
Anabela de Sousa Lopes é Professora Coordenadora da Escola Superior de Comunicação Social (ESCS/IPL). Investigadora integrada 
do ICNOVA, tem formação em Ciências da Comunicação (Doutoramento, Mestrado e Licenciatura). Coordenou cursos de licenciatura e de 
mestrado na ESCS e lecionou, igualmente, na Universidade de Cabo Verde e no curso de doutoramento em Ciências da Comunicação do 
ISCTE. É autora de vários artigos sobre os media e o jornalismo e publicou dois livros: CD Áudio-Efeitos de Singularidade e Tecnologias 
da Comunicação: Novas Domesticações.

Assunção Gonçalves Duarte é doutoranda em Media Digitais na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova 
de Lisboa (FCSH-UNL). O seu projeto de investigação está  associado ao iNOVA Media Lab do ICNOVA e versa o tema “O GIF animado como 
facilitador das narrativas visuais do jornalismo digital e da cultura participativa”. É licenciada em Comunicação Social pela FCSH-UNL 
e em Design pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa. Como designer gráfico de comunicação tem criado, entre outros, 
conteúdos para a área da Educação em Conservação Ambiental e Cidadania. Leciona unidades curriculares na área da imagem e multimédia, 
nomeadamente na Escola Superior de Comunicação Social. 

Fátima Lopes Cardoso é doutorada em Ciências da Comunicação, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da 
Universidade Nova de Lisboa, mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação, pelo ISCTE, e licenciada em Jornalismo, pela 
Escola Superior de Comunicação Social (ESCS). Jornalista em vários títulos da imprensa nacional desde 1997, investigadora do ICNOVA e 
professora adjunta na Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa (ESCS-IPL), desde 2006 leciona unidades curriculares na área de 
jornalismo escrito e das linguagens visuais. É autora do livro Jornalistas-Escritores: A Necessidade da Palavra e da coleção de 12 livros 
Os Anos de Ouro do Cinema Português.

Jacinto Godinho é jornalista dos quadros da RTP (Rádio e Televisão de Portugal) desde 1988. Como repórter fez vários trabalhos de 
investigação premiados, como Tráfico de hormonas para a carne de vaca (1993) e Caça aos golfinhos nos Açores (1994). Produziu e realizou 
várias séries documentais, como é o caso de Ei-los que Partem – Uma história da Emigração Portuguesa (2006); A PIDE Antes da PIDE 
(2016); Quando a Tropa mandou na RTP (2017); A Gravação Secreta da Assembleia Selvagem (2019) e PCP: 100 anos a resistir (2021). 
Foi por duas vezes galardoado com o Prémio Gazeta do Clube de Jornalistas. Doutorado em Ciências da Comunicação pela FCSH da 
Universidade Nova de Lisboa, é investigador do ICNOVA e professor auxiliar do Departamento de Ciências da Comunicação da FCSH-UNL. 
Publicou os livros As origens da reportagem – Imprensa (2009) e As origens da reportagem – Televisão (2011).

Manuel Carvalho Coutinho é doutorado em Ciências da Comunicação, com Especialidade em Media e Jornalismo, pela Faculdade 
de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É autor de várias publicações, criador de conteúdos e experienciado 
conferencista com um percurso de estudos na área de Jornalismo Literário, Media e Filosofia da Educação. Possui experiência profissional 
na área de investigação, recursos humanos e organização de eventos. Investigador integrado no centro de investigação CECC – Centro de 
Estudos de Comunicação e Cultura da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa.

Maria José Mata é docente e foi coordenadora dos cursos de Licenciatura (2015-2017) e Mestrado (2017-2021) em Jornalismo da 
Escola Superior de Comunicação Social (ESCS/IPL). Investigadora integrada do ICNOVA – Instituto de Comunicação da Nova, é doutorada 
em Ciências da Comunicação, variante de Estudos dos Media e do Jornalismo pela FCSH-UNL e investiga e leciona nas áreas das teorias, 
das práticas e da deontologia do jornalismo, com particular interesse pelas questões relacionadas com as práticas e as representações 
jornalísticas visuais. 

  
O Jornalismo Visual em Portugal – Contributos para uma História resulta de investigações realizadas por seis 
autores – Anabela de Sousa Lopes, Assunção Gonçalves Duarte, Fátima Lopes Cardoso, Jacinto Godinho, Manuel 
Carvalho Coutinho, Maria José Mata –, no âmbito do projeto Para uma História do Jornalismo em Portugal, financiado 
pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT-PTDC/COM-JOR/28144/2017). Como o título indica, apresenta 
contributos que concorrem para a história do jornalismo visual em Portugal. Organizada em quatro partes – História do 
Fotojornalismo nos séculos XX e XXI; História do Cinejornalismo e do Telejornalismo; A Informação Não Diária na RTP2; 
A Evolução da Infografia Jornalística em Portugal –, a obra convida a uma viagem no tempo que permite conhecer 
as principais tendências na evolução do jornalismo visual, em que se assinalam momentos históricos determinantes 
na produção noticiosa marcada pela fotografia, pela imagem televisiva e pela infografia.

ANABELA DE SOUSA LOPES • ASSUNÇÃO GONÇALVES DUARTE
FÁTIMA LOPES CARDOSO • JACINTO GODINHO
MANUEL CARVALHO COUTINHO • MARIA JOSÉ MATA

O
 JO

R
N

A
LISM

O
 VISU

A
L EM

 P
O

R
TU

G
A

L: C
O

N
TR

IB
U

TO
S P

A
R

A
 U

M
A

 H
ISTÓ

R
IA

O JORNALISMO 
VISUAL 
EM PORTUGAL 
CONTRIBUTOS PARA UMA HISTÓRIA

COLEÇÃO  ESTUDOS E REFLEXÕES







O JORNALISMO VISUAL EM PORTUGAL  
– CONTRIBUTOS PARA UMA HISTÓRIA





O JORNALISMO VISUAL EM PORTUGAL 
– CONTRIBUTOS PARA UMA HISTÓRIA



título
O Jornalismo Visual em Portugal – contributos para uma história

autores
Anabela de Sousa Lopes
Assunção Gonçalves Duarte
Fátima Lopes Cardoso
Jacinto Godinho
Manuel Carvalho Coutinho
Maria José Mata

editor
Instituto Politécnico de Lisboa

design da capa
Pedro Antunes
Assunção Gonçalves Duarte (fotomontagem)

execução gráfica
Gráfica 99

© Instituto Politécnico de Lisboa, 2022

Todos os direitos reservados

Setembro de 2022

isbn 978-989-53678-4-9

dep. legal n.º 505 664/22

Este trabalho é financiado por fundos nacionais 
através da FCT – Fundação para a Ciência e a 

Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto 
PTDC/COM-JOR/28144/2017 – Para uma 

história do jornalismo em Portugal.

This work is financed by national funds through 
FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, 

I.P., in the scope of the project PTDC/COM-
JOR/28144/2017 – Towards a history of 

journalism in Portugal.



7

ÍNDICE

Introdução........................................................................................... 	 9

Parte I: História do Fotojornalismo nos Séculos XX e XXI

Cap.1. �A fotografia na imprensa ilustrada e a lenta afirmação  
dos fotógrafos nas redações: da ditadura militar  
aos primeiros anos do Estado Novo.............................................	 17
Maria José Mata e Manuel Carvalho Coutinho

Cap.2. �De 25 de Abril de 1974 às primeiras décadas do novo milénio:  
Os últimos 40 anos da fotografia de imprensa em Portugal ......	 69
Fátima Lopes Cardoso

Parte II: História do Cinejornalismo e do Telejornalismo

Cap. 1. �O jornalismo audiovisual antes da televisão...............................	 115
Jacinto Godinho

Cap. 2. �A inauguração da RTP e a primeira grande reportagem  
televisiva......................................................................................	 141
Jacinto Godinho

Cap. 3. O telejornalismo no tempo do Estado Novo. De 1956 a 1974.....	 153
Jacinto Godinho



O JORNALISMO VISUAL EM PORTUGAL 

8

Parte III: A Informação Não Diária na RTP2

Cap. 1. �O nascimento de um novo canal: a informação não diária  
da RTP2, de 1968 a 1991..............................................................	 231
Anabela de Sousa Lopes e Manuel Carvalho Coutinho

Cap. 2. �A afirmação da identidade da RTP2: a informação não diária,  
de 1992 a 2010.............................................................................	 257
Anabela de Sousa Lopes e Manuel Carvalho Coutinho

Parte IV: A Evolução da Infografia Jornalística em Portugal

Cap.1. �Infografia Impressa: das primeiras experiências do século XVIII  
à afirmação como género jornalístico no final do século XX.......	 287
Assunção Gonçalves Duarte

Cap.2. �A Infografia Digital: de formato emblemático do jornalismo  
online do início do século XXI à integração nas narrativas  
multimodais do jornalismo digital moderno................................	 339
Assunção Gonçalves Duarte





257

A afirmação da identidade da RTP2:  
a informação não diária, de 1992 a 2010

Anabela de Sousa Lopes
�Escola Superior de Comunicação 
Social (ESCS/IPL) e ICNOVA
alopes@escs.ipl.pt
ORCID ID: 0000‑0002‑6587‑1427
CIÊNCIA ID: 7B1B‑2E0B‑21BC

Manuel Carvalho Coutinho
CECC (FCH‑UCP)
manueljoaocc@gmail.com
ORCID ID: 0000‑0001‑6562‑0188
CIÊNCIA ID: 061B‑4A3F‑18B3

Introdução

Um dos períodos mais desafiantes para a RTP foi marcado pela entrada 
dos canais de televisão privados no panorama audiovisual português. 
Em 1992, a SIC rompe com o monopólio televisivo da RTP e, em 1993, 
ano de surgimento da TVI, a RTP passa a coexistir com esses dois canais 
privados. Assinalam‑se nesse período transformações significativas na 
área do jornalismo televisivo: numa primeira fase pela forte presença de 
programas de grande informação em horário nobre, na RTP1, SIC e TVI; 
numa segunda fase, a partir do final dos anos 90, pelo declínio da infor-
mação semanal no prime time das televisões generalistas.

Claramente, a RTP1 assumiu‑se como concorrente dos canais privados 
e entrou na luta pelas audiências a partir do início das emissões da SIC. 
Assim, para compreendermos a trajetória do segundo canal da RTP no 
período de 1992 a 2001 é necessário contextualizá‑la no panorama da 
coexistência da RTP1, SIC e TVI.

Foi nosso propósito aferir qual o investimento realizado na investi-
gação jornalística, que implica um tempo significativo de elaboração, 



O JORNALISMO VISUAL EM PORTUGAL 

258

bem como meios humanos e técnicos mobilizados para um trabalho de 
maior profundidade, comparativamente com a produção jornalística 
destinada aos telejornais, por exemplo.

Interessou‑nos perceber se a grelha de programas de informação do 
segundo canal mimetizou a oferta da RTP1, ou se foi orientada para ser 
uma alternativa; se a disputa pelas audiências entre a estação pública e 
as privadas se refletiu nas opções tomadas para o seu menu de programas 
de informação no prime time.

Assumindo uma abordagem cronológica, tal como no capítulo ante-
rior, apresentamos uma análise que compreende dezoito anos de emissão. 
Para tal, realizou‑se a caracterização dos programas mantendo as mes-
mas coordenadas principais, enunciadas no capítulo anterior: a duração, 
o formato, a/o jornalista que conduz o programa, a temática.

A análise continuou para além desse marco de 2001, com a aplicação 
dos mesmos critérios a uma fase em que a RTP2 revelou estabilidade na 
sua linha de programação própria, distinta da dos outros canais. Com-
preendemos que, ao longo do percurso agora em causa, o segundo canal 
consolidou o seu posicionamento como alternativa à RTP1, SIC e TVI, 
demarcando‑se dos programas de informação do prime time dos três 
canais generalistas, essencialmente pelas temáticas escolhidas, situadas 
cada vez mais no campo da cultura, da ciência e das causas cívicas e 
ambientais.

RTP2: em busca de identidade própria

Como referimos no capítulo anterior, a produção científica sobre a tele-
visão portuguesa tem sido expressiva, não só com enfoque na estação 
pública, mas também baseada em estudos comparativos que a incluem. 
Um desses estudos é o de Felisbela Lopes (2007), que centrou a investi-
gação realizada no âmbito do seu doutoramento na caracterização de 
programas de informação semanal dos canais generalistas – RTP1, SIC 
e TVI –, entre 1993 e 2005. O interesse da investigadora coincide com o 
nosso no que se refere ao segmento temporal escolhido, aproximada-
mente, sob o prisma da coabitação dos três canais generalistas. Contudo, 
não foi contemplada a RTP2. Refere Felisbela Lopes: “Por ser um canal 



A afirmação da identidade da RTP2

259

com uma programação mais segmentada e dirigida a públicos minoritá-
rios, excluímos a RTP2” (Lopes, 2007, p. 20). Esta opção justifica‑se 
pelos objetivos traçados para a sua tese de doutoramento, orientados em 
dois níveis, como explicou:

No primeiro, procuraremos caracterizar a informação televisiva difundida 

semanalmente em horário nocturno entre 1993 e 2005 e, simultaneamente, 

avaliar a sua evolução ao longo dos primeiros anos de coabitação da TV 

pública/TV privada. (…) No segundo nível, é nosso propósito conhecer com 

mais pormenor a esfera publica televisiva desenhada nos plateaux de deter-

minados programas de informação semanal. Se do primeiro nível resulta o 

esboço global da oferta televisiva desse tipo de programação, no segundo nível 

procuraremos conhecer os actores que ocuparam as cenas mediáticas e as 

temáticas exploradas em programas de conversação televisiva (debates, 

grandes‑entrevistas ou talk shows). (Lopes, 2007, p. 21).

Considerar a RTP2 nesse estudo comparativo seria, portanto, desa-
dequado aos propósitos da investigação académica.

O nosso objetivo é distinto por pretendermos, numa primeira fase, 
captar o posicionamento da RTP2 num período conturbado, inicialmente 
marcado pela concorrência entre a RTP1 e os canais privados. Optámos 
por incluir o ano de 1992, quando se iniciam as emissões da SIC, e mar-
car o final dessa primeira fase em 2001, ano em que o universo televisivo 
português conhece outra novidade e lança novos desafios: surge o pri-
meiro canal de notícias, a SIC Notícias.

Não são em grande número os trabalhos académicos desenvolvidos 
especificamente sobre o segundo canal da RTP. Assinalamos o artigo de 
Gabriela Borges, de 2006, realizado no âmbito do seu pós‑doutoramento, 
“Televisão e cidadania: a participação da sociedade civil na 2:”, centrado 
na análise da qualidade de três programas – Causas Comuns, Tudo em 
Família e Nós –, no período de uma das reestruturações do canal, em 
2003. Sobre a qualidade e relevância social dos programas analisados, 
conclui:

Se considerarmos a efetiva participação da sociedade civil na 2:, é possível 

constatar que nos três programas analisados temos a presença de diversas 



O JORNALISMO VISUAL EM PORTUGAL 

260

instituições sociais na produção, com o fornecimento de temas, pessoal qua-

lificado para discutir os temas propostos durante os programas e material de 

apoio (Borges, 2006, p. 11).

Gabriela Borges deu continuidade à investigação sobre a programação 
do segundo canal da RTP e no ano seguinte, em 2007, publicou “Ques-
tões de qualidade na RTP2 de Portugal: uma análise dos programas 
Kulto e Pica”. Nas considerações finais, a autora afirma:

Os programas Kulto e Pica mostram‑se como uma “lufada de ar fresco” no 

panorama audiovisual português, principalmente no que diz respeito à oferta 

de programas dedicados ao público infanto‑juvenil. Alguns aspectos positi-

vos são dignos de nota, em especial a função exercida pelo serviço público 

de televisão na promoção da educação para os media. Estes dois programas 

mostram que é possível educar, entreter, informar e, mais que isso, capacitar 

as crianças e adolescentes de uma forma divertida e descontraída, mas nem 

por isso menos responsável (Borges, 2007, pp. 11 e 12).

Foi também sobre a programação infantojuvenil da RTP2, comparada 
com a do canal público espanhol La 2, que incidiu a pesquisa de Merce-
des Román e Erika Fernández, e que deu origem ao artigo “Comparative 
analysis of television shows aimed at children and young people broad-
cast by the Spanish and Portuguese second public channels: La 2 and 
RTP2” (2012). Os resultados da pesquisa permitiram às autoras destacar 
que os dois canais dedicavam mais tempo a programas infantis do que 
a programas juvenis. Segundo a perspetiva das investigadoras, ambos 
deveriam reforçar a oferta de programas para jovens.

Quando se debate o serviço público de televisão, a RTP tem sobre 
si uma incontornável responsabilidade, observada e escrutinada por 
muitos investigadores. Um dos momentos em que a discussão sobre o 
rumo da RTP, enquanto prestador de serviço público, esteve em especial 
evidência respeita ao ano de 2003 (a que já aludimos), quando o 
segundo canal (à época, 2:) foi aberto à sociedade civil, depois de “afas-
tada a polémica sobre o segundo serviço de programas (RTP2), que o 
Governo tinha admitido alienar ou mesmo encerrar” (Carvalho, 2009, 
p. 388).



A afirmação da identidade da RTP2

261

Foi neste contexto que Helena Sousa e Manuel Pinto procuraram 
avaliar o grau de abertura à sociedade civil do segundo canal da RTP. 
Os autores sintetizaram desta forma as suas conclusões:

Em resumo, pode argumentar‑se que o governo desenvolveu uma retórica de 

“comunicação directa” (cidadão a cidadão; sociedade civil a sociedade civil) 

mas, apesar de poucas dimensões interessantes, isto ainda está longe de qual-

quer modelo consistente. É muito provável que as assimetrias sociais sejam 

replicadas no canal 2: porque a “abertura participativa” não parece ser con-

sistente com um acesso equilibrado ao novo meio. (Sousa e Pinto, 2004,  

p. 18).

A qualidade da oferta da RTP2 e o cumprimento dos valores de serviço 
público que a devem orientar foi a temática tratada por Mariana Augusto 
(2018), na sua dissertação de mestrado intitulada “Os conteúdos forma-
tivos nas grelhas de programação da RTP2 (2003 a 2017)”. A autora 
conclui que a qualidade da RTP2, nos últimos 15 anos, ficou comprome-
tida devido a conteúdos pouco diversificados, mas que, ainda assim “se 
apresenta como um canal relevante na propagação de conteúdos forma-
tivos para todos os públicos e comprometido com a distribuição de cul-
tura e conhecimento, ainda que não de forma ideal” (Augusto, 2018, p.3).

Possivelmente, por existir uma conceção da RTP2 não centrada na 
área da informação jornalística, a produção académica específica sobre 
este canal tem versado mais a difusão de outro tipo de programas, 
nomeadamente infantojuvenis, como percebemos pelo exposto 
anteriormente.

Para além da produção académica, não podemos ignorar a forma 
como a própria RTP tem dado a conhecer a sua história, nomeadamente 
no seu site, onde podemos consultar a obra de Vasco Hogan Teves, que 
trabalhou muitos anos na área de informação da RTP, alguns dos quais 
em cargos de chefia. Os 50 primeiros anos da RTP estão documentados 
com exaustividade e detalhes que suscitam o interesse de qualquer aca-
démico que estude o fenómeno televisivo português. Trata‑se de “um 
bom exemplo de um intenso trabalho de inventariação de dados reali-
zado fora do âmbito académico” (Godinho, 2011, p. 269). Acompanha-
mos, também, Felisbela Lopes, ao afirmar que essa documentação não 



O JORNALISMO VISUAL EM PORTUGAL 

262

académica constitui “uma espécie de repositório a partir do qual pode-
remos iniciar um qualquer projecto de investigação” (2009, p. 11).

Destacamos um excerto da referida obra de Vasco Hogan Teves, a 
propósito do período em que a RTP se preparava para a concorrência:

O lançamento das novas grelhas de programas para os 2 canais, um mês 

antes da TV privada entrar no cenário televisivo nacional (e, como pareceu 

natural, sob forte suporte publicitário na imprensa) motivou a RTP a pôr 

em marcha a sua própria campanha que, no Canal 1, apostava nas suas 

“caras” de ecrã (“a TV desta gente toda é igualzinha à sua / Canal 1, a TV 

de todos os portugueses”) e numa selecção de programas, também espraiada 

por páginas duplas (“Canal 1 / o primeiro de sempre, melhor do que nunca”), 

mas onde, sobretudo, se proclamava com slogâne supremo: “Canal 1 – o 

primeiro”. A TV2, por seu turno, assumia‑se, genericamente, como “a outra 

TV” (“nasceu uma nova TV / e é a sua cara”) e, na sequência de anúncio 

– diga‑se que de gosto bastante duvidoso: uma montagem fotográfica que 

mostrava uma mulher grávida de um ecrã de Televisão – abria janelas sobre 

próximos conteúdos (“atracções para todos os gostos / cultura, diversão, 

informação, ficção e desporto”). Isto sem dispensa de uma mensagem (ou 

um compromisso?) cuja oportunidade era evidente, mas não, pela certa, em 

relação ao canal 1: “TV2 uma TV que não entra em guerra com ninguém, 

pois vive em paz com toda a gente”. (Teves, 2007, RTP: uma antena para o 

mundo, p. 9).

Os registos sobre a RTP2

Vivendo‑se ainda sob as várias restrições impostas pela pandemia da  
covid‑19, durante 2020 e 2021, a estrutura inicial planeada para desen-
volver este estudo sofreu limitações. Apesar de não ter sido possível a 
consulta presencial dos arquivos e a visualização de programas, a RTP 
facultou vários documentos relativos aos anos em análise deste estudo1. 
Destes documentos destacam‑se os Anuários e os Relatórios e Contas da 

1 Os nossos agradecimentos a Pedro Jorge Braumann e à equipa que coordena: RTP/Núcleo 
Museológico/Arquivo Histórico.



A afirmação da identidade da RTP2

263

RTP, documentos esses que incluíam informações sobre o segundo canal 
da RTP e que foram extremamente úteis para perceber o desenvolvimento 
dos programas, audiências e políticas ao longo dos dezoito anos em 
análise.

Figuras 1 e 2. A título de exemplo considere‑se a (esquerda) Capa do Anuário de 1993 da 
RTP, e (direita) Capa do Relatório e Contas da RTP de 1995.

Fonte: Anuário da RTP – 1993, 1993, e Relatório e Contas da RTP – 1995, 1995.

Contudo, ao analisarmos esses documentos percebemos imediata-
mente que seria necessário recorrer a outras fontes, pois nenhum destes 
documentos referia o horário em que cada programa era emitido na 
televisão. Lembramos que o foco deste estudo incidiu nos programas de 
informação do horário nobre do segundo canal da RTP, por isso era 
necessário ter uma ideia exata dos tempos de emissão na grelha televisiva. 
Após considerarmos as nossas opções, decidimos que o melhor passo 
seria o de consultar as revistas de programação de televisão dos anos 90 
e de fotografar toda a programação diária do segundo canal a partir 
1992 a 2002, inclusive.

Neste ponto da investigação, e para começar este trabalho, conside-
rámos que uma boa opção seria a de trabalhar com o arquivo da Biblio-
teca Nacional, pois no seu espólio havia pelo menos três revistas possíveis 
a consultar: TV 7 Dias, TV Guia e TV Mais. Destas três revistas, elimi-
námos a TV Mais por ter começado a publicação em 1993; e entre a TV 
7 Dias e a TV Guia escolhemos a primeira por ter mais números 



O JORNALISMO VISUAL EM PORTUGAL 

264

disponíveis para consulta no arquivo da Biblioteca Nacional (ambas as 
revistas possuem alguns números não disponíveis e/ou ausentes no 
arquivo). Passámos, então, ao processo de fotografar a capa e a progra-
mação de cada exemplar desta revista semanal, que resultou em mais de 
quatro mil fotos que foram depois catalogadas e organizadas, sempre 
com o foco principal na programação do segundo canal da RTP e com 
o propósito de evidenciar os programas de informação conduzidos por 
jornalistas, emitidos no horário nobre.

Delineada a metodologia, criou‑se uma grelha com diferentes parâme-
tros: ano; canal; nome do programa; dia da semana/hora; duração média 
de cada emissão; periodicidade; tempo total (por ano); jornalista(s) que 
conduz(em) o programa; temática e descrição/tipo de programa. Sendo o 
ponto orientador o ano de emissão, interessa referir que alguns dos pro-
gramas incluídos na grelha possuíam mais do que uma entrada, dado que 
os mesmos estiveram no ar em diferentes anos. Esta repetição de cada 
programa nos diferentes anos permitiu‑nos destacar e apontar as altera-
ções ao longo do tempo, em particular nas secções do dia da semana/hora; 
duração média de cada emissão; tempo total; e jornalista (já que nem 
sempre foi a mesma pessoa a conduzir o programa, ao longo do seu tempo 
de emissão). Acresce‑se que não foi possível obter informação para todos 
os critérios da grelha, sobre cada programa elencado. Todavia, essas lacu-
nas não impediram o recenseamento dos programas que fizeram a história 
da RTP2 durante o período escolhido.

Assim, foi possível ter uma perceção global da evolução de cada pro-
grama em termos do seu horário de emissão na grelha televisiva, infor-
mação essa que conseguimos graças aos dados retirados dos exemplares 
da revista TV 7 Dias e que incluímos na já referida secção dia da semana/
hora, da grelha Excel. Através de uma breve análise da evolução do 
horário de emissão de cada programa foi possível verificar, por exemplo, 
que um programa de horário nobre, a começar às 21 horas, terminou o 
seu último ano de emissão com um horário diferente: a começar às 24 
horas ou à 1 hora da manhã. Esta evolução possibilitou‑nos uma visão 
mais global e completa de cada programa. Igualmente, outro ponto inte-
ressante que assinalámos a partir da grelha foi que a partir do fim de 
1996 e início de 1997, começaram a aparecer menos programas de teor 
jornalístico conduzidos por jornalistas no horário nobre. A ocupar o 



A afirmação da identidade da RTP2

265

lugar destes programas na grelha do segundo canal da RTP surgem pro-
gramas com diferentes temáticas, estando a larga maioria das vezes liga-
dos à cultura e/ou à ciência.

O posicionamento da RTP com a chegada das televisões privadas

O primeiro ano de disputa pelas audiências entre a RTP1 e a SIC – 1992 
– foi marcado por programas cuja estrutura era muito idêntica, 
considerando‑se os parâmetros que elegemos para a realização da aná-
lise. A duração média dos programas dos dois canais era de 60 minutos 
(entre as 22h30 e as 23h). A RTP1 apostou em programas como: Con‑
versa Afiada (Joaquim Letria); Primeira Página (Maria Elisa, entre 
outros); De Caras (José Eduardo Moniz); Repórteres (Artur Albarran), 
com reportagem e também entrevista em estúdio. Na SIC exibia‑se O 
Jogo da Verdade (Paulo Alves Guerra e Calos Magno) e Conta Corrente 
(Margarida Marante).

Com o início das emissões da TVI, em 1993, Portugal passava a contar 
com três canais de televisão generalistas. A RTP1 manteve os programas 
que tinha até essa data, mas substituiu Primeira Página por A Entrevista de 
Maria Elisa (pelas 20h30). Tínhamos, assim, dois grandes nomes femininos: 
Maria Elisa na RTP e Margarida Marante na SIC. Em 1993, a SIC passa 
de dois para quatro programas. Juntando Terça à Noite (Miguel Sousa 
Tavares) e Conversas Curtas (António Carneiro Jacinto) aos anteriores. A 
estação de Carnaxide iguala assim a RTP em termos numéricos, apesar de 
a grande aposta ser na entrevista em estúdio e não na reportagem.

A TVI estreou‑se com cinco programas: Referendo – programa de 
informação em colaboração com a Universidade Católica e com a pre-
sença de convidados em estúdio, apresentado por Graça Franco. Exem-
plos das temáticas: aparições em Fátima, segurança nas cidades 
portuguesas; Rumores – programa de apenas 25 minutos, com reporta-
gens variadas. Exemplos das temáticas: o segredo da sopa da pedra, 
superstições; Frontal – programa de 60 minutos sobre os factos mais 
marcantes da atualidade, apresentado por Paula Magalhães e Jorge Nuno 
Oliveira; Olhares – programa de 30 minutos, com entrevistas a figuras 
da sociedade portuguesa, apresentado por Mário de Araújo Cabral.



O JORNALISMO VISUAL EM PORTUGAL 

266

Artur Albarran – programa de quase 2 horas, conduzido por Artur Albar-
ran, com debates de temas controversos e entrevistas a figuras públicas.

Como refere Traquina, sobre o ano de 1993, “é interessante notar que 
o peso da informação na programação prime time dos canais privados 
era superior à da RTP1 (13%): 23% na SIC, 14% na TVI” (Traquina, 
1997, p. 66).

O ano de 1994 é ainda marcado por uma forte concorrência entre a 
RTP1 e a SIC. A RTP1 passa de 4 para 7 programas: Coisas da Vida – 
programa quinzenal, de 65 minutos, com reportagens, entrevistas e deba-
tes sobre histórias do quotidiano. Conduzido por Luís Pires e Cristina 
Branco. Exemplo de temática: comunidade africana em Lisboa; À Luz da 
Lei – programa quinzenal, de 55 minutos, sobre tribunais e leis, com a 
participação de três advogados. Conduzido por Rui Vasco Neto; Prova 
Oral – terá sido o programa mais marcante desse ano: “o programa de 
Informação não‑diária sobre que recaíam atenções especiais, até pelos 
seus protagonistas, Maria Elisa e José Eduardo Moniz, era «Prova Oral», 
onde os 2 jornalistas chamavam à entrevista (ou ao debate) personalida-
des das mais marcantes da vida nacional”. (Teves, 2007, Entre a mudança 
e a reestruturação, p.1).

Dos nove programas da SIC, destacamos dois, posicionados clara-
mente nesta lógica de concorrência com a RTP1, em 1994: 20 anos, 20 
nomes – programa de entrevistas conduzidas por Miguel Sousa Tavares 
(tinha saído da RTP) a protagonistas da história do país, dos últimos 20 
anos; O senhor que se segue – programa com um formato novo. Paula 
Moura Pinheiro, Rita Blanco, Laurinda Alves e Clara Ferreira Alves 
entrevistavam uma personalidade em foco na vida nacional (sempre um 
homem).

A TVI só em 1995 fez uma aposta mais forte neste género de progra-
mas informativos, predominando a entrevista (como o programa Prota‑
gonistas, apresentado por Fernanda Mestrinho) e o debate (Prós e 
Contras, conduzido por Inês Serra Lopes).

Entre 1996 e 1999, a RTP1 tem três programas a destacar: Maria 
Elisa (entrevistas); Enviado Especial (grande reportagem, por José 
Manuel Barata Feyo); Figuras de Estilo (entrevista e debate sobre temas 
fraturantes, com a presença de convidados nacionais e internacionais. 
Apresentado por Clara Ferreira Alves e Vasco Graça Moura).



A afirmação da identidade da RTP2

267

Nesse mesmo período, a SIC respondia com irreverência nos seus 
formatos. A Noite da Má Língua, conduzido por Júlia Pinheiro, terá sido 
o mais inovador – na presença de uma plateia participativa, eram trata-
dos temas sociais e políticos, da atualidade, a partir de uma reportagem; 
Flashback (apresentado por Carlos Andrade); Crossfire (Margarida 
Marante e Miguel Sousa Tavares); Grande Reportagem (vários jornalis-
tas); Casos de Polícia (Carlos Narciso, com Arrobas da Silva e Paquete 
de Oliveira); Esta Semana (Margarida Marante).

Quanto à TVI, 1996 e 1997 são anos idênticos. A reportagem marca 
lugar no programa Pontos nos Is, com Dina Soares. Em 1998 mantém‑se 
esse programa, mas a área da informação não diária fica enfraquecida. 
A recuperação inicia‑se em 1999, com um pendor mais popular, nos 
programas Quero Justiça (Vítor Bandarra – cidadãos indignados) e Em 
Legítima Defesa (Pedro Rolo Duarte – discussão de um tema da 
atualidade).

A TVI protagonizará uma mudança no panorama televisivo portu-
guês, ao lançar, no ano 2000, o Big Brother, programa de entretenimento 
que lhe garante a liderança das audiências. Na informação, o investi-
mento fica‑se pelos programas Quero Justiça e Especial TVI (conduzido 
por Paulo Salvador. Dá‑se espaço à reportagem para temáticas como a 
anorexia, por exemplo).

A RTP1 manteve a sua linha orientadora nos programas de informa-
ção, com Grande Entrevista (conduzido por Judite Sousa); Maria Elisa; 
Grande Repórter (grandes temas de atualidade abordados em reporta-
gens da responsabilidade dos jornalistas da Direção de Informação da 
RTP).

Na SIC, Margarida Marante conduzia entrevistas a políticos portu-
gueses no programa Esta Semana; Toda a Verdade apresentava reporta-
gens e documentários sobre temas da atualidade; Imagens Reais (com 
Artur Albarran), exibia reportagens sobre temas insólitos.

Deste périplo pelos programas de informação do horário nobre da 
RTP1, SIC e TVI, extraímos como principais conclusões que de 1992 a 
1995 houve uma forte concorrência entre a RTP1 e a SIC, com progra-
mas de informação de formato semelhante, enquanto a TVI ainda pro-
curava o seu caminho. Em 1995, a SIC ultrapassou, pela primeira vez, a 
RTP nas audiências médias durante o dia.



O JORNALISMO VISUAL EM PORTUGAL 

268

Figura 3. Gráfico de Audiência Média entre a RTP1, TV2, SIC e TVI em 1995.
Fonte: Relatório e Contas – 1995, 1995, p. 10.

A SIC apresentou‑se com uma abordagem irreverente apostando em 
novos formatos informativos. Programas como Enviado Especial 
(RTP1) e Grande Reportagem (SIC) destacam‑se pelos meios técnicos 
e humanos envolvidos. Na entrevista e debate, RTP1 e SIC contaram 
com nomes de peso – como Maria Elisa, Margarida Marante, Miguel 
Sousa Tavares –, emblemáticos da assunção de que era, de facto, um 
período de concorrência entre as duas estações televisivas. De notar que, 
nos dois canais, o entretenimento foi deslocando alguns programas de 
informação para horários mais tardios, muitos deles emitidos por volta 
das 23h.

A coexistência da RTP2 com os canais privados

Focando‑nos no segundo canal da RTP, os resultados obtidos com a 
investigação realizada ao período compreendido entre 1992 e 2001/2002 
permitem‑nos comprovar que a atual RTP2 teve duas fases distintas.

Na primeira fase, de 1992 a 1996, o segundo canal não mudou radi-
calmente em termos do investimento em programas informativos con-
duzidos por jornalistas no horário nobre. Programas com documentários 
e grandes reportagens como Sinais do Tempo (1988‑2003) continuaram 



A afirmação da identidade da RTP2

269

no ar com jornalistas como José Mensurado e Paulo Dentinho Mas, 
globalmente, durante este período houve uma clara aposta em novos 
programas. Por exemplo, surgiu o programa quinzenal Serões na Pro‑
víncia (1993‑1994) apresentado pelo jornalista Adriano Cerqueira, com 
reportagens e debates sobre os problemas de diferentes regiões nacionais; 
e o programa quinzenal de reportagens, entrevistas e debates chamado 
Casa Comum (1993‑1994), com apresentação do jornalista Joaquim 
Furtado, um programa que continuou o trabalho que este jornalista já 
havia desenvolvido no anterior programa Falar Claro (1991‑1992). Sur-
giram, igualmente, programas como Actual Reportagem (1994‑1996), 
com o jornalista José Manuel Barata‑Feyo a apresentar a atualidade 
nacional e internacional; o programa A Semana ao Sábado (1996‑1997) 
com apresentação dos jornalistas José Cruz, Joana Sá Morais e Paulo 
Jerónimo, e comentadores em estúdio que debatiam os assuntos da 
semana; e o programa Bombordo (1996‑2003, 2014‑), com foco em 
reportagens ligadas à economia do mar e recursos da pesca. Outros 
programas que eram exibidos fora do prime time passaram a ter espaço 
neste horário, alternando quinzenalmente, como foi o caso do programa 
Crimes (1993‑1994), com o jornalista Luís Pires a reportar casos policiais 
em Portugal, e o programa Desaparecidos (1993‑1994), conduzido pelo 
jornalista Pedro Mariano, com reportagens e depoimentos sobre casos 
de pessoas desaparecidas.

A partir do fim do ano de 1996 e início de 1997, o segundo canal da 
RTP sofreu uma alteração ao nível do investimento em programas de 

Figura 4 e 5. (esquerda) Logótipo da RTP2 utilizado no Anuário de 1992, (direita) Logótipo 
da RTP2 utilizado no Anuário de 1996.

Fonte: Anuário da RTP – 1992, 1992, p. 151 e Anuário da RTP – 1996, 1996, p. 94.



O JORNALISMO VISUAL EM PORTUGAL 

270

informação conduzidos por jornalistas, constatando‑se que a grelha tele-
visiva deste canal mudou significativamente. O segundo canal, que era 
desde a sua génese um canal complementar do primeiro canal da RTP, 
começou a construir a sua diferença, desde logo cessando a emissão de 
telenovelas e de jogos de futebol e incluindo na sua grelha outras moda-
lidades desportivas e a emissão de novos programas de teor cultural, 
ecológico, científico; e sempre com as minorias em consideração. Os 
programas conduzidos por jornalistas e ancorados em reportagens come-
çaram a abandonar o segundo canal da RTP. De notar que em 2003 surge 
o terceiro canal da RTP, um canal inteiramente dedicado à informação 
com o nome RTPN (canal esse que viria a receber alguns dos programas 
da RTP2 e a assumir o seu perfil investigativo e de informação).

As alterações no segundo canal da RTP fazem‑se sentir logo em 
1996, ano em que terminam programas do horário nobre como Crimes; 
Desaparecidos; Dinheiro em Caixa; Actual Reportagem, Vício Versa, A 
Semana ao Sábado; entre outros. Refira‑se que o ano de 1996 é o último 
ano em que a RTP2 atinge uma audiência média diária de 10% de 
share2, sendo que este canal nunca mais recuperou valores similares 

2 Cf. Fernandes, A.P. (2000). Televisão do Público: Um Estudo sobre a Realidade Portuguesa, 
p.141. Disponível em: http://hdl.handle.net/10071/389

Figuras 6 e 7. (esquerda) Anúncio ao programa Casa Comum na Revista TV 7 Dias de 16  
de Setembro de 1993; (direita) Anúncio ao programa Sinais do Tempo na Revista TV 7 Dias  

de 24 de Abril de 1996.
Fonte: TV 7 Dias, 1993, n. 336, p. 61 e TV 7 Dias, 1996, n. 473, p. 44.



A afirmação da identidade da RTP2

271

desde então. Não podemos ignorar que estas alterações estão invaria-
velmente ligadas ao aparecimento da televisão privada em Portugal e à 
luta pelas audiências com a SIC – que em 1995 atinge a liderança 
ultrapassando a RTP1 –, e com a TVI, que viria a marcar o seu lugar 
no panorama televisivo nacional ao ultrapassar a RTP1 no ano de 2001. 
Outro fator que justifica esta necessidade de repensar o segundo canal 
da RTP e o investimento em novos programas prende‑se à evolução das 
receitas e lucros deste canal. Em 1997, a RTP limitou a inserção de 
publicidade, com a RTP1 a ter “(…) apenas 7,5 minutos por hora (…)”3 
e a RTP2 a eliminar a publicidade comercial da sua grelha. Todos estes 
factores contribuíram para a necessidade de reflectir sobre o futuro da 
RTP e assim, quando a 19 de dezembro de 2002 se promulga o docu-
mento As Novas Opções para o Audiovisual, a RTP é parte da discussão 
referindo‑se até que esta passava na altura por uma crise de 
identidade.4

Figuras 8 e 9. (esquerda) Anúncio ao programa Crimes na Revista TV 7 Dias de 30 de Maio  
de 1994; (direita) Anúncio ao programa Actual – Reportagem na Revista TV 7 Dias  

de 24 de Novembro de 1995.
Fonte: TV 7 Dias, 1994, n. 373, p. 51 e TV 7 Dias, 1995, n. 451, p. 45.

	

3 Relatório e Contas da RTP, 1997, p. 12.
4 Relatório “Novas Opções para o Audiovisual”, Presidência do Conselho de Ministros, 2002, 

pág. 6.



O JORNALISMO VISUAL EM PORTUGAL 

272

Entenda‑se, contudo, que não estamos a afirmar que a RTP2, neste 
período de 1996 a 2002, abandonou por completo a emissão de infor-
mação na sua grelha televisiva. O gráfico que apresentamos de seguida 
permite‑nos uma leitura mais clara da evolução da informação diária e 
não diária na RTP2:

Gráfico 1. Tempo Total de Emissão (T.T.), Total Informação (soma das percentagens de 
informação diária e não‑diária), Informação Diária e Informação Não‑Diária, de 1991 a 

2010 na RTP2.
Fonte: Elaboração própria com dados recolhidos dos Anuários da RTP, de 1991 a 2010.



A afirmação da identidade da RTP2

273

Note‑se que por informação diária referimo‑nos ao telejornal e a 
outros programas diários informativos na grelha da RTP2 e que por 
informação não diária, como o próprio nome indica, referimo‑nos aos 
programas informativos emitidos de forma irregular ou com periodici-
dade quinzenal, maioritariamente. Igualmente, é importante esclarecer 
que os programas de informação não são sempre programas de teor 
jornalístico e/ou de reportagem, incluindo‑se nestas horas de emissão 
outro tipo de programas (como por exemplo, programas de meteorologia 
ou de temas ligados à divulgação cultural). Através desse gráfico é possí-
vel perceber que, de facto, a RTP2, durante o período de análise para este 
estudo, nunca deixou de dedicar uma larga parte do seu horário à infor-
mação diária e não diária na sua grelha de programas (embora não tenha-
mos dados sobre o ano 2000). Aliás, como é possível distinguir ao 
observar o gráfico, o tempo dedicado a este tipo de informação subiu 
consideravelmente de 1996 em diante. Curiosamente, e como explicámos 
anteriormente, o tempo dedicado à informação não diária durante este 
período deixou de ser centrado essencialmente em conteúdos conduzidos 
por jornalistas e com um investimento em reportagens de investigação, 
havendo mais tempo dedicado a programas de teor cultural ou científico. 
Um olhar mais atento obriga‑nos a esclarecer alguns pontos para perceber 
as suas alterações ao longo do tempo. Em 1998, por exemplo, o tempo 
dedicado à informação diária quase duplicou, comparativamente ao ano 
anterior; note‑se que das 879 horas de emissão cerca de 330 horas foram 
dedicadas inteiramente à cobertura da Expo98 (logo, o salto não foi 
necessariamente de 473 horas para 879, mas antes para 549 horas). Já 
no ano de 1999 há um claro aumento de horas de emissão dedicadas à 
informação diária. Sublinhe‑se que neste ano o Telejornal e o Jornal de 
Fim‑de‑semana da RTP2 duplicaram o seu tempo de emissão compara-
tivamente aos anos anteriores. Outro ponto curioso é o facto de no ano 
de 2001 o tempo dedicado à informação diária ter subido significativa-
mente. Efetivamente, neste ano a RTP2 foi o canal português de televisão 
que passou mais informação, com um total anual de 1539 horas de infor-
mação diária e 446 de informação não diária. Contudo, temos de ter em 
conta que nesse ano o programa Euronews – na grelha da RTP2 –, passou 
de 30 horas de emissão em 1999 para 713 horas em 2001 (praticamente 
metade do tempo total dedicado à informação diária na RTP2 desse ano).



O JORNALISMO VISUAL EM PORTUGAL 

274

Figuras 10 e 11. (esquerda) Logótipo da RTP2 utilizado no Anuário de 1997; (direita) 
Logótipo da RTP2 utilizado no Anuário de 2003.

Fonte: Anuário da RTP – 1997, 1997, p. 101 e Anuário da RTP – 2003, 2003, p. 1.

O que podemos concluir é que a RTP2 continuou a dedicar‑se à infor-
mação neste período, ainda que não necessariamente através de progra-
mas de origem nacional ou através de programas informativos alicerçados 
em reportagens, conduzidos por jornalistas. Com efeito, as produções 
nacionais de cariz informativo neste canal alteraram‑se, tendo sido dado, 
como referido, maior destaque a programas de cariz cultural e 
científico.

A entrada nos anos 2000

A informação emitida de modo contínuo na SIC Notícias (a partir de 
2001) e na RTPN (a partir de 2003) não constituiu concorrência à RTP2, 
nem desafiou o canal a mudar de rumo, uma vez que a sua identidade se 
consolidou no terreno dos programas de cariz cultural e científico, pre-
dominantemente. De facto, durante este período a RTP2 continuou a sua 
aposta em programas como Acontece (emitido de 1994 a 2003) “o único 
jornal diário de cultura existente no mundo” (Anuário 2001, 2001, p. 
23), que marcou a história da televisão pública pelo seu carácter inova-
dor e pela presença diária, em horário nobre nos ecrãs portugueses, de 
assuntos da cultura e das artes. Carlos Pinto Coelho, seu autor, terminava 
cada emissão com a frase “E assim acontece”.5

5 Sobre o desaparecimento deste espaço diário, ver a notícia do Público: https://www.publico.
pt/2003/07/26/portugal/noticia/programa‑acontece‑vai‑mesmo‑desaparecer‑da‑rtp2‑1158796



A afirmação da identidade da RTP2

275

Não podemos deixar de referir outro programa diário que, neste caso, 
ilustra a abertura do canal à sociedade civil. Precisamente com esse nome, 
que se mantém até ao presente, Sociedade Civil apresentou‑se com um 
formato novo na televisão portuguesa. Pode ler‑se no site da RTP o des-
critivo da primeira fase do programa (2006‑2011)6:

Sociedade Civil traz‑lhe gente que se dedica a melhorar a nossa vida, pessoas 

de mais de 60 organizações mobilizadas para Soluções nas mais diversas 

áreas. De 2.ª a 6.ªfeira, em directo, Sociedade Civil traz‑lhe gente que se 

dedica a melhorar a nossa vida, cidadãos com uma larga experiência na 

resolução de problemas, pessoas de mais de 60 organizações mobilizadas 

para Soluções nas mais diversas áreas. Fernanda Freitas modera as partici-

pações dos vários Parceiros em cada emissão. Sociedade Civil será servido 

por uma equipa reforçada de jornalistas, por uma média de quatro peças por 

programa e, acima de tudo, pela especialização e experiência dos Parceiros. 

Os temas de Sociedade Civil serão agendados de acordo com as áreas de 

competência dos Parceiros e com a actualidade nacional e internacional.

A abertura do segundo canal da RTP a entidades da sociedade civil 
inicia‑se em 2003, o que terá justificado o fim de três programas emble-
máticos da RTP2: Sinais do Tempo (no ar desde 1988), Lugar da História 
e Bombordo (ambos emitidos desde 1996). Sublinhe‑se que a evolução 
destes três programas na grelha da RTP2 é, de certa forma, uma indica-
ção da mudança de paradigma neste canal e uma mudança de priorida-
des. Veja‑se que o programa Sinais do Tempo, que começou a ser emitido 
em 1988, das 21h55 até às 22h55, passando depois para o período das 
22h45 às 23h45, em 1998; e nos seus últimos anos de emissão foi emitido 
das 23h40 até às 00h40, claramente abandonando o prime time. Já o 
programa O Lugar da História começou a ser emitido das 22h10 até às 
23h, passando depois progressivamente para o horário das 23h‑00h. Por 
fim, o programa Bombordo foi alterando o seu espaço na grelha, tendo 
os seus episódios de 30 minutos sido emitidos em vários horários ao 
longo dos anos: 19h, 20h30, 21h, chegando a ir para o ar às 22h15. 
Obviamente, ao serem retirados estes programas, uma parte significativa 

6 V. https://www.rtp.pt/programa/tv/p21745



O JORNALISMO VISUAL EM PORTUGAL 

276

de reportagens e documentários produzidos em Portugal e no estrangeiro 
deixa de ter tempo de antena7.

Figuras 12 e 13. (esquerda) Anúncio ao programa Bombordo na Revista TV 7 Dias de 10 
de 24 de Janeiro de 1999; (direita) Anúncio ao programa O Lugar da História na Revista 

TV 7 Dias de 10 de Julho de 1999.
Fonte: TV 7 Dias, 1999, n. 618, p. 51 e TV 7 Dias, 1999, n. 642, p. 47.

Em 2004, ano em que o canal passou a designar‑se por:2 (até 2007), 
a programação refletia o posicionamento definido por Nuno Morais Sar-
mento (ministro do Governo de Durão Barroso e responsável pelo sector 
do audiovisual português), e posto em prática pela administração de 
Almerindo Marques – a cultura e a sociedade civil passaram a ser centrais 
no desenho da programação do segundo canal. Assim, os programas de 
teor ambiental, como Bombordo (1996‑2004; anos seguintes desfasa-
dos)8, Planeta Azul (2001‑2004, apresentado por Sílvia Alves), cederam 
o seu lugar a Biosfera (emitido até ao presente), um magazine semanal de 
ambiente com enfoque na sustentabilidade no território nacional, que era 
apresentado por Maria Grego, todos os sábados, pelas 20h30, com 

7 O jornal Público deu a notícia dessa decisão, com o título RTP2 acaba com programas de 
informação. V. https://www.publico.pt/2003/07/09/portugal/noticia/rtp2‑acaba‑com‑programas 
‑de‑informacao‑1156359

8 Note‑se que este programa conheceu períodos de interrupção na sua transmissão, ao longo 
dos anos, e 2021 foi, à data, o ano da emissão mais recente. V. https://www.rtp.pt/play/p5794/
bombordo‑vida‑das‑berlengas



A afirmação da identidade da RTP2

277

duração de 25 minutos. Aos domingos, pelas 22h30, seria a cultura a 
ocupar o espaço televisivo do horário nobre da RTP2, com o programa 
Câmara Clara (2006‑2012), conduzido por Paula Moura Pinheiro, durante 
60 minutos. A reportagem e a entrevista estavam presentes no diálogo que 
a jornalista ia desenvolvendo com os seus protagonistas, como pintores, 
músicos, cineastas, encenadores, mas também cientistas e historiadores. 
Lançado também em 2006, Eurodeputados é um dos programas da RTP2 
com maior longevidade, ainda no ar, aos sábados, durante 30 minutos, 
sempre com moderação de Fernanda Gabriel. Pode ler‑se na página do 
canal: “Os Eurodeputados, dos diferentes partidos políticos representados 
no Parlamento Europeu, a partir da sede em Estrasburgo abordam, sema-
nalmente, as grandes questões que preocupam os Europeus, entre os quais 
evidentemente os portugueses”.9

Figuras 14 e 15. (esquerda) Maria Grego no programa Biosfera, episódio “O Jardim 
Botânico da Universidade de Lisboa”, emitido na RTP2 a 10 de Julho de 2012; (direita) 
Paula Moura Pinheiro no programa Câmara Clara, episódio “Paulo Varela Gomes e Abel 

Barros Batista”, emitido na RTP2 a 2 de Junho de 2006.
Fonte: RTP Arquivos.

Durante o período de 2004 a 2009, outros programas sobre a atua-
lidade política, e não só, habitaram o segundo canal. É o caso de Diga 
lá Excelência (2004‑2006), programa de entrevistas em estúdio a diversas 
personalidades, conduzidas por jornalistas da Rádio Renascença e do 
jornal Público, como Raquel Abecasis, Graça Franco, Marina Pimentel, 
Paulo Magalhães, entre outros. A abertura a jornalistas exteriores ao 

9 V. https://www.rtp.pt/programa/tv/p41783 O programa, classificado como informação 
especializada, é igualmente emitido na RTP3 e na RTP Internacional.



O JORNALISMO VISUAL EM PORTUGAL 

278

canal estendeu‑se a outros dois programas: Clube de Jornalistas (2004 a 
2009), quinzenal, com duração de 50 minutos. Em estúdio estavam o 
“pivot” e três convidados que analisavam o tratamento dado pelos media 
nacionais e internacionais a grandes acontecimentos; Clube de Imprensa 
(2006‑2009, mas com um passado na década de 80). A moderação cabia 
à jornalista Maria Elisa Domingues, num formato com cerca de 1h30m, 
estando em destaque grandes temas contemporâneos, “com depoimentos 
de personalidades conexas com as propostas em análise”.10

Figuras 16 e 17. (esquerda) Maria Elisa Domingues no programa Clube de Imprensa, 
episódio “A Nova Europa”, emitido na RTP2 a 27 de Maio de 2009; (direita) Fernanda 

Gabriel no programa Eurodeputados, episódio “Combate à Violência Contra as Mulheres e 
a Pobreza Infantil”, emitido na RTP2 a 29 de Dezembro de 2015.

Fonte: RTP Play e RTP Arquivos.

Conclusões

Como se percebeu ao longo deste estudo, o percurso da atual RTP2 
conheceu direções e opções programáticas diversas. O período aqui em 
causa foi particularmente desafiante. Em 1992, perante o aparecimento 
da televisão privada no panorama nacional (SIC em outubro de 1992 e 
TVI em fevereiro de 1993), o Canal 2 sofre uma nova mudança e orien-
tação. Mais uma vez acompanhada de uma alteração de nome, de Canal 
2 para TV2, este canal ganha um novo slogan: “A Outra TV”. Numa 
primeira fase, a sua remodelação parece ser uma tentativa de competir 
diretamente com a televisão privada em Portugal, isto porque o conjunto 

10 V. https://www.rtp.pt/programa/tv/p21746



A afirmação da identidade da RTP2

279

dos seus programas se mantinha alinhado com a orientação da RTP1. 
Gradualmente, foi destoando da programação dos outros canais, ao 
retirar da sua grelha a transmissão dos programas de entretenimento 
com maiores audiências – jogos de futebol e telenovelas – e começou a 
centrar‑se mais em programas ligados à cultura, artes, público infantil, 
minorias, documentários e outras modalidades desportivas que não o 
futebol.

Esta nova identidade demoraria, contudo, algum tempo a afetar sig-
nificativamente a programação do segundo canal; nos primeiros anos da 
competição televisiva o investimento em novos conteúdos de informação 
continuaria com o aparecimento de programas como: Frente a Frente 
(1992‑93), com duas personalidades da vida pública num debate liderado 
por Adriano Cerqueira; Fogo Cruzado (1992‑1995), programa de debate 
entre dois convidados, conduzido por Miguel Lemos; Serões na Província 
(1993‑94), com debates e reportagens sobre regiões portuguesas, de 
Adriano Cerqueira; Casa Comum (1993‑94), programa sobre a actuali-
dade nacional e internacional, conduzido por Joaquim Furtado; Actual 
Reportagem (1994‑96), de José Manuel Barata‑Feyo.

Em 1996, após este investimento na informação e numa tentativa de 
reflectir sobre esta nova vida do segundo canal da RTP, o Relatório e 
Contas desse ano parece anunciar um sucesso, notando que o canal “(…) 
cresceu significativamente, mercê do facto do seu share de audiência ser 
bastante superior ao seu share de investimento publicitário. Assim, o 
crescimento registado, em relação a 1995, foi de 102%” (Relatório e 
Contas – 1996, 1996, p. 18). Contudo, importa notar que este elogio no 
crescimento deste canal tem uma vertente claramente apoiada na ideia 
de investimento e retorno e não contém necessariamente um foco na 
audiência. A verdade é que o público‑alvo se contraiu consideravelmente 
neste período dos primeiros anos da televisão privada em Portugal, sendo 
o ano de 1996 o último em que o segundo canal atingiu um share de 
10% de audiência média diária11. E se o argumento prévio do investi-
mento publicitário versus o público podia fazer sentido até à data, a 
verdade é que deixaria de fazer sentido nos anos seguintes, uma vez que 

11 Neste ponto veja‑se Fernandes, A., 2000, pp. 140‑141. Igualmente, sobre a evolução do share 
da RTP2 durante este período, veja‑se os Relatórios e Contas da RTP de 1995 a 1999.



O JORNALISMO VISUAL EM PORTUGAL 

280

já não conta com a publicidade nas suas emissões, abandonando assim 
o lucro da sua componente comercial.

Assim, em 1996, a TV2, que recuperou nesse ano o nome de RTP2, 
começou por fim a alterar‑se de forma significativa e a assumir esse papel 
de um canal virado para a cultura e para as minorias, com o estatuto de 
uma real alternativa no panorama televisivo da época. Nesse ano de 
1996, a RTP2 terminou muitos dos programas de informação não‑diária 
na sua grelha, continuando este investimento de forma mais reduzida 
com apenas dois programas: A Semana ao Sábado (1996‑97) que teve 
como comentadores José Cruz, Joana Sá Morais e Paulo Jerónimo; e 
Zoom (1998‑2000) com reportagens apresentadas por Vasco Matos 
Pinto. Em face desta nova identidade surgem programas ligados à ciência, 
como por exemplo Rumo à Lua (1996) com apresentação de Clara Pinto 
Correia, e ligados à economia, como O Dinheiro nunca Dorme (1996) 
com Marina Ramos e Nicolau Santos. Foi também neste período que 
surgiram programas de maior longevidade e que notoriamente marcaram 
o novo rosto da RTP2, como foi o caso de O Lugar da História (1996
‑2003), com Fátima Campos Ferreira, centrado em temas de história e 
cultura, com recurso a reportagens, e Bombordo (1996‑2004) com infor-
mação e reportagens dedicadas a temas relacionados com o mar. De 
notar que estes programas tiveram sete e oito anos de emissão respetiva-
mente, algo pouco comum quando comparado com os restantes progra-
mas de informação não diária mencionados, o que pode ser interpretado 
como um sinal desse novo investimento na RTP2 e no tipo de progra-
mação que se ambicionava para a nova grelha.

Ainda que seja claro que a RTP2 abandonou lentamente, neste período 
da segunda metade da década de 1990 e início do novo milénio, o seu 
investimento em programas de informação não diária, a verdade é que 
nem por isso o canal, nesta fase, deixou de contemplar espaços de infor-
mação. De facto, é de salientar que o Anuário da RTP de 2001, reno-
meado para Planeta RTP, aponta nesse ano que: “(…) a RTP2 é o canal 
português de televisão que mais informação emitiu em 2001: nada menos 
do que 2.683 horas, ou seja, 33,96% da sua emissão global.” A razão, 
contudo, é atribuída às emissões do programa da Euronews, que desde 
1994 passava na RTP2 sempre entre 30 e 70 horas de emissão anual, 
mas que no ano de 2001 sobem consideravelmente, como o próprio 



A afirmação da identidade da RTP2

281

anuário indica, notando: “Há porem uma razão especial para que assim 
tivesse acontecido: grande parte do «bolo» informativo da «2» (713 
horas) ficou a dever‑se ao Euronews, que apenas transmite em língua 
portuguesa graças à RTP” (Planeta RTP – 2001, 2001, p. 23). Não sendo 
as transmissões da Euronews de origem nacional, é de notar que, ainda 
assim, o largo espaço dado a este programa espelha o objetivo da RTP2 
de passar conteúdos informativos, apesar de esses conteúdos não repre-
sentarem, para todos os efeitos, um investimento em produções nacionais 
alicerçadas no trabalho de jornalistas portugueses.

No fim de 2002, contudo, quando se promulgou o documento As 
Novas opções para o Audiovisual, antecipou‑se mais uma revolução 
para o segundo canal já que a RTP ocupava grande parte da discussão, 
referindo‑se que esta passava na altura por uma crise de identidade e 
que era necessário por isso refletir sobre o seu futuro (Relatório “Novas 
Opções para o Audiovisual”, 2002, p. 6). Aliás, terminou neste período 
a polémica sobre a alienação ou mesmo encerramento do segundo 
canal. Em resposta, a RTP2 reforçou a sua oferta de conteúdos para os 
públicos mais jovens, bem como de programas ligados à cultura e à 
ciência, tornando‑se de facto um canal virado para as minorias. E, como 
vinha sendo habitual com as restantes transformações no canal, mudou 
também o seu nome, desta vez para 2:, nome que mantém de 2004 a 
2007, voltando depois para RTP2, a sua designação mais conhecida. 
Reforçou‑se também neste período o aparecimento de novos programas 
de informação dedicados a temas científicos e culturais, como a série 
documental O Planeta Azul (2003‑04), com apresentação de Sílvia 
Alves, dedicada a temas de ecologia e ambiente; o magazine semanal 
Biosfera (2006‑), sobre ambiente para caminhos sustentáveis, apresen-
tado por Maria Grego; o programa de debates sobre a atualidade cul-
tural Câmara Clara (2006‑2012), com Paula Moura Pinheiro. Para além 
deste âmbito da cultura e da ciência, outros programas – focados no 
jornalismo, na política, e na cidadania –, não ficaram fora da grelha 
televisiva. Foi o caso de Clube de Jornalistas (2004‑09), o programa 
sobre os media nacionais e internacionais; Eurodeputados (2006‑) 
sobre os grandes temas da Europa, com apresentação de Fernanda 
Gabriel; Sociedade Civil (2006‑) apresentado por Fernanda Freitas e 
depois por Luís Castro.



O JORNALISMO VISUAL EM PORTUGAL 

282

Numa perspetiva geral, e como fomos testemunhando, a RTP2 tem 
tido sempre, ao longo da sua existência, asseverado a presença de pro-
gramas de informação não diária, sendo muitos deles programas de 
debate, conduzidos por jornalistas. Ainda assim, importa relevar que se 
durante muito tempo fazia sentido pensar no segundo canal como uma 
fonte de informação jornalística, no século XXI essa componente não se 
configura como prioritária. Efetivamente, com o aparecimento do canal 
RTPN, em 2004, e a sua programação própria de 24 horas por dia a 
partir de 2008, essa importante voz e responsabilidade jornalística que 
a RTP2 teve ao longo do seu percurso passou, em larga medida, para 
esse novo canal. A RTP2 abriu espaço às chamadas minorias (religiosas, 
étnicas, culturais, etc.) e constitui‑se como uma alternativa aos canais 
privados no campo da programação infantojuvenil. Também os temas 
culturais e científicos, para além do desporto, que não o futebol, encon-
traram lugar neste segundo canal da RTP.

A rota escolhida para a RTP2 retirou este canal da concorrência 
vivida nos primeiros anos da década de 90 no campo televisivo portu-
guês, o que lhe permitiu afirmar a sua singularidade, sendo que os pro-
gramas de informação com reportagem, entrevista e debate – que 
assinalámos, especialmente no confronto entre a RTP1 e a SIC – cedem 
lugar a outros formatos, nomeadamente ao documentário.

Os dez primeiros anos deste século trouxeram à RTP2 a consolidação 
da sua identidade, que não se afirmou pela produção de programas de 
grande informação – presentes em meados dos anos 90, como vimos –, 
mas por uma grelha televisiva em que a informação é oferecida com 
formatos e temáticas menos presentes (e até ausentes!) nos restantes 
canais televisivos portugueses. Assinale‑se, ainda, a forte presença femi-
nina na condução dos programas do período analisado, situação bem 
diferente da que se observou até finais dos anos 90. Considerando a sua 
longevidade na RTP2, destacam‑se: no ambiente, Maria Grego; na área 
da política, Fernanda Gabriel e Maria Elisa Domingues; na cultura, Paula 
Moura Pinheiro.

Apesar de o período analisado não ir além de 2010, podemos afirmar 
que o século XXI tem sido marcado pela manutenção desta identidade 
alternativa da RTP2, que certamente continuará a merecer a atenção de 
quem se interessa pela história da televisão portuguesa.



A afirmação da identidade da RTP2

283

Bibliografia

Augusto, M. (2018). Os conteúdos formativos nas grelhas de programação da RTP2 
(2003 a 2017). Tese de mestrado apresentada à Universidade Católica Portu-
guesa. [Online]. Consultada a 16 de novembro de 2020. Disponível em: http://
hdl.handle.net/10400.14/27578

Borges, G. (2006). Televisão e cidadania: a participação da sociedade civil na 2: 
portuguesa. [Online]. Consultado a 15 de novembro de 2020. Disponível em: 
http://www.bocc.ubi.pt/pag/borges‑gabriela‑televisao‑e‑cidadania.pdf

Borges, G. (2007). Questões de qualidade na RTP2 de Portugal: uma análise dos 
programas Kulto e Pica. [Online]. Consultado a 20 de novembro de 2020. Dis-
ponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/borges‑gabriela‑questoes‑qualidade
‑rtp2.pdf

Cádima, F. R. (1999). Desafios dos novos media, a nova ordem política e comuni‑
cacional. Lisboa: Editorial Notícias.

Cádima, F. R. (2010). Televisão, Cidadania e «História Única». Uma Análise da 
Bibliografia Portuguesa Sobre o Jornalismo Televisivo em Portugal. [Online]. 
Consultado a 3 de novembro de 2020. Disponível em: https://www.researchgate.
net/publication/277711854_Televisao_Cidadania_e_Historia_Unica_Uma_Ana-
lise_da_Bibliografia_Portuguesa_Sobre_o_Jornalismo_Televisivo_em_Portugal/
stats#fullTextFileContent

Carvalho, A. A. (2009). A RTP e o Serviço Público de Televisão. Lisboa: 
Almedina.

Fernandes, A. P. (2000). Televisão do Público: Um Estudo sobre a Realidade Portu‑
guesa. [Online]. Consultado a 31 de outubro de 2020. Disponível em: http://hdl.
handle.net/10071/389

Godinho, J. (2011). Estado da Arte da Investigação sobre Jornalismo Televisivo. 
Alicerces. Lisboa: Edições Colibri / Instituto Politécnico de Lisboa, 267‐276. 
https://www.ipl.pt/sites/default/files/alicerces_4.pdf

Godinho, J. (2009). As Origens da Reportagem. Lisboa: Horizonte.
Lopes, A. S. & Coutinho, M. C. (2021). Os programas de informação no segundo 

canal da RTP: de 1992 a 2001. ICNOVA. https://colecaoicnova.fcsh.unl.pt/index.
php/icnova/article/view/27/12

Lopes, F. (2007). A TV das elites: estudo dos programas de informação semanal dos 
canais generalistas: 1993–2005. Consultado a 3 de novembro de 2020. [Online]. 
Disponível em: http://hdl.handle.net/1822/41122

Lopes, F. (2009). Estudos Televisivos: Perspectivas Diacrónicas. Comunicação e 
Sociedade, vol. 15, 2009, pp. 7‑27.

Consultado a 3 de novembro de 2020. [Online]. Disponível em: http://hdl.handle.
net/1822/59942



O JORNALISMO VISUAL EM PORTUGAL 

284

Pinto, M. (coord.) (2005). Televisão e Cidadania. Contributos para o debate sobre 
o serviço público. Consultado a 3 de novembro de 2020. [Online]. Disponível 
em: http://hdl.handle.net/1822/41881

Román, M. & Fernández E. (2012). Comparative analysis of television shows aimed 
at children and young people broadcast by the Spanish and Portuguese second 
public channels: La 2 and RTP2. Communication & Society, 2, Vol. XXV, 375
‑410. Consultado a 23 de novembro de 2020. Disponível em: https://revistas.
unav.edu/index.php/communication‑and‑society/article/view/36173/30697

Sena, N. M. de. (2009). A evolução da grelha programática pré‑ e pós‑Telejornal 
(1959‑2009). Comunicação E Sociedade, 15, 127‑147. https://doi.org/10.17231/
comsoc.15(2009).1048

Sousa, H. & Santos, L.A. (2003). RTP e serviço público: um percurso de inultrapas-
sável dependência e contradição. In Pinto, M. (Coord.). Televisão e cidadania: 
contributos para o debate sobre o serviço público, 61‑80.

Disponível em: http://hdl.handle.net/1822/1002
Sousa, H. & Pinto, M. (2004). The Economics of Public Service Television and the 

Citizenship Rhetoric. [Online]. Consultado a 10 de outubro de 2020. Disponível 
em: http://hdl.handle.net/1822/1003

Teves, Vasco (2007). RTP, 50 anos de História. Disponível em: https://museu.rtp.pt/
livro/50Anos/Livro/DecadaDe50/default.htm

Torres, E.C. (2011). A televisão e o serviço público. Lisboa: Fundação Francisco 
Manuel dos Santos.

Traquina, N. (1997). Big Show Media – viagem pelo mundo do audiovisual portu‑
guês. Lisboa: Editorial Notícias.

Outras fontes
Jornal Público: https://www.publico.pt/2003/07/09/portugal/noticia/rtp2‑acaba‑com 

‑programas‑de‑informacao‑1156359
Jornal Público: https://www.publico.pt/2003/07/26/portugal/noticia/programa‑ 

acontece‑vai‑mesmo‑desaparecer‑da‑rtp2‑1158796
Relatório e Contas da RTP, de 1967 a 2002.
Relatório “Novas Opções para o Audiovisual”, Presidência do Conselho de Minis-

tros, 2002.
RTP Arquivos:
https://arquivos.rtp.pt/conteudos/a‑nova‑europa/
https://arquivos.rtp.pt/conteudos/paulo‑varela‑gomes‑e‑abel‑barros‑batista/
https://arquivos.rtp.pt/conteudos/o‑jardim‑botanico‑da‑universidade‑de‑lisboa/
RTP Play:
https://www.rtp.pt/play/p94/eurodeputados


	Jornalismo Visual_CAPA_2 prova
	Jornalismo visual em Portugal_FINAL (1)

