
38|Out/Dez 2021|JJ

JANELAS PARA O MUNDO

2021, Ceuta. Oito mil pessoas entram a 17 de maio pela fronteira entre Espanha e Marrocos, em Ceuta. O esforço não é grande: sim-

plesmente, contornam uma cerca. Na disputa política entre os dois países, os migrantes são arma de arremesso. Na sua maioria jovens,

restava-lhes esperar por uma oportunidade, legal ou ilegal, de cumprirem o sonho de chegar à Europa

2020, Lisboa. A 18 de março, a Assembleia da República vota a favor a possibilidade de ser decretado o primeiro Estado de Emergência

para combater a pandemia Covid-19. Nas ruas, já se pressente o que há de vir

34a38.qxd  19-04-2015  23:45  Page 38

JJ|Out/Dez 2021|39

A
carta passa de mão em mão. Comenta-se
o conteúdo e o remetente. Tudo parece
inverosímil, mas, vistas bem as coisas,
todo o primeiro ano e meio de vida do
Público tem oscilado entre um conto de
fadas e um pesadelo. Em Agosto de 1991,
o jornal leva pouco mais de ano e meio

de funcionamento e o Accionista, termo (carinhoso ou pejo-
rativo, consoante os casos) que quase todos usam na
redacção para aplicar à Sonae, começa finalmente a ver a luz
ao fundo do túnel. 

A fundação do novo jornal fora um parto difícil. O núcleo
duro formara-se com redactores que, trabalhando no
semanário Expresso, tinham conspirado (a expressão é de
Vicente Jorge Silva (VJS), então director-adjunto do

semanário, no seu livro-entrevista com Isabel Lucas) para
criar um novo jornal. A ideia fermentara no final de 1987, com
a constatação de que a periodicidade semanal já não dava
resposta à urgência do quotidiano, mas Francisco Balsemão,
proprietário do Expresso, parece manter a fé no formato que
desde 1973 garante a prosperidade da sua empresa. "Embora
não o assumindo, os dissidentes do Expresso eram animados
pela secreta ambição de tornar irrelevante o jornal da Duque
de Palmela", especula Joaquim Vieira, na sua biografia não
oficial de Francisco Balsemão. "Nunca tal nos passou pela
cabeça", contrapõe Joaquim Fidalgo, um dos jornalistas do
grupo fundador do Público. "Sempre acreditámos que era
importante transferir para o universo dos jornais diários o
know how e o modo de fazer jornalismo aprofundado que,
naquela altura, existia sobretudo nos jornais semanários. E

HISTÓRIA DE
JORNALISTAS

A REFINADA CARTA AO
DIRECTOR DO PÚBLICO
A secção de cartas do Público transformou-se no Verão de 1991 num
recinto de combate com uma fonte. Pretexto para recuar ao primeiro
ano de vida do jornal.

Gonçalo Pereira Rosa Texto Luís Taklim Ilustração

39a44.qxd  19-04-2015  23:54  Page 39



40|Out/Dez 2021|JJ

achávamos que faltava em Portugal um verdadeiro diário de
referência".

Em segredo, em pleno convés do "navio-almirante",
como Balsemão gosta de tratar o Expresso, vários jornalistas
começam a preparar o projecto de um novo jornal. Vicente
não tem ainda uma ideia concreta do que pretende fazer,
mas, num acesso de frustração, solicita a Acácio Gomes, jor-
nalista da secção de Economia, que lhe encontre entre os
seus contactos um capitalista capaz de financiar a aventura.
Num país com poucos capitalistas, perfilam-se três possibili-
dades principais: Américo Amorim, Horácio Roque e
Belmiro de Azevedo. Vicente aponta baterias a Belmiro, o
dono da Sonae. "Eu não queria simplesmente pegar no tele-
fone, ligar para a Sonae e pedir para falar com o presidente
do grupo", confessou o jornalista nas suas memórias. Ao
contrário da maioria dos jornais portugueses, o Público
nasce, assim, por impulso de profissionais do meio que
partem à procura de um capitalista que financie a aventura.

A história, porém, tem outras versões. Nas suas
memórias, publicadas no Verão de 2021, Balsemão aponta
Augusto M. Seabra como "o cérebro da iniciativa", lembran-
do que este, "na penumbra, teve sempre uma influência
muito grande naquele grupo". Em contrapartida, em entre-
vista ao autor, o fotógrafo Rui Ochoa lembra que VJS vivia
com a obsessão de produzir uma réplica portuguesa do
diário italiano La Repubblica. "O Vicente teve sempre a
mania do La Repubblica, era o seu jornal de referência e que-
ria fazê-lo cá. Um dia, o Acácio Gomes disse-me que um
empresário com muito dinheiro queria fazer um jornal,

mas não me disse quem era. Adiantou, porém, que ele que-
ria o Vicente e a sua equipa e tinha um milhão e meio de
contos para gastar".

Ochoa e VJS almoçam para discutir o projecto. "O Vicente
disse-me que só participava se eu entrasse. Eu estava então
no Jornal de Notícias e tinha uma avença do Expresso.
Concordei, com algumas condições: só entrava se fosse eu a
escolher a equipa de fotografia, queria um cargo de chefia e
investia dez mil contos no projecto, pois queria ser
accionista. Não sabia quem eram os investidores, mas decidi
que aquele seria o meu projecto de vida", conta.

Em Janeiro de 1988, Vicente e Acácio Gomes reúnem-se
pela primeira vez com Belmiro de Azevedo. Mais tarde,
envolvem-se outros protagonistas, como o subdirector Jorge
Wemans e Augusto M. Seabra. A identidade dos fundadores
é, aliás, um tema de dissonância na bibliografia sobre o tema,
pois as memórias não coincidem em todos os pormenores e
há vários candidatos a fundadores que não fizeram de facto
parte do núcleo original, o "Grupo dos Nove".

Na sequência de uma primeira reunião com Vicente,
Belmiro de Azevedo indica o engenheiro Carlos Moreira da
Silva para coordenar, pelo lado da Sonae, toda a elaboração
do projecto. "Foi directamente com ele que os jornalistas do
'Grupo dos Nove' trabalharam durante os meses seguintes.
Teve um papel fundamental, inclusive a convencer a estrutu-
ra de topo da Sonae a apostar no projecto. Depois, durante os
primeiros anos, foi ele que esteve à frente do Público enquan-
to representante do accionista", conta Joaquim Fidalgo.

A recapitulação de Vicente Jorge Silva traz mais um ele-

HISTÓRIA DE
JORNALISTAS A ref inada carta. . .

No final de 1989, as agências de publicidade receberam o projecto do novo jornal e

esta fotografia com a constituição da redacção. De cima para baixo e da esquerda

para a direita: José Alberto Lemos, Rogério Gomes, Leonor Pinhão; José Vítor

Malheiros, Áurea Sampaio, Teresa de Sousa, João Cândido da Silva, Nuno Pacheco,

Jorge Wemans; Joaquim Fidalgo, José Manuel Fernandes, Vicente Jorge Silva

A sátira de O Independente ao Público,

em 12 de Janeiro de 1990. O novo jornal

tardava em ver a luz do dia. Todos

pareciam trabalhar para o… Bonéco

39a44.qxd  19-04-2015  23:54  Page 40

JJ|Out/Dez 2021|41

mento para a história. Nesse mesmo
dia, a Sonae realiza uma controversa
operação pública de venda (OPV) de
sete empresas do seu grupo, aceden-
do a benefícios fiscais que, à partida,
o legislador concebera para OPV
sobre pelo menos 25% do capital das
sociedades envolvidas. A manobra é
engenhosa e permite à empresa
realizar uma mais-valia significativa,
valendo-lhe, porém, uma barragem
de críticas e até um processo judicial.
No auge do turbilhão, Vicente per-
gunta ao empresário como gostaria
de ver tratado um assunto seme-
lhante num jornal de que fosse pro-
prietário. "Se for você o director do
jornal, é você quem tem de tratar do
assunto e não eu. Só peço para ser
ouvido nas questões que me dizem
respeito. O resto não é comigo",
responde Belmiro.

O projecto mantém-se em banho-maria durante alguns
meses. Vicente hesita na "conjura" contra o jornal ao qual
estivera ligado durante 15 anos. Relata a Balsemão as
manobras em curso. Há talvez motivos mais íntimos para
essas dúvidas. Em Junho de 1968, quando a Censura
decidira que o Comércio do Funchal, o jornal de páginas cor-
de-rosa que o feitio irrequieto de Vicente e de José Manuel
Barroso tinha transformado num foco de críticas ao regime,
passaria a ser revisto regularmente pelos Serviços de
Censura de Lisboa, provocando mais despesas e tempo
perdido, Francisco Balsemão solidarizara-se com Vicente,
propondo-lhe o cargo de correspondente no Diário Popular,
como o comprova um documento do seu arquivo particu-
lar mostrado ao autor. Fora uma bóia de salvação num
período difícil da vida do jovem jornalista. Em face dos
rumores que já circulam no bas-fond lisboeta, VJS reúne-se
com Balsemão e reconhece que projecta apostar num novo
jornal diário. 

Nas suas memórias, esclarece ter contado a Balsemão que
existiam conversações em curso com Belmiro de Azevedo.
"O Belmiro suscitava-lhe uma irritação muito particular, sen-
timento que, aliás, era recíproco", esclarece Vicente sobre
dois dos três patrões que encontrou no jornalismo (o terceiro
será o empresário Paulo Ferreira, na revista Invista). "O
Belmiro achava o Balsemão um menino nascido num berço
de ouro e o Balsemão considerava-o um chico-esperto e
novo rico". Balsemão sustentou, na obra já referida, que
soube anteriormente do compromisso de alguns redactores
do Expresso com o novo projecto, embora continuassem "a
ganhar o seu salário calmamente, enquanto preparavam um
produto concorrente e aliciavam pessoal da casa para ir tra-
balhar com eles". A acusação é refutada: "Nós próprios não
sabíamos se íamos sair do Expresso. Tudo dependia do projec-

to final", diz Fidalgo. "Em boa ver-
dade, não sabíamos se iríamos sair".

As reuniões de "conspiração"
prosseguem, mantendo-se no se-
gredo dos deuses. Nem todos os
jornalistas, porém, conseguem
guardar segredos. Vicente conta
pormenores a demasiados inter-
locutores. Em 21 de Outubro de
1988, são publicadas notícias sobre
a sua participação num novo jor-
nal, com destaque para uma de O
Independente, que dá conta da
empresa financiadora e até da cir-
cunstância de existirem convites a
outros redactores do Expresso.
Poderia ter sido o fim precoce do
Público: não há ainda um acordo
fechado com Belmiro e é bem co-
nhecida a aversão de Balsemão a
quem decide virar as costas às suas
empresas. "Um dia, o José António

Saraiva convocou uma reunião de editores no Expresso e
anunciou que sabia do projecto em curso e que agradecia
que quem estivesse envolvido tomasse a iniciativa de sair",
conta Rui Ochoa. "Ninguém se acusou, até porque não havia
convites formais do outro lado".

Embora não o confesse nas memórias, Vicente recua.
Promete a Balsemão que renovará o compromisso com o
Expresso e profere a O Independente de 5 de Janeiro de 1989
uma declaração pública de reaproximação ao jornal de
Balsemão. A equipa é apanhada de surpresa e alguns dos
membros fundadores tomam conhecimento da débacle pela
rádio. Belmiro, porém, não costuma desistir dos seus projec-
tos e combina com o grupo de jornalistas ("Grupo dos Nove",
agora reduzido a oito) que prossigam os trabalhos
preparatórios, sempre com o acompanhamento de Carlos
Moreira da Silva pelo lado da Sonae. Logo se verá mais tarde
se a recusa de VJS é definitiva, embora o seu papel seja cru-
cial. "Nós dissemos claramente a Belmiro de Azevedo que
nunca faríamos o jornal com outro líder que não o Vicente",
conta Fidalgo. "Ou era com ele, ou não era. Mas estávamos
convictos de que acabaríamos por convencer o Vicente a
voltar. E foi isso que aconteceu".

O projecto é desenvolvido, apesar de alguma
ingenuidade. Os primeiros estudos da Nielsen para a circu-
lação do novo diário são absurdos. "Havia a convicção de que
o Público podia vender 200 mil exemplares, imagine-se!",
recorda Vicente nas suas memórias. "Eu achava que no má-
ximo seriam uns 80-100 mil exemplares e já estava a ser imen-
samente optimista". Em Março de 1989, a cúpula da Sonae dá
luz verde ao projecto, apostando no lançamento do jornal até
final do ano. Vicente é convencido pelos restantes jornalistas
a regressar, num exemplo atípico de como uma alcateia pode
por vezes puxar pelo macho-alfa e não o contrário.

No dia 5 de Março de 1990, surgiu pela primeira

vez o Público nas bancas

39a44.qxd  19-04-2015  23:54  Page 41



40|Out/Dez 2021|JJ

achávamos que faltava em Portugal um verdadeiro diário de
referência".

Em segredo, em pleno convés do "navio-almirante",
como Balsemão gosta de tratar o Expresso, vários jornalistas
começam a preparar o projecto de um novo jornal. Vicente
não tem ainda uma ideia concreta do que pretende fazer,
mas, num acesso de frustração, solicita a Acácio Gomes, jor-
nalista da secção de Economia, que lhe encontre entre os
seus contactos um capitalista capaz de financiar a aventura.
Num país com poucos capitalistas, perfilam-se três possibili-
dades principais: Américo Amorim, Horácio Roque e
Belmiro de Azevedo. Vicente aponta baterias a Belmiro, o
dono da Sonae. "Eu não queria simplesmente pegar no tele-
fone, ligar para a Sonae e pedir para falar com o presidente
do grupo", confessou o jornalista nas suas memórias. Ao
contrário da maioria dos jornais portugueses, o Público
nasce, assim, por impulso de profissionais do meio que
partem à procura de um capitalista que financie a aventura.

A história, porém, tem outras versões. Nas suas
memórias, publicadas no Verão de 2021, Balsemão aponta
Augusto M. Seabra como "o cérebro da iniciativa", lembran-
do que este, "na penumbra, teve sempre uma influência
muito grande naquele grupo". Em contrapartida, em entre-
vista ao autor, o fotógrafo Rui Ochoa lembra que VJS vivia
com a obsessão de produzir uma réplica portuguesa do
diário italiano La Repubblica. "O Vicente teve sempre a
mania do La Repubblica, era o seu jornal de referência e que-
ria fazê-lo cá. Um dia, o Acácio Gomes disse-me que um
empresário com muito dinheiro queria fazer um jornal,

mas não me disse quem era. Adiantou, porém, que ele que-
ria o Vicente e a sua equipa e tinha um milhão e meio de
contos para gastar".

Ochoa e VJS almoçam para discutir o projecto. "O Vicente
disse-me que só participava se eu entrasse. Eu estava então
no Jornal de Notícias e tinha uma avença do Expresso.
Concordei, com algumas condições: só entrava se fosse eu a
escolher a equipa de fotografia, queria um cargo de chefia e
investia dez mil contos no projecto, pois queria ser
accionista. Não sabia quem eram os investidores, mas decidi
que aquele seria o meu projecto de vida", conta.

Em Janeiro de 1988, Vicente e Acácio Gomes reúnem-se
pela primeira vez com Belmiro de Azevedo. Mais tarde,
envolvem-se outros protagonistas, como o subdirector Jorge
Wemans e Augusto M. Seabra. A identidade dos fundadores
é, aliás, um tema de dissonância na bibliografia sobre o tema,
pois as memórias não coincidem em todos os pormenores e
há vários candidatos a fundadores que não fizeram de facto
parte do núcleo original, o "Grupo dos Nove".

Na sequência de uma primeira reunião com Vicente,
Belmiro de Azevedo indica o engenheiro Carlos Moreira da
Silva para coordenar, pelo lado da Sonae, toda a elaboração
do projecto. "Foi directamente com ele que os jornalistas do
'Grupo dos Nove' trabalharam durante os meses seguintes.
Teve um papel fundamental, inclusive a convencer a estrutu-
ra de topo da Sonae a apostar no projecto. Depois, durante os
primeiros anos, foi ele que esteve à frente do Público enquan-
to representante do accionista", conta Joaquim Fidalgo.

A recapitulação de Vicente Jorge Silva traz mais um ele-

HISTÓRIA DE
JORNALISTAS A ref inada carta. . .

No final de 1989, as agências de publicidade receberam o projecto do novo jornal e

esta fotografia com a constituição da redacção. De cima para baixo e da esquerda

para a direita: José Alberto Lemos, Rogério Gomes, Leonor Pinhão; José Vítor

Malheiros, Áurea Sampaio, Teresa de Sousa, João Cândido da Silva, Nuno Pacheco,

Jorge Wemans; Joaquim Fidalgo, José Manuel Fernandes, Vicente Jorge Silva

A sátira de O Independente ao Público,

em 12 de Janeiro de 1990. O novo jornal

tardava em ver a luz do dia. Todos

pareciam trabalhar para o… Bonéco

39a44.qxd  19-04-2015  23:54  Page 40

JJ|Out/Dez 2021|41

mento para a história. Nesse mesmo
dia, a Sonae realiza uma controversa
operação pública de venda (OPV) de
sete empresas do seu grupo, aceden-
do a benefícios fiscais que, à partida,
o legislador concebera para OPV
sobre pelo menos 25% do capital das
sociedades envolvidas. A manobra é
engenhosa e permite à empresa
realizar uma mais-valia significativa,
valendo-lhe, porém, uma barragem
de críticas e até um processo judicial.
No auge do turbilhão, Vicente per-
gunta ao empresário como gostaria
de ver tratado um assunto seme-
lhante num jornal de que fosse pro-
prietário. "Se for você o director do
jornal, é você quem tem de tratar do
assunto e não eu. Só peço para ser
ouvido nas questões que me dizem
respeito. O resto não é comigo",
responde Belmiro.

O projecto mantém-se em banho-maria durante alguns
meses. Vicente hesita na "conjura" contra o jornal ao qual
estivera ligado durante 15 anos. Relata a Balsemão as
manobras em curso. Há talvez motivos mais íntimos para
essas dúvidas. Em Junho de 1968, quando a Censura
decidira que o Comércio do Funchal, o jornal de páginas cor-
de-rosa que o feitio irrequieto de Vicente e de José Manuel
Barroso tinha transformado num foco de críticas ao regime,
passaria a ser revisto regularmente pelos Serviços de
Censura de Lisboa, provocando mais despesas e tempo
perdido, Francisco Balsemão solidarizara-se com Vicente,
propondo-lhe o cargo de correspondente no Diário Popular,
como o comprova um documento do seu arquivo particu-
lar mostrado ao autor. Fora uma bóia de salvação num
período difícil da vida do jovem jornalista. Em face dos
rumores que já circulam no bas-fond lisboeta, VJS reúne-se
com Balsemão e reconhece que projecta apostar num novo
jornal diário. 

Nas suas memórias, esclarece ter contado a Balsemão que
existiam conversações em curso com Belmiro de Azevedo.
"O Belmiro suscitava-lhe uma irritação muito particular, sen-
timento que, aliás, era recíproco", esclarece Vicente sobre
dois dos três patrões que encontrou no jornalismo (o terceiro
será o empresário Paulo Ferreira, na revista Invista). "O
Belmiro achava o Balsemão um menino nascido num berço
de ouro e o Balsemão considerava-o um chico-esperto e
novo rico". Balsemão sustentou, na obra já referida, que
soube anteriormente do compromisso de alguns redactores
do Expresso com o novo projecto, embora continuassem "a
ganhar o seu salário calmamente, enquanto preparavam um
produto concorrente e aliciavam pessoal da casa para ir tra-
balhar com eles". A acusação é refutada: "Nós próprios não
sabíamos se íamos sair do Expresso. Tudo dependia do projec-

to final", diz Fidalgo. "Em boa ver-
dade, não sabíamos se iríamos sair".

As reuniões de "conspiração"
prosseguem, mantendo-se no se-
gredo dos deuses. Nem todos os
jornalistas, porém, conseguem
guardar segredos. Vicente conta
pormenores a demasiados inter-
locutores. Em 21 de Outubro de
1988, são publicadas notícias sobre
a sua participação num novo jor-
nal, com destaque para uma de O
Independente, que dá conta da
empresa financiadora e até da cir-
cunstância de existirem convites a
outros redactores do Expresso.
Poderia ter sido o fim precoce do
Público: não há ainda um acordo
fechado com Belmiro e é bem co-
nhecida a aversão de Balsemão a
quem decide virar as costas às suas
empresas. "Um dia, o José António

Saraiva convocou uma reunião de editores no Expresso e
anunciou que sabia do projecto em curso e que agradecia
que quem estivesse envolvido tomasse a iniciativa de sair",
conta Rui Ochoa. "Ninguém se acusou, até porque não havia
convites formais do outro lado".

Embora não o confesse nas memórias, Vicente recua.
Promete a Balsemão que renovará o compromisso com o
Expresso e profere a O Independente de 5 de Janeiro de 1989
uma declaração pública de reaproximação ao jornal de
Balsemão. A equipa é apanhada de surpresa e alguns dos
membros fundadores tomam conhecimento da débacle pela
rádio. Belmiro, porém, não costuma desistir dos seus projec-
tos e combina com o grupo de jornalistas ("Grupo dos Nove",
agora reduzido a oito) que prossigam os trabalhos
preparatórios, sempre com o acompanhamento de Carlos
Moreira da Silva pelo lado da Sonae. Logo se verá mais tarde
se a recusa de VJS é definitiva, embora o seu papel seja cru-
cial. "Nós dissemos claramente a Belmiro de Azevedo que
nunca faríamos o jornal com outro líder que não o Vicente",
conta Fidalgo. "Ou era com ele, ou não era. Mas estávamos
convictos de que acabaríamos por convencer o Vicente a
voltar. E foi isso que aconteceu".

O projecto é desenvolvido, apesar de alguma
ingenuidade. Os primeiros estudos da Nielsen para a circu-
lação do novo diário são absurdos. "Havia a convicção de que
o Público podia vender 200 mil exemplares, imagine-se!",
recorda Vicente nas suas memórias. "Eu achava que no má-
ximo seriam uns 80-100 mil exemplares e já estava a ser imen-
samente optimista". Em Março de 1989, a cúpula da Sonae dá
luz verde ao projecto, apostando no lançamento do jornal até
final do ano. Vicente é convencido pelos restantes jornalistas
a regressar, num exemplo atípico de como uma alcateia pode
por vezes puxar pelo macho-alfa e não o contrário.

No dia 5 de Março de 1990, surgiu pela primeira

vez o Público nas bancas

39a44.qxd  19-04-2015  23:54  Page 41



42|Out/Dez 2021|JJ

Pelo caminho, porém, ficara Rui Ochoa, farto de não lhe
serem atendidas as condições negociais: "Já havia uma data
para início dos trabalhos do novo jornal e eu estranhei que
ninguém me dissesse nada. O Vicente lá contou que a cons-
trução da equipa cabia ao Jorge Wemans e que já tinham sido
contactados dois fotógrafos do Porto. Colidimos aí", conta.
Entretanto, Balsemão oferecera-lhe a hipótese de formar
uma equipa e passar a efectivo do Expresso.

O "GRUPO DOS NOVE"
Vicente e Wemans abandonam o Expresso, como o próprio
semanário noticia no dia 1 de Abril de 1989, embora os
restantes jornalistas se mantenham mais algumas semanas
no jornal. "Liguei ao Vicente nesse dia e ele nunca atendeu.
Respondeu-me a Lucília Santos, secretária que tinha sido do
Expresso, e eu ouvi-o por trás a barafustar com 'esse mer-
cenário'. Em desespero, ainda falei com o José Manuel
Fernandes, que me pediu para esperar mais tempo. Mas já
não havia mais tempo. Era então ou nunca", conta Ochoa.

O grupo dos nove fundadores inclui Vicente, Jorge
Wemans, Augusto M. Seabra, Nuno Pacheco, José Manuel
Fernandes, José Vítor Malheiros, o designer Henrique Cayatte
e, no Porto, Joaquim Fidalgo e José Queirós. No momento
certo, e ainda acompanhados por Teresa de Sousa e Lucília
Santos, abandonam todos o Expresso, numa das maiores
debandadas da história do século XX nos jornais portugueses.
Só comparável à saída de 12 rebeldes de O Século para o Diário
em 1902, do êxodo de toda a equipa do Diário de Notícias para
posterior acolhimento em O Mundo em 1924, da demissão de
quase toda a redacção do Diário Ilustrado, em conflito com a
administração, em 1958, e da demissão conjunta de Artur
Portela, José Sasportes, Carlos Veiga Pereira e Vasco Pulido
Valente do Diário de Lisboa, em 1961.

Na sua recapitulação escrita do episódio, em volume pu-
blicado em 2005, o director do Expresso, José António Saraiva,
lembra um momento muito difícil na vida do jornal, sobre-
tudo pelo processo penoso de recomposição da redacção.
Segundo ele, Joaquim Vieira encarrega-se da reorganização,
pois "acha que vamos ficar só com os medíocres". No final da
acção decisiva de Vieira, "17 jornalistas saem da redacção
(quase todos para o futuro Público) e 19 entram". Nas suas
memórias, Balsemão prefere elogiar o papel de Clara
Ferreira Alves nessa reconfiguração decisiva.

O modelo pensado para o Público é o do Libération, embo-

ra no capital inicial da empresa entrassem também as empre-
sas proprietárias do La Repubblica e do El Pais. Com coorde-
nação de Adelino Gomes, entretanto contratado, o proto-jor-
nal organiza concursos para contratação de jovens jornalis-
tas: "De um total de 200, são seleccionados 25, numa prova
final no Fórum Picoas em Lisboa. Mas serão cooptados mais
alguns", conta Nuno Pacheco no Público de 5 de Março de
2018. Entre os recrutas de Lisboa, estão António Granado,
Ana Fernandes, São José Almeida, Rui Cardoso Martins,
Isabel Coutinho ou Luís Pedro Nunes, que terão carreiras
distintas nas décadas seguintes. No Centro de Formação de
Jornalistas do Porto, prestam-se provas semelhantes e saem
nomes como Manuel Carvalho (actual director), David
Pontes (actual director-adjunto), Paulo Moura, Pedro Rosa
Mendes ou Manuel Jorge Marmelo.

O ARRANQUE
Com primeira página a cores, o Público propõe-se quebrar
tabus na imprensa da época, mas o arranque é turbulento. A
administração e a direcção descobrem, segundo Vicente
Jorge Silva, que "a solução tecnológica para o processamento
do jornal inventada por um dos crânios da MacIntosh em
Lisboa era totalmente inadequada. Dava, quando muito,
para fazer qualquer coisa como o Anuário Comercial de
Portugal, mas nunca um jornal diário", contou nas suas
memórias. O processamento informático é excessivamente
lento e o lançamento previsto tem de ser abortado, apesar
das duas festas de lançamento já realizadas em Lisboa e no
Porto e de já estar na rua uma campanha de promoção.

O próprio título não fora consensual. VJS evitara associ-
ações com jornais extintos, como O Mundo e o República.
Propõe Público, "um título melhor, mais original e menos
conotado com a herança dos velhos republicanos", mas
encontra alguma resistência na Sonae, que receia confusões
semânticas com o sector público - tudo o que uma empresa
de iniciativa privada quer evitar. Vinga, porém, o nome
escolhido. Vicente é o líder incontestado, com uma criativi-
dade só semelhante à sua lendária desorganização. Jorge
Wemans é o contraponto nesse caos, assegurando os aspec-
tos práticos, económicos, empresariais ou logísticos da con-
dução do jornal.

As redacções de Lisboa e do Porto, finalmente estabi-
lizadas a partir de 1 de Novembro de 1989, parecem
preparadas para avançar. Da estimativa inicial de 70 jornalis-

HISTÓRIA DE
JORNALISTAS A ref inada carta. . .

A primeira tira do Guarda Ricardo

no Público brincava com a própria

indefinição do jornal, há demasiado

tempo preparado para sair

39a44.qxd  19-04-2015  23:55  Page 42

JJ|Out/Dez 2021|43

tas, evolui-se para cerca de 150. No próprio dia 1, as equipas
projectam o primeiro de muitos "números zero". Começam a
trabalhar em tempo real, embora sem data definitiva para o
lançamento. O semanário O Independente chega a glosar com
esse esforço inglório, através de uma sátira de quatro pági-
nas, no dia 12 de Janeiro de 1990, intitulada "Bonéco", carica-
turando o trabalho produzido em vão. No cabeçalho, entre
chalaças sobre descontos no preço de capa com coupons do
Continente, identifica Belmiro de Azevedo como o
Conducatore e o administrador Nuno Vitorino como "editor
de cheques". Nas "notícias", o semanário garante que o jornal
sai de certeza "lá para o Verão".

A Sonae preparara a publicação do primeiro número real
para o dia 2 de Janeiro de 1990, mas a estreia corre mal. A
Lisgráfica é responsabilizada publicamente por não dar
resposta às necessidades de impressão, mas outros protago-
nistas culpam igualmente a incapacidade do sistema infor-
mático para remeter as páginas da publicação com a urgên-
cia indispensável. Ferido no orgulho, Belmiro fica furioso
com o falhanço.

Prosseguem os problemas no primeiro trimestre de 1990,
agravados pela perda de contratos publicitários destinados a
um jornal que deveria já estar em circulação desde Janeiro.
O lançamento é, por fim, adiado para 5 de Março de 1990,
depois de testes bem sucedidos de impressão, em três rotati-
vas em simultâneo. "Fizemos uma tiragem de 80 mil e depois
tivemos de passar para 30 mil durante um certo período",
conta VJS.

Vicente Jorge Silva descreve também as fortes expectati-
vas que a Sonae depositara no comportamento económico
do jornal e a sua decepção face aos primeiros números. No
mês de lançamento, a tiragem média é de 71.659, mas em
Dezembro de 1990 já caíra para 57.105 exemplares.
Providencialmente, a primeira guerra do Golfo constitui um
chamariz de leitores, fazendo ascender a tiragem média a
74.427 exemplares, em Fevereiro de 1991. No Verão desse
ano, tirando pouco mais de 60 mil exemplares por dia, o
Público é uma locomotiva pesada que ainda procura engatar
uma velocidade satisfatória.

A NOTÍCIA
Agosto de 1991. Desenhemos um triângulo no mapa da
cidade de Lisboa.

O primeiro vértice fica necessariamente na Quinta do

Lambert, em Telheiras, sede da redacção de Lisboa do
Público. Coloquemos o segundo vértice alguns quilómetros
para sul, em Moscavide. Ali funciona o Entreposto, grupo
económico que representa a Nissan, entre outras marcas, em
Portugal, Espanha e Moçambique. O panorama é muito mais
desafogado no grupo gerido por António Dias da Cunha,
empresário de quem muito se falará quatro anos mais tarde,
quando entrar de rompante no Sporting, ao abrigo do
Projecto Roquette. Por ora, Dias da Cunha gere o grupo
empresarial que o pai expandiu, mantendo presença forte
em Moçambique, apesar das convulsões da independência. 

Falta o terceiro vértice que, por imposição geométrica,
nenhum triângulo dispensa. Coloquemo-lo igualmente
junto do rio, mas bastantes quilómetros para oeste. No
Palácio de Belém, Mário Soares toma o pulso ao seu segun-
do mandato como presidente da República. Foi eleito em
Janeiro de 1991 com uma maioria inquestionável. Jerónimo
Pimentel, antigo jornalista do Público, foi protagonista invo-
luntário do episódio que aqui se conta e lembra que "a fina-
flor da finança portuguesa apoiou Mário Soares. Houve uma
sessão de apoio no restaurante Faz Figura onde quase todas
as personalidades da finança se mostraram".

Dias da Cunha esteve lá, claro. Desde a primeira campa-
nha presidencial de Mário Soares, em 1986, que apoiara a
causa do MASP, Movimento de Apoio Soares à Presidência.
Foi membro do Conselho Executivo das duas campanhas.
Em entrevista ao Record em 26 de Agosto de 2000, contou que
"a aproximação ao dr. Mário Soares veio a acontecer ainda ele
era primeiro-ministro. Eu escrevia na revista Negócios, de que
era director Gomes Mota. Nessa altura, fiz a defesa da candi-
datura do dr. Mário Soares à Presidência da República, ainda
no tempo do Governo do Bloco Central. Achava que ele era
o candidato natural do Bloco Central. O meu texto acabou
por ir parar acima [sic] da secretária dele e fui convidado
para integrar a campanha, no grupo inicial. Foi o meu
primeiro banho político", relatou.

Nos livros-entrevista que organizou com Maria João
Avillez, Mário Soares contou também que, para a campanha
de reeleição, decidiu não sobrecarregar o orçamento do PS.
"Apelei às pessoas dispostas a ajudar-me e dirigi-me aos
meios empresariais, avançando, desde logo, com uma
condição: quem quisesse contribuir, deveria fazê-lo às claras
e receberia um recibo, assinado por uma de três pessoas:
António Dias da Cunha, Carlos Monjardino ou Gomes

Mota", disse. O processo foi tão
bem sucedido que sobraram
cerca de 300 mil contos. 

Ao longo da campanha, a
comitiva de Mário Soares deslo-
ca-se em carros cedidos pela
Nissan. Não era estranho nas
campanhas de então. Aliás,
Jerónimo Pimentel crê que os
repórteres do Público também
viajam à data em veículos da

39a44.qxd  19-04-2015  23:55  Page 43



42|Out/Dez 2021|JJ

Pelo caminho, porém, ficara Rui Ochoa, farto de não lhe
serem atendidas as condições negociais: "Já havia uma data
para início dos trabalhos do novo jornal e eu estranhei que
ninguém me dissesse nada. O Vicente lá contou que a cons-
trução da equipa cabia ao Jorge Wemans e que já tinham sido
contactados dois fotógrafos do Porto. Colidimos aí", conta.
Entretanto, Balsemão oferecera-lhe a hipótese de formar
uma equipa e passar a efectivo do Expresso.

O "GRUPO DOS NOVE"
Vicente e Wemans abandonam o Expresso, como o próprio
semanário noticia no dia 1 de Abril de 1989, embora os
restantes jornalistas se mantenham mais algumas semanas
no jornal. "Liguei ao Vicente nesse dia e ele nunca atendeu.
Respondeu-me a Lucília Santos, secretária que tinha sido do
Expresso, e eu ouvi-o por trás a barafustar com 'esse mer-
cenário'. Em desespero, ainda falei com o José Manuel
Fernandes, que me pediu para esperar mais tempo. Mas já
não havia mais tempo. Era então ou nunca", conta Ochoa.

O grupo dos nove fundadores inclui Vicente, Jorge
Wemans, Augusto M. Seabra, Nuno Pacheco, José Manuel
Fernandes, José Vítor Malheiros, o designer Henrique Cayatte
e, no Porto, Joaquim Fidalgo e José Queirós. No momento
certo, e ainda acompanhados por Teresa de Sousa e Lucília
Santos, abandonam todos o Expresso, numa das maiores
debandadas da história do século XX nos jornais portugueses.
Só comparável à saída de 12 rebeldes de O Século para o Diário
em 1902, do êxodo de toda a equipa do Diário de Notícias para
posterior acolhimento em O Mundo em 1924, da demissão de
quase toda a redacção do Diário Ilustrado, em conflito com a
administração, em 1958, e da demissão conjunta de Artur
Portela, José Sasportes, Carlos Veiga Pereira e Vasco Pulido
Valente do Diário de Lisboa, em 1961.

Na sua recapitulação escrita do episódio, em volume pu-
blicado em 2005, o director do Expresso, José António Saraiva,
lembra um momento muito difícil na vida do jornal, sobre-
tudo pelo processo penoso de recomposição da redacção.
Segundo ele, Joaquim Vieira encarrega-se da reorganização,
pois "acha que vamos ficar só com os medíocres". No final da
acção decisiva de Vieira, "17 jornalistas saem da redacção
(quase todos para o futuro Público) e 19 entram". Nas suas
memórias, Balsemão prefere elogiar o papel de Clara
Ferreira Alves nessa reconfiguração decisiva.

O modelo pensado para o Público é o do Libération, embo-

ra no capital inicial da empresa entrassem também as empre-
sas proprietárias do La Repubblica e do El Pais. Com coorde-
nação de Adelino Gomes, entretanto contratado, o proto-jor-
nal organiza concursos para contratação de jovens jornalis-
tas: "De um total de 200, são seleccionados 25, numa prova
final no Fórum Picoas em Lisboa. Mas serão cooptados mais
alguns", conta Nuno Pacheco no Público de 5 de Março de
2018. Entre os recrutas de Lisboa, estão António Granado,
Ana Fernandes, São José Almeida, Rui Cardoso Martins,
Isabel Coutinho ou Luís Pedro Nunes, que terão carreiras
distintas nas décadas seguintes. No Centro de Formação de
Jornalistas do Porto, prestam-se provas semelhantes e saem
nomes como Manuel Carvalho (actual director), David
Pontes (actual director-adjunto), Paulo Moura, Pedro Rosa
Mendes ou Manuel Jorge Marmelo.

O ARRANQUE
Com primeira página a cores, o Público propõe-se quebrar
tabus na imprensa da época, mas o arranque é turbulento. A
administração e a direcção descobrem, segundo Vicente
Jorge Silva, que "a solução tecnológica para o processamento
do jornal inventada por um dos crânios da MacIntosh em
Lisboa era totalmente inadequada. Dava, quando muito,
para fazer qualquer coisa como o Anuário Comercial de
Portugal, mas nunca um jornal diário", contou nas suas
memórias. O processamento informático é excessivamente
lento e o lançamento previsto tem de ser abortado, apesar
das duas festas de lançamento já realizadas em Lisboa e no
Porto e de já estar na rua uma campanha de promoção.

O próprio título não fora consensual. VJS evitara associ-
ações com jornais extintos, como O Mundo e o República.
Propõe Público, "um título melhor, mais original e menos
conotado com a herança dos velhos republicanos", mas
encontra alguma resistência na Sonae, que receia confusões
semânticas com o sector público - tudo o que uma empresa
de iniciativa privada quer evitar. Vinga, porém, o nome
escolhido. Vicente é o líder incontestado, com uma criativi-
dade só semelhante à sua lendária desorganização. Jorge
Wemans é o contraponto nesse caos, assegurando os aspec-
tos práticos, económicos, empresariais ou logísticos da con-
dução do jornal.

As redacções de Lisboa e do Porto, finalmente estabi-
lizadas a partir de 1 de Novembro de 1989, parecem
preparadas para avançar. Da estimativa inicial de 70 jornalis-

HISTÓRIA DE
JORNALISTAS A ref inada carta. . .

A primeira tira do Guarda Ricardo

no Público brincava com a própria

indefinição do jornal, há demasiado

tempo preparado para sair

39a44.qxd  19-04-2015  23:55  Page 42

JJ|Out/Dez 2021|43

tas, evolui-se para cerca de 150. No próprio dia 1, as equipas
projectam o primeiro de muitos "números zero". Começam a
trabalhar em tempo real, embora sem data definitiva para o
lançamento. O semanário O Independente chega a glosar com
esse esforço inglório, através de uma sátira de quatro pági-
nas, no dia 12 de Janeiro de 1990, intitulada "Bonéco", carica-
turando o trabalho produzido em vão. No cabeçalho, entre
chalaças sobre descontos no preço de capa com coupons do
Continente, identifica Belmiro de Azevedo como o
Conducatore e o administrador Nuno Vitorino como "editor
de cheques". Nas "notícias", o semanário garante que o jornal
sai de certeza "lá para o Verão".

A Sonae preparara a publicação do primeiro número real
para o dia 2 de Janeiro de 1990, mas a estreia corre mal. A
Lisgráfica é responsabilizada publicamente por não dar
resposta às necessidades de impressão, mas outros protago-
nistas culpam igualmente a incapacidade do sistema infor-
mático para remeter as páginas da publicação com a urgên-
cia indispensável. Ferido no orgulho, Belmiro fica furioso
com o falhanço.

Prosseguem os problemas no primeiro trimestre de 1990,
agravados pela perda de contratos publicitários destinados a
um jornal que deveria já estar em circulação desde Janeiro.
O lançamento é, por fim, adiado para 5 de Março de 1990,
depois de testes bem sucedidos de impressão, em três rotati-
vas em simultâneo. "Fizemos uma tiragem de 80 mil e depois
tivemos de passar para 30 mil durante um certo período",
conta VJS.

Vicente Jorge Silva descreve também as fortes expectati-
vas que a Sonae depositara no comportamento económico
do jornal e a sua decepção face aos primeiros números. No
mês de lançamento, a tiragem média é de 71.659, mas em
Dezembro de 1990 já caíra para 57.105 exemplares.
Providencialmente, a primeira guerra do Golfo constitui um
chamariz de leitores, fazendo ascender a tiragem média a
74.427 exemplares, em Fevereiro de 1991. No Verão desse
ano, tirando pouco mais de 60 mil exemplares por dia, o
Público é uma locomotiva pesada que ainda procura engatar
uma velocidade satisfatória.

A NOTÍCIA
Agosto de 1991. Desenhemos um triângulo no mapa da
cidade de Lisboa.

O primeiro vértice fica necessariamente na Quinta do

Lambert, em Telheiras, sede da redacção de Lisboa do
Público. Coloquemos o segundo vértice alguns quilómetros
para sul, em Moscavide. Ali funciona o Entreposto, grupo
económico que representa a Nissan, entre outras marcas, em
Portugal, Espanha e Moçambique. O panorama é muito mais
desafogado no grupo gerido por António Dias da Cunha,
empresário de quem muito se falará quatro anos mais tarde,
quando entrar de rompante no Sporting, ao abrigo do
Projecto Roquette. Por ora, Dias da Cunha gere o grupo
empresarial que o pai expandiu, mantendo presença forte
em Moçambique, apesar das convulsões da independência. 

Falta o terceiro vértice que, por imposição geométrica,
nenhum triângulo dispensa. Coloquemo-lo igualmente
junto do rio, mas bastantes quilómetros para oeste. No
Palácio de Belém, Mário Soares toma o pulso ao seu segun-
do mandato como presidente da República. Foi eleito em
Janeiro de 1991 com uma maioria inquestionável. Jerónimo
Pimentel, antigo jornalista do Público, foi protagonista invo-
luntário do episódio que aqui se conta e lembra que "a fina-
flor da finança portuguesa apoiou Mário Soares. Houve uma
sessão de apoio no restaurante Faz Figura onde quase todas
as personalidades da finança se mostraram".

Dias da Cunha esteve lá, claro. Desde a primeira campa-
nha presidencial de Mário Soares, em 1986, que apoiara a
causa do MASP, Movimento de Apoio Soares à Presidência.
Foi membro do Conselho Executivo das duas campanhas.
Em entrevista ao Record em 26 de Agosto de 2000, contou que
"a aproximação ao dr. Mário Soares veio a acontecer ainda ele
era primeiro-ministro. Eu escrevia na revista Negócios, de que
era director Gomes Mota. Nessa altura, fiz a defesa da candi-
datura do dr. Mário Soares à Presidência da República, ainda
no tempo do Governo do Bloco Central. Achava que ele era
o candidato natural do Bloco Central. O meu texto acabou
por ir parar acima [sic] da secretária dele e fui convidado
para integrar a campanha, no grupo inicial. Foi o meu
primeiro banho político", relatou.

Nos livros-entrevista que organizou com Maria João
Avillez, Mário Soares contou também que, para a campanha
de reeleição, decidiu não sobrecarregar o orçamento do PS.
"Apelei às pessoas dispostas a ajudar-me e dirigi-me aos
meios empresariais, avançando, desde logo, com uma
condição: quem quisesse contribuir, deveria fazê-lo às claras
e receberia um recibo, assinado por uma de três pessoas:
António Dias da Cunha, Carlos Monjardino ou Gomes

Mota", disse. O processo foi tão
bem sucedido que sobraram
cerca de 300 mil contos. 

Ao longo da campanha, a
comitiva de Mário Soares deslo-
ca-se em carros cedidos pela
Nissan. Não era estranho nas
campanhas de então. Aliás,
Jerónimo Pimentel crê que os
repórteres do Público também
viajam à data em veículos da

39a44.qxd  19-04-2015  23:55  Page 43



44|Out/Dez 2021|JJ

marca japonesa, por força de um acordo com este grupo
comercial.

Em Agosto de 1991, porém, o então jornalista do Público
depara com uma circunstância peculiar. A revista interna-
cional da Nissan, no seu número de Julho, publicara um arti-
go associando directamente o novo presidente da República
à marca. A Nissan lançava então o modelo Máxima e a
revista não poupa adjectivos: "Máxima recebe votação máxi-
ma do candidato vencedor", assegura um dos textos, sob
uma fotografia de um sorridente Soares no interior de um
carro. "O principal político do país achou-o irresistível (…) e
deu uma folga ao motorista", acrescenta outro texto, legen-
dando uma fotografia do PR de pé, ao lado do carro.

Cumprindo todas as regras, Jerónimo Pimentel ausculta
as Relações Públicas da Entreposto Comercial, que assegu-
ram a correcta cedência das fotografias pela Presidência da
República, "com a indicação de que poderiam ser utilizadas
como quiséssemos". De Belém, Estrela Serrano, assessora do
chefe de Estado, garante que Soares nunca autorizara "a uti-
lização da sua imagem para efeitos promocionais".

Vicente Jorge Silva não hesita em puxar a história para a
primeira página e escreve um editorial sobre "a insustentável
ligeireza de Soares". Comenta que ninguém pretenderia, "a
não ser por ostensiva má-fé, que Mário Soares recebeu qual-
quer pagamento ou outra espécie de contrapartidas pelo
facto de imagens suas, ao volante de um automóvel, terem
sido publicadas como publicidade pela Nissan". Porém,
"parece inconcebível, pelo menos num país europeu, que
um presidente da República se preste, com tanta ligeireza e
inocência, a promover um produto de consumo. É, além de
ridículo, pouco consentâneo com a dignidade das funções
de chefe de Estado (…) A condescendência e a permissivi-
dade com que Mário Soares se deixa arrastar para situações
equívocas, a pretexto da simpatia, da gratidão ou do espírito
de clã relativamente aos seus amigos ou apoiantes,
tornaram-se um traço marcante do seu comportamento. (…)
Soares é - será necessário lembrá-lo? - presidente da
República".

A história é publicada no dia 13 de Agosto de 1991.
"Deveria ter morrido ali", lembra Jerónimo Pimentel. "Era
mais uma daquelas histórias incómodas, mas efémeras, que
escrevemos sobre políticos. Não estávamos lá para lhes
agradar".

Até que chegou a carta.

A CARTA
Passam oito dias. Na tarde do dia 21, acabado de regressar de
férias, Dias da Cunha toma conhecimento da notícia do
Público. É provável que tenha cedido àquilo que na entrevista
ao Record disse, mais tarde, ser o seu pior defeito: "Dizer aqui-
lo que penso nos locais próprios. Nunca falo nas costas das
pessoas".

O presidente da holding Entreposto escreve uma carta a
descompor Vicente Jorge Silva e o Público. Segundo
Jerónimo Pimentel, "a carta era muito malcriada. Ameaçava

- como veio a acontecer - cortar toda a publicidade do
Entreposto no jornal, insultava-me como autor do texto e
insultava o director". Vicente lê o documento, partilha-o
com a direcção e com o repórter envolvido e tem um ataque
de fúria. Manda publicar parte do texto na secção de Cartas
ao Director do dia 22.

Junta-lhe uma nota de redacção quase tão grande como o
trecho seleccionado para publicação, informando os leitores
de que o autor da missiva era "presidente da holding
Entreposto e ex-director financeiro do MASP" - para não
haver dúvidas. E o texto, que alguns dos fundadores do
Público ainda citam de memória, era:

"Acabo de chegar de férias. Li o seu editorial do passado
dia 13. Como muito bem sabe, tudo nele é falso. Trata-se de
especulação pura a que procedeu exclusivamente para cobrir
o que entendeu ser interesse seu.

É indigno instrumentalizar assim a honra alheia. É, na
verdade, de refinado filho da puta.

António Dias da Cunha".

EPÍLOGO
O Entreposto cumpre a ameaça e cessa os contratos de pu-
blicidade com o jornal. A ferida demora anos a cicatrizar.
Durante semanas, o Público vai trazendo à estampa cartas de
leitores vexados com a "atitude desnorteada e insolente
desse senhor" e perplexos com "os amigos do presidente". Os
arautos da deontologia debatem incansavelmente as razões
do Público para difundir uma carta que contraria o próprio
Livro de Estilo do jornal, que exige na versão então em vigor
missivas que não colidam "em matéria de urbanidade e
decência ou quaisquer outras relativas ao bom senso" com as
normas de qualquer outro texto do jornal. 

O tempo, claro, sara as polémicas. O Público e o Entreposto
prosperaram. Nas memórias, Balsemão considera que a sua
recusa de criar um jornal diário em 1989, como o grupo dissi-
dente lhe propusera, "foi das decisões mais acertadas que
tomei em toda a minha vida". Antes de falecer, em 8 de
Setembro de 2020, Vicente Jorge Silva recebeu, em 2015, o
Prémio Gazeta de Mérito. No discurso de aceitação do
galardão, fez o diagnóstico do estado da arte: "É preciso acor-
dar antes que seja tarde. É preciso voltar às raízes da inquie-
tação e inconformismo do verdadeiro jornalismo".

HISTÓRIA DE
JORNALISTAS A ref inada carta. . .

A notícia de Jerónimo Pimentel que explorava 

as cumplicidades do presidente da República

JJ

39a44.qxd  19-04-2015  23:55  Page 44

JJ|Out/Dez 2021|45

CLUBE DE
JORNALISTAS

MARIA FLOR PEDROSO
ELEITA PRESIDENTE DO CLUBE

M
aria Flor Pedroso foi eleita em
outubro presidente do Clube de
Jornalistas, sucedendo a Mário
Zambujal, rosto da entidade há
14 anos, que passa a liderar a
Mesa da Assembleia-Geral. Na
ocasião, a jornalista da Antena 1

exprimiu o seu compromisso com as promessas eleitorais:
além da manutenção dos prémios Gazeta – os mais pres-
tigiados da profissão e os únicos atribuídos entre pares – e
da publicação da revista Jornalismo & Jornalistas, pretende
introduzir no Clube uma programação aliciante e assegu-
rar que seja ponto de encontro de jorna-
listas de todas as gerações e meios de
comunicação. 

“É com grande alegria que passo a
pasta à Maria Flor Pedroso. Tenho a certe-
za de que será uma grande presidente e a
presidente de que este clube precisa”,
disse Mário Zambujal, enquanto Maria
Flor Pedroso, primeira mulher a assumir
o cargo, reconheceu que a sucessão cons-
titui “uma responsabilidade muito forte,
que espero não defraudar”. 

Atualmente voz de estação na Antena
2 e autora de dois podcast na Antena 1, o
diário “Serviço Público – Bloco de Notas”
e o semanal “Geometria Variável”, Maria
Flor Pedroso é também narradora de
documentários e a voz do programa
“Cuidado com a Língua!”. Licenciada em
Sociologia, iniciou a carreira na Rádio
Comercial, em 1984. Integrou a equipa do jornal
Contraste, em 1985-1986, e no ano seguinte foi convidada
para fazer um programa de sua autoria na RFM.
Integrou a equipa fundadora da TSF, em 1987, e dez anos
depois ingressou na então RDP-Antena 1, onde durante
15 anos foi editora de Política Nacional, tendo a seu
cargo uma entrevista semanal que, transmitida pela
RTP2, foi distinguida em 2015 como o Melhor Programa
de Informação de Televisão, pela Sociedade Portuguesa
de Autores. Entre 2006 e 2010, conduziu na RTP1 o pro-
grama “As escolhas de Marcelo Rebelo de Sousa”.
Manteve, entre 2007 e 2012, o programa “Hora de
Fecho”, na RTPN e na RTP Informação. Foi diretora de
Informação da RTP entre 2018 e 2020.

Dirigente sindical nos anos 1990 – membro da Direção
e vice-presidente do Conselho Deontológico – Maria Flor
Pedroso presidiu, em 2017, à Comissão Organizadora do
4º Congresso de Jornalistas. Ganhou o único Prémio
Gazeta coletivo, atribuído à equipa de reportagem da TSF
de que fez parte, pela cobertura do incêndio no Chiado,
em 1988.

Os novos corpos gerentes do Clube, cujo mandato se
prolonga até 2023, propõem-se dar continuidade ao tra-
balho desenvolvido. Daí a manutenção na equipa de
sócios que têm vindo a exercer funções. São os casos dos
vice-presidentes Cesário Borga e Francisco Belard, ambos

freelancers, bem como de Eva Henningsen, que faz parte
da Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal. A
nova Direção integra ainda Patrícia Fonseca (Médio Tejo),
que regressa ao órgão, Alexandra Machado (Observador)
e Rui Cardoso (freelancer).

Fernanda Mestrinho (freelancer) foi eleita vice-presi-
dente da Mesa da Assembleia-Geral, órgão que conta
ainda com Carla Pinto (Antena 1) e Lucília Monteiro
(Visão) como secretárias. Ex-presidente da Direção e presi-
dente da Mesa da Assembleia-Geral cessante, Eugénio
Alves (Jornalismo & Jornalistas) transita para a liderança do
Conselho Fiscal. Neste órgão, Hugo Ribeiro (Eurosport)
mantém a condição de vice-presidente, sendo vogal Alda
Martins (TVI).

RUI OCHOA

JJ

45.qxd  19-04-2015  23:57  Page 45


