores distribuídos pelas três empresas do grupo, dos quais oito são do sexo masculino. As idades estão compreendidas entre os 32 e os 55 anos, estando a antiguidade compreendida entre os 3 e os 30 anos. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas cujo guião foi construído a partir da observação participante decorrida ao longo de um estágio curricular e das notas de bordo daí extraídas. A análise de conteúdo realizou-se através do software NVivo e redundou num sistema de 12 categorias. Verificou-se que os colaboradores com antiguidade mais elevada não percepcionam benefícios daí decorrentes em termos salariais e das condições de trabalho; a troca económica foi apontada como motivo central para a permanência na organização, não se evidenciando sentimentos de identificação com os valores e cultura da organização. Estes factores indicam a prevalência de relações de trabalho assentes em contratos psicológicos transaccionais, sem prejuízo dos moderados índices de satisfação no trabalho salientados por alguns trabalhadores. Em futuras investigações, seria oportuno o alargamento da amostra aos elementos do departamento de Recursos Humanos e à gestão de topo para coligar as representações dos trabalhadores com a perspectiva da organização.