Browsing by Author "Ferreira, Marta Raquel Portas Salgado de Castro"
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- Saber viver juntos numa comunidade cívica cujo fio condutor é a educaçãoPublication . Ferreira, Marta Raquel Portas Salgado de Castro; Varanda, Maria Isabel PereiraO presente relatório visa refletir sobre a pertinência da Educação no seu cômputo geral e a coexistência de duas disciplinas, Educação para a Cidadania e Educação Moral e Religiosa Católica, que primam pela preocupação da formação do cidadão, como um ser integrante de uma sociedade democrática, com papel ativo e interventivo. Com a globalização e a presença de diferentes culturas, novos desafios se impõe, tanto à escola, como à própria educação, uma vez que esta deve ser multicultural e multirreligiosa procurando estabelecer uma certa harmonia social. Assim, a educação tem o papel de ajudar a compreender o mundo e as pessoas bem como o de cultivar o sentido de pertença a uma comunidade. Sendo a educação um direito de todos, não se poderia deixar de incluir, nesta reflexão, o testemunho de uma persistência invulgar de uma menina chamada Malala, com origem no Paquistão, demonstrando o quão a escola, a educação e a instrução são veículos impulsionadores para ser-se voz ativa na sociedade e instrumentos base na construção de uma identidade, sendo a atual caracterizada por ser tecnocrata e individualista. Desta forma, o Estado é responsável por proporcionar a todos os cidadãos o acesso à educação e garantir que todos são capazes de participar ativamente na sociedade em que estão inseridos. Por essa razão se entende o enfoco que se dá à educação para a cidadania, sendo uma preocupação que provém da antiguidade e na sociedade atual é de extrema importância alertar para a necessidade de os cidadãos serem proativos e terem a capacidade de refletirem criticamente acerca de problemas sociais que os envolvem, tentando colmatar o individualismo, fruto da tecnocracia vigente na sociedade de hoje. Porém, a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica tem um papel importantíssimo na formação do carácter dos cidadãos. Se, por um lado, a Educação para a Cidadania se preocupa com a participação ativa na sociedade do cidadão, por outro, a disciplina anterior preocupa-se com a Formação Integral, procurando ajudar a pessoa a ser, a integrar-se com os outros, a desenvolver o sentido altruísta.