Browsing by Author "Martinho, Daniel Henrique de Sousa"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O e-portefólio reflexivo como ferramenta de ensino, aprendizagem e avaliação na disciplina de análise e técnicas de composição, dos cursos secundários artísticos especializados de músicaPublication . Martinho, Daniel Henrique de Sousa; Orvalho, Luísa Antónia de Vila Fernandes; Peixoto, NunoO presente estudo, intitulado “O e-portefólio reflexivo como ferramenta de ensino, aprendizagem e avaliação na disciplina de Análise e Técnicas de Composição, dos Cursos Secundários Artísticos Especializados de Música”, inscreve-se na problemática da avaliação das aprendizagens e da melhoria das práticas pedagógicas. Pretende, neste sentido, aprofundar a didática específica da música, bem como analisar e refletir se a estratégia do uso do e portefólio reflexivo (e-PR) como ferramenta de ensino, aprendizagem e avaliação, melhora a qualidade das aprendizagens na disciplina de Análise e Técnicas de Composição (ATC). Para o efeito, no ano letivo de 2013-2014, esta ferramenta (e-PR), foi utilizada na disciplina de ATC, em duas turmas dos 11º e 12º anos de escolaridade, dos cursos secundários artísticos especializados de música, envolvendo um total de sete alunos. Esta ferramenta havia sido já aplicada, no ano letivo de 2012-2013, numa experiência piloto, com os mesmos alunos, nos 10º e 11º anos de escolaridade, dos mesmos cursos. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, centrada num estudo de caso, complementada por uma estratégia metodológica de natureza quantitativa (o inquérito por questionário), foi realizada na Academia de Música de Viana do Castelo, durante oito meses (desde setembro a abril), no ano letivo de 2013-2014. As técnicas utilizadas para a recolha e produção de dados foram: a observação direta e participante, os inquéritos por questionário aos alunos e, os e-PR construídos pelos alunos na disciplina de ATC. As técnicas de análise, tratamento e interpretação dos dados privilegiados nesta investigação foram: a análise estatística e de conteúdo das respostas aos inquéritos por questionário e a análise de conteúdo dos e-PR construídos pelos alunos, assim como das reflexões críticas produzidas na avaliação do final dos períodos. Os resultados obtidos à pergunta de partida: “Será que o e-PR pode melhorar a qualidade das aprendizagens dos alunos na disciplina de ATC?” permitem-nos concluir que o e-PR é uma ferramenta significativa no desenvolvimento e melhoria do processo de ensino, aprendizagem e avaliação formativa na disciplina de ATC, dos cursos secundários artísticos especializados de música.