Browsing by Author "Frade, Carla Manuela Lemos Silva"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Ensino colaborativo : clima de partilhaPublication . Frade, Carla Manuela Lemos Silva; Ponte, FilomenaO Presente estudo analisa o modelo de ensino colaborativo praticado nas escolas do 1ºciclo do Agrupamento de Escolas de Pevidém, no Concelho de Guimarães no ano lectivo 2010/2011. A educação inclusiva é hoje muito falada e o atendimento a crianças com necessidades educativas especiais é uma realidade. Para que a escola seja efectivamente inclusiva passa por desenvolver as estratégias e a qualidade do apoio educativo em educação especial. Este apoio só será de qualidade se articulado com o ensino regular. A acção simultânea entre os dois docentes na sala de aula, é essencial para que a escola seja verdadeiramente inclusiva. O objectivo principal desta investigação é o de caracterizar o modelo colaborativo entre docente de educação especial e docente do ensino regular, no atendimento a crianças com necessidades educativas especiais. Numa primeira fase, é feita uma análise conceptual sobre o conceito de educação especial, escola inclusiva e ensino colaborativo. A metodologia de investigação utilizada é de natureza qualitativa, e a amostragem é de conveniência, com 19 professores do ensino regular e 5 do ensino especial. Os resultados obtidos demonstram que é grande a motivação para a docência e que existe colaboração em muitos aspectos neste modelo, entre eles: na planificação e organização das actividades, na avaliação, na relação entre os docentes e na formação contínua. Salientam como aspectos menos positivos e que de alguma forma fragiliza este modelo, o tempo de apoio educativo reduzido, no âmbito da educação especial, que parece insuficiente para um atendimento de qualidade a crianças com necessidades educativas especiais.