Browsing by Author "Moura, Paulo Jorge dos Santos Pereira de"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Das políticas às práticas na promoção de uma escola inclusiva : um estudo de casoPublication . Moura, Paulo Jorge dos Santos Pereira de; Ribeiro, Célia dos Prazeres; Salgueiro, JoãoNo presente estudo, é analisada a problemática da escola inclusiva na dimensão da sua promoção pela aplicação das políticas públicas em contexto escolar. Neste âmbito, partindo de questões como, a escola: que tipo de organização, o que é a escola inclusiva, qual o papel da direção na promoção de uma escola inclusiva e que relação existe entre a direção e o setor da Educação Especial. As mesmas serviram de eixos orientadores para um estudo investigativo da ação inclusiva de um agrupamento de escolas do distrito de Lisboa, estudo este alicerçado num quadro teórico que delimitou o objeto de análise. Questionámos a pertinência da aplicação das políticas públicas no contexto escolar na promoção da escola inclusiva. Como instrumentos de recolha de dados utilizámos entrevistas, tendo submetido os dados obtidos a uma análise de conteúdo do tipo qualitativo. No caso estudado, os dados recolhidos sugerem que este agrupamento desenvolve a sua ação dentro de um contexto de inclusão seguindo o preceituado legislativo, melhorando assim a qualidade das respostas educativas a um contexto social cada vez mais exigente e heterógeno e promovendo um processo de ensino e aprendizagem inclusivo. Notam-se, no entanto, algumas falhas de caráter organizacional e orientador nessa ação. Sugerem ainda o trabalho desenvolvido em conjunto entre a equipa de Educação Especial, os restantes docentes do agrupamento e os técnicos especializados, fruto das parcerias estabelecidas com entidades externas. Por último, conclui-se que a tutela legisla em prol de uma escola inclusiva mas revela-se, ao mesmo tempo, como o principal obstáculo à sua implementação. Apontam-se, por isso, como estratégias a atualização do projeto educativo do agrupamento para orientar o envolvimento de toda a comunidade educativa e, em particular, da comunidade docente no compromisso de construção de uma escola inclusiva. Noutro nível, recomenda-se uma ação menos castradora por parte da tutela, no sentido de criar melhores condições que permitam a efetivação de um contexto inclusivo na escola pública portuguesa.