DACT - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing DACT - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations by advisor "Byrne, Gonçalo de Sousa"
Now showing 1 - 10 of 21
Results Per Page
Sort Options
- Acessibilidade e mobilidade : o espaço público como renovação urbanaPublication . Saraiva, Francisco de Paula Cunhal Vaz; Carvalho, António da Silva Ferreira de; Byrne, Gonçalo de Sousa; Gomes, Carina Gisela SousaO trabalho que se apresenta divide-se em duas partes: A primeira diz respeito a considerações gerais sobre o tema actual das acessibilidades na cidade em geral, para um espaço urbano em particular. Trata do papel da arquitectura na configuração do espaço público e a sua contribuição para a melhoria da qualidade de vida das cidades, aplicado numa proposta individual de Projecto Integrado Urbano, afecto a um concurso internacional para estudantes arquitectos: Schindler Award 2012, a realizar na capital da Suíça, Berna que é considerada a capital europeia das acessibilidades e que tem como tema programático “Acess For All”. Neste contexto, para aplicação dos conceitos foi feita uma abordagem onde se tenta focar vários aspectos fundamentais como são exemplo: acessibilidade, morfologia, ecologia, planeamento, transições e continuidade urbana, forma, função, entre outros, para que todo o espaço de intervenção seja acessível para todos. Na segunda parte tentar-se-á explicar a estratégia num processo de continuidade urbana e tirar proveito da bela paisagem naturalizada que a cidade nos oferece. Pretende-se, igualmente, demonstrar a importância do arquitecto para que, através de intervenções arquitectónicas e de um planeamento à escala urbana até à construção de um edifício para um uso muito específico, numa arquitectura sensorial, ele possa melhorar o espaço urbano, fazendo com que os utilizadores neste caso, os denominados “grupos de risco” se sintam acarinhados, numa expectativa de inclusão social. Aqui, o papel social estará intimamente ligado ao desenho do espaço que se pretende requalificar no sentido de dar uma continuidade à antiga cidade Medieval de Berna com uma ideia de “unidade de vizinhança”, para que os utilizadores do edifício possam sentir-se reintegrados na comunidade, numa relação de proximidade uns com os outros.
- Acessibilidades : arquitectura inclusivaPublication . Figueiredo, Carina Sofia Pereira de; Carvalho, António da Silva Ferreira de; Byrne, Gonçalo de SousaAs Acessibilidades é um tema fundamental no desenvolvimento social das pessoas e das cidades, mas é muitas vezes ausente na vida dos que mais dela necessitam para realizarem as suas tarefas independentemente. É necessário perceber as várias formas de minimizar o impacto de obstáculos nos percursos, nas zonas de estar e nos edifícios para que a circulação seja fluida e funcional. É portanto essencial pensar no planeamento urbano como factor decisivo na relação das pessoas independentemente da sua condição física, cognitiva e sensorial de forma a obter resultados que dêem resposta às necessidades de todos.
- Ambientes : renovar e integrarPublication . Lopes, Raul José; Carvalho, António da Silva Ferreira de; Byrne, Gonçalo de SousaO presente trabalho de projecto é a concretização teórica do trabalho realizado no ano lectivo de 2011/2012 na Universidade Católica Portuguesa, para obtenção do grau de Mestre em Arquitectura. Neste trabalho será portanto tratado a temática teórica que contribui para a projecção da intervenção para um melhor entendimento. Serão tratados temas como mobilidade, sociologia, ecologia e ambientes. O estudo da mobilidade é óbvio devido ao tema geral (Acess for All) e por isso é abordado não só em temas específicos como aparece um pouco em todos os temas. O tema sociologia foi trabalhado em conjunto com a geografia pois devido às características especificas de Berna como uma península feita pelo rio Aare e as suas diferenças de cota constantes, que fazem de Berna única em termos sociais. Por outro lado também a sua localização relativamente a Europa fazem dela tal como muitas cidades da Suíça, uma cidade com uma história única. O tema ecologia é algo bastante importante devido a grande preocupação dos Suíços, quanto ao seu habitat, o que é um modelo a seguir, mas como esta é muito diferente daquela que estamos acostumados a ter em Portugal foi preciso um estudo mais profundo. Neste sentido foi relevante o estudo da colocação de vegetação em espaços urbanos. Por fim o estudo de ambientes foi mais relacionado com a proposta em si, para através de engenhos de integração e renovação criar, nesta parte da cidade, espaços por si únicos e apelativos tanto a moradores como a turistas, o qual deve ser o alvo de qualquer proposta urbana. Assim será realizado este trabalho de projecto, partindo depois para a explicação do projecto em si em todas as suas vertentes.
- Construir a confiança através do espaço arquitectónicoPublication . Diz, Lucas Cantisano; Carvalho, António da Silva Ferreira de; Byrne, Gonçalo de Sousa; Gomes, Carina SousaEste trabalho de projecto centra-se em três linhas de análise essenciais, articulando as complexas noções de cidade, sociedade e arquitectura. O objectivo principal consiste em discutir a interacção e a interdependência destas temáticas, inseridas no contexto particular das acessibilidades, dos modos de habitar e envelhecer no Séc. XXI, materializando essa discussão numa proposta de intervenção para um local e um programa concretos. Tomando como ponto de partida a paisagem urbana, que se assume como um organismo vivo, heterogéneo, plural e em permanente transformação, procura-se perceber de que formas a sociedade, também ela diversa, em constante mutação e albergando um mosaico de indivíduos todos diferentes entre si, a experiencia, compreende e vivencia. É à arquitectura que cabe a ligação entre cidade e sociedade, entre os espaços e o que os indivíduos esperam deles. Que características devem compor o desenho do espaço para conduzir a forma arquitectónica à presença efectiva, segura, confiante e prazerosa dos indivíduos? É esta a interrogação principal que organiza e orienta o trabalho aqui apresentado. Explicitados os pressupostos teóricos, analisa-se o local de intervenção e concretiza-se a proposta. Esta traduz, na prática, e em todas as escalas abordadas, desde a urbana à do edifício, os conhecimentos veiculados pelas linhas teóricas explanadas. O acto de projectar oferece uma resposta a uma problemática real da cidade, do edifício e da sociedade, procedendo-se, assim, a uma regeneração urbana e social em busca de uma arquitectura ética. Só assim é possível construir um espaço acessível, com qualidade, que possa ser experienciado, compreendido e vivido na sua plenitude, um espaço que seja de todos e para todos. Em suma, dar um passo em direcção à cidade, ao espaço ideal.
- Edifícios híbridos : unir territórios para unir pessoasPublication . Pereira, Ricardo Jorge Matos; Carvalho, António da Silva Ferreira de; Byrne, Gonçalo de SousaA área de intervenção situa-se em Lisboa, na freguesia das Avenidas Novas. Este Trabalho de Projeto corresponde ao desenvolvimento da solução urbana proposta para esta área de Lisboa no 1º semestre, nas unidades curriculares de Projeto Integrado Urbano e de Projeto Integrado de Paisagem. Este projeto surge da intenção da Fundação Calouste Gulbenkian melhorar a cidade que a envolve, ao abrigo do projeto "O Nosso Km2 " criado pela fundação, formando um desafio e uma oportunidade para testar novas ideias e propostas para resolver problemas de ordem social, urbana e arquitetónica. Na freguesia das Avenidas Novas passa uma linha férrea que separa duas partes desta freguesia, dividindo assim o território em dois. A proposta deste projeto tem como principal objetivo unificar estas duas partes da freguesia, através da criação de uma nova avenida que liga a Avenida de Berna com o Bairro do Rego, passando por cima da linha férrea, sobre a qual é criada uma plataforma que alberga uma grande área de espaço verde público. Esta avenida é na verdade um edifício destinado a estacionamento público nos seus pisos inferiores, mas em cuja cobertura surge uma avenida aparentemente como tantas outras presentes nesta freguesia, ladeada por vários edifícios novos, que dela fazem parte, enquanto grande edifício híbrido (estacionamento/ avenida/ ponte/ habitação/ escritórios / comércio). Desta proposta faz parte também o desenvolvimento dos edifícios que ligarão esta nova avenida-ponte à Avenida de Berna e ao Hospital Curry Cabral, com um programa híbrido destinado a vários estratos sociais e aberto a todos os cidadãos, transformando o interior do conjunto edificado num quarteirão vivo, com jardins, lojas e caminhos, que o transformarão numa passagem natural para os transeuntes.
- Espaços verdes urbanosPublication . Silva, Rafaela Filipa Lourenço Gouveia Correia da; Carvalho, António da Silva Ferreira de; Byrne, Gonçalo de SousaO nosso estudo é composto por uma componente teórica de investigação e por uma componente prática de projecto. Da primeira, consta uma componente teórica que constitui a base de sustentação das fases de projecto, das soluções e das opções apresentadas na proposta final A problemática em estudo, “acessibilidade e a mobilidade para todos”, constitui uma temática elementar a considerar, quando se projecta um espaço urbano para indivíduos com limitações ou para indivíduos sem ela pois, em qualquer momento da vida, qualquer cidadão poderá ser portador de uma mobilidade condicionada e estar dependente de um ambiente concebido para pessoas com necessidades especiais. Há que criar soluções arquitetónicas na cidade, que sejam de inclusão social de todos os cidadãos. Em sequência deste tema geral, surgiu a inclusão do subtema, “espaços verdes urbanos”, que consideramos de supremo valor na vida de todos os cidadãos, mas cujas acessibilidades, muitas vezes, são deficitárias. A vegetação, além de ser essencial para que exista equilíbrio entre a temperatura, a humidade e a poluição do ambiente, também constitui uma forte presença na vida do ser humano e uma grande importância na sua qualidade de vida. Os espaços verdes, nomeadamente, a vegetação arbórea deverá ser vista como sendo mobiliário urbano, podendo engrandecer o interesse a nível de embelezamento e estética dos espaços urbanos. Uma intervenção urbanística e arquitetónica, tendo em conta a envolvente, deverá ser inclusiva e potencializadora da vivência dos indivíduos presentes na sociedade. O nosso estudo prático envolve a realização de um projecto que consiste no desenvolvimento de uma proposta urbana realizada no âmbito do concurso internacional promovido pela Schindler Award, 2012, para uma zona da cidade de Berna, Suíça. No nosso desenho urbano, pretendemos que as barreiras na cidade sejam inexistentes e que todos os espaços possam ser acessíveis a todos, particularmente os espaços verdes, visto serem a união perfeita com a cidade. O edifício, alvo de desenvolvimento (“Drogenanlaufstelle”), pretende ser de apoio aos grupos de risco, logo, a função psicológica é mais decisiva do que parece. O ser humano tem necessidade de se sentir próximo da natureza, com vista ao seu bem-estar físico e psicológico.
- Essencialidade : mais com menos : um lugar alcançávelPublication . Meneses, Daniela Filipa de Almeida; Carvalho, António da Silva Ferreira de; Byrne, Gonçalo de Sousa; Gomes, Carina SousaEste trabalho de projecto visa reflectir sobre a problemática actual das acessibilidades nas cidades. De forma geral, ele remete, portanto, para a articulação e interacção entre os conceitos de cidade, arquitectura e sociedade, inseridos neste contexto específico. Estes temas são posteriormente aplicados e materializados num projecto para uma realidade concreta e programa específico. Pretendendo compreender as características que o desenho do espaço deve ter de maneira a possibilitar a sua utilização por parte de toda a sociedade, o trabalho debruça-se sobre a articulação entre os três conceitos, tomando como ponto de partida a cidade, o seu crescimento desorganizado, a sua constante transformação e o seu papel importante nos diferentes modos de vida dos utilizadores, influenciando-os e condicionando-os. Cabe à arquitectura a articulação entre ambos e a possibilidade de melhorar o seu relacionamento. Como se consegue um espaço alcançável e acessível a toda a sociedade? De que maneira um espaço mais simples e organizado se adapta melhor aos diferentes modos de vida e a diferentes pessoas? Como se percebe que estamos perante um espaço realmente organizado? Estas são algumas das questões e inquietações que estruturam e orientam este trabalho. Posteriormente à exposição dos pressupostos teóricos, procede-se primeiramente à compreensão do lugar e seguidamente à concretização da proposta. Esta, perante a realidade adquirida, procede à regeneração física e social do espaço em questão. De uma forma geral, passa pela criação de um espaço simples, que busque a essencialidade e que ao mesmo tempo seja parte integrante da cidade, tendo sempre por base o desejo de facilitar a mobilidade a toda a sociedade.
- Flexibilidade na habitação multigeracional : habitar e envelhecer no séc. XXIPublication . Santos, Mónica Monteiro dos; Carvalho, António da Silva Ferreira de; Byrne, Gonçalo de SousaNeste trabalho desenvolve-se o estudo, em termos genéricos, da flexibilidade na Habitação Multigeracional, uma vez que a arquitectura depara-se com novos problemas para pôr em prática novas ideias de mutação, consequência de diversos factores sociais e neste caso específico do envelhecimento da população, económico e tecnológicos. Neste sentido, a investigação sobre o Conceito de Flexibilidade, associado a uma maior polivalência e versatilidade do espaço da habitação, de modo a que se possa adequar os modos de vidas dos diferentes habitantes, dando uma resposta às suas mais diversas necessidades, e dando-lhes a oportunidade de se apropriarem do espaço e personaliza-se à sua medida. Pretende-se contextualizar o Tema Principal Habitar e envelhecer no século XXI, o qual está directamente ligado com o aumento da esperança de vida e contextualiza-lo. Face ao tema da Flexibilidade pretende-se contextualizar o tema, do ponto de vista arquitectónico, cultural, historio e conceptual, através da apresentação de exemplos dinâmicos associados à habitação, não apenas pelo seu potencial de resposta, mas também pela vontade de mostrar novas formas de estruturação. Partindo da análise e de exemplos práticos pretende-se explicar o conceito aplicado à pratica, no desenvolvimento do projecto para a disciplina de Projecto Integrado Urbano e Projecto Integrado de Renovação.
- Habitação coletiva para idosos e creche : Vila Chã de Sá, ViseuPublication . Santos, José Manuel Lopes Pereira dos; Carvalho, António da Silva Ferreira de; Byrne, Gonçalo de SousaDe acordo com Carvalho (2013), o perfil demográfico da sociedade portuguesa alterou-se, com tendência para uma pirâmide invertida. A esperança de vida tem aumentado paulatinamente, pelo que esta realidade deve ser encarada como um desafio e uma oportunidade. Os progenitores portugueses passam pouco tempo com os filhos, com os pais e mães, dado que ambos trabalham para assegurar o rendimento familiar. Esta ausência não permite o apoio à terceira idade. As crianças muito cedo são colocadas em creches e infantários, não fazendo o convívio suficiente nem com os pais, nem com os avós. Os nossos séniores são dos cidadãos europeus com menores rendimentos, não tendo, por isso, grandes possibilidades de poderem pagar a estadia numa residência assistida que lhes permita qualidade de vida, convívio e dignidade. Atendendo a este fenómeno, a Associação de Solidariedade Social Recreativa e Desportiva da Freguesia de Vila Chã de Sá, concelho de Viseu, pretende levar a efeito a construção de um lar de idosos e creche que dê resposta a estas necessidades, defendendo e promovendo a afectividade entre crianças e avós. Propusemo-nos colaborar com a instituição atrás referida, desenvolvendo em estágio o projeto de arquitetura de uma HABITAÇÃO COLETIVA PARA IDOSOS E CRECHE . A investigação teórica recaiu sobre a demografia, as acessibilidades, a empregabilidade gerada pelos idosos da sociedade e a caracterização da população alvo. Foram analisados diversos estudos de caso.
- Habitação em condomínio : novas formas de habitar no centro histórico de ViseuPublication . Monteiro, Rita Joana Gouveia; Carvalho, António da Silva Ferreira de; Byrne, Gonçalo de SousaO projecto aborda o tema “Habitação em condomínio: novas formas de habitar no centro histórico de Viseu”, e constitui o Trabalho de Projecto para a obtenção do grau de Mestre em Arquitectura. Procura demonstrar a importância de fixar população com elevada capacidade económica no centro histórico (por contraponto ao impacto da sua transferência para a periferia da cidade que se verificou nas últimas décadas), concretizado num projecto habitacional de elevados padrões de conforto. O projecto procura responder a uma oportunidade de intervenção identificada na malha urbana consolidada, mais concretamente entre as ruas Dr. Silva Gaio e Serpa Pinto (até ao Rio Pavia), em torno da Calçada Viriato. Para tal, é importante a análise global da área envolvente ao local de intervenção que sustente uma nova proposta de organização espacial e desenho urbano em Viseu. Serão considerados os aspectos sociais e culturais com impacto no modo de habitar. É traçado um breve panorama histórico da evolução urbana de Viseu. Pretende-se mostrar que, quando se fala em “novas formas de habitar”, serão abordados problemas reais com vista à sua resolução. Nesse sentido, é equacionada a oportunidade de cativar as pessoas com maior poder económico a habitar de novo no centro histórico, pela repercussão positiva que poderão provocar na economia e dinâmica local. Para uma melhor compreensão do tema, é feita uma abordagem do tema condomínios fechados e é analisada na área de Viseu, o viver na periferia em contraponto com o centro histórico de modo a compreender as suas características específicas, que possam justificar o porquê de se viver melhor num condomínio fechado e que viver no centro histórico traz mais qualidade de vida tanto aos moradores como à cidade. A relação com o espaço público, com os monumentos e equipamentos colectivos, com a natureza, com o rio, serão analisadas também nessa perspectiva.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »