
A
N

A
 C

A
BRERA

 
C

LA
RA

 A
LM

EID
A

 SA
N

TO
S 

RITA
 FIG

U
EIRA

S 
ED

ITO
RA

S

IMPRENSA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA
COIMBRA UNIVERSITY PRESS

M
ED

IA
: PO

D
ER, REPRESEN

TA
Ç

Ã
O

  
E EPISTEM

O
LO

G
IA

S

MEDIA:  
PODER, 
REPRESENTAÇÃO  
E EPISTEMOLOGIAS 

DIÁLOGOS A PROPÓSITO DA OBRA 
DE ISABEL FERIN DA CUNHA

ANA CABRERA 
CLARA ALMEIDA SANTOS 
RITA FIGUEIRAS
EDITORAS

A propósito da obra de Isabel Ferin da Cunha  

e dos eixos de investigação aplicada a que  

se dedicou durante a sua carreira académica, 

uma série de professores e investigadores das ciências 

da comunicação dão o seu contributo em três formas 

de diálogo - artigos de pendor teórico e de reflexão, 

artigos de tipo empirico e textos testemunhais.

ANA CABRERA Investigadora no Instituto 
de História Contemporânea da FCSH/UNL. 
Investigadora FCT entre 2009 e 2014.
Coordenou projetos de investigação: Política no feminino 
– políticas de género e estratégias de visibilidade das 
deputadas parlamentares (PTDC/CCI-COM/102393/2008); 
Censura e métodos de controlo das informações em 
teatro e cinema. Antes, durante e depois do Estado 
Novo (PTDC/CCI-COM/117978/2010); A cobertura das 
Eleições Legislativas de 2009 pelos media portugueses: 
Rigor informativo na cobertura das eleições legislativas. 
Investigadora no projeto A corrupção política nos media – 
uma perspetiva comparada – PTDC/IVC-COM/5244/2012. 

CLARA ALMEIDA SANTOS é Professora auxiliar no 
Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação 
da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra 
(UC). Jornalista de formação, é doutorada em Ciências 
da Comunicação pela UC. Participou em diversos projetos 
europeus relacionados com o diálogo intercultural e com os 
media. Foi consultora do Conselho da Europa no âmbito da 
campanha “Speak Out Against Discrimination”.  
Foi fundadora  da UCV – televisão web da UC – em 2010, 
tendo sido sua diretora. Entre 2011 e 2018,  
foi vice-reitora da UC para a Cultura, Comunicação, 
Património e Antigos Estudantes da Universidade de Coimbra. 

RITA FIGUEIRAS Doutorada em Ciências da Comunicação, 
Professora Associada da Universidade Católica Portuguesa, 
onde leciona na licenciatura, mestrado  
e doutoramento em Comunicação. O seu trabalho  
centra-se na relação entre os media e o poder, 
desenvolvendo investigação na área da Comunicação 
Política, Economia Política dos Media e Jornalismo Político. 

Série Investigação

•

Imprensa da Universidade de Coimbra

Coimbra University Press

2019

OBRA PUBLICADA

COM A COORDENAÇÃO 

CIENTÍFICA



A
N

A
 C

A
BRERA

 
C

LA
RA

 A
LM

EID
A

 SA
N

TO
S 

RITA
 FIG

U
EIRA

S 
ED

ITO
RA

S

IMPRENSA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA
COIMBRA UNIVERSITY PRESS

M
ED

IA
: PO

D
ER, REPRESEN

TA
Ç

Ã
O

  
E EPISTEM

O
LO

G
IA

S

MEDIA:  
PODER, 
REPRESENTAÇÃO  
E EPISTEMOLOGIAS 

DIÁLOGOS A PROPÓSITO DA OBRA 
DE ISABEL FERIN DA CUNHA

ANA CABRERA 
CLARA ALMEIDA SANTOS 
RITA FIGUEIRAS
EDITORAS

A propósito da obra de Isabel Ferin da Cunha  

e dos eixos de investigação aplicada a que  

se dedicou durante a sua carreira académica, 

uma série de professores e investigadores das ciências 

da comunicação dão o seu contributo em três formas 

de diálogo - artigos de pendor teórico e de reflexão, 

artigos de tipo empirico e textos testemunhais.

ANA CABRERA Investigadora no Instituto 
de História Contemporânea da FCSH/UNL. 
Investigadora FCT entre 2009 e 2014.
Coordenou projetos de investigação: Política no feminino 
– políticas de género e estratégias de visibilidade das 
deputadas parlamentares (PTDC/CCI-COM/102393/2008); 
Censura e métodos de controlo das informações em 
teatro e cinema. Antes, durante e depois do Estado 
Novo (PTDC/CCI-COM/117978/2010); A cobertura das 
Eleições Legislativas de 2009 pelos media portugueses: 
Rigor informativo na cobertura das eleições legislativas. 
Investigadora no projeto A corrupção política nos media – 
uma perspetiva comparada – PTDC/IVC-COM/5244/2012. 

CLARA ALMEIDA SANTOS é Professora auxiliar no 
Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação 
da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra 
(UC). Jornalista de formação, é doutorada em Ciências 
da Comunicação pela UC. Participou em diversos projetos 
europeus relacionados com o diálogo intercultural e com os 
media. Foi consultora do Conselho da Europa no âmbito da 
campanha “Speak Out Against Discrimination”.  
Foi fundadora  da UCV – televisão web da UC – em 2010, 
tendo sido sua diretora. Entre 2011 e 2018,  
foi vice-reitora da UC para a Cultura, Comunicação, 
Património e Antigos Estudantes da Universidade de Coimbra. 

RITA FIGUEIRAS Doutorada em Ciências da Comunicação, 
Professora Associada da Universidade Católica Portuguesa, 
onde leciona na licenciatura, mestrado  
e doutoramento em Comunicação. O seu trabalho  
centra-se na relação entre os media e o poder, 
desenvolvendo investigação na área da Comunicação 
Política, Economia Política dos Media e Jornalismo Político. 

Série Investigação

•

Imprensa da Universidade de Coimbra

Coimbra University Press

2019

OBRA PUBLICADA

COM A COORDENAÇÃO 

CIENTÍFICA



I  N  V  E  S  T  I  G  A  Ç  Ã  O



edição

Imprensa da Univers idade de Coimbra
Email: imprensa@uc.pt

URL: http//www.uc.pt/imprensa_uc
Vendas online: http://livrariadaimprensa.uc.pt

coordenação editorial

Imprensa da Univers idade de Coimbra

Infografia da Capa

Carlos Costa

Pré‑impressão

Jorge Neves

Execução gráfica

Tipografia Damasceno

ISBN

978-989-26-1702-2

ISBN digital

978-989-26-1703-9

DOI

https://doi.org/10.14195/978-989-26-1703-9

Depósito legal

451343/19

© janeiro 2019, Imprensa da Universidade de Coimbra



IMPRENSA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA
COIMBRA UNIVERSITY PRESS

MEDIA:  
PODER, 
REPRESENTAÇÃO  
E EPISTEMOLOGIAS 

DIÁLOGOS A PROPÓSITO DA OBRA 
DE ISABEL FERIN DA CUNHA

ANA CABRERA 
CLARA ALMEIDA SANTOS 
RITA FIGUEIRAS
EDITORAS





NELSON RIBEIRO

Universidade Católica Portuguesa

A s  E l i t e s  E c o n ó m i c a s  e  P o l í t i c a s  e  o s  M e i o s  

d e  C o m u n i c aç ão : u m a  r e s e n h a  h i s tó r i a  s o b r e  o s 

g r u p o s  d e  m e d i a  e m  P o r t u g a l  n o  s é c u l o  XX

A última década tem sido marcada por grandes mutações nas estruturas 

de capital das empresas de media em Portugal, com operações de aquisição 

e alienação levadas a cabo por parte de investidores envolvidos nos mais 

diversos setores de negócio, alguns dos quais nem sempre transparentes. Tais 

operações têm também vindo a expor a fragilidade financeira das empresas 

mediáticas portuguesas cuja sobrevivência depende menos da sua atividade 

operacional e mais da capacidade de atrair investidores cujas decisões de 

investimento não sejam motivadas pela rentabilidade financeira. 

Esta situação de debilidade do setor dos media em Portugal acompanha 

uma tendência global que emergiu na última década e meia e que tem por 

base a transferência das receitas publicitárias dos meios de comunicação 

para plataformas online que permitem chegar a públicos-alvo com um menor 

volume de investimento (Picard, 2013). No caso português, o cenário insta-

lado após a crise financeira de 2010 tornou clara a dependência das principais 

empresas de media em relação a grupos com interesse nas esferas económica 

e/ou política. Longe de ser uma realidade nova, trata-se antes de uma depen-

dência crónica que resulta de condições estruturais do mercado mediático 

português que, ao longo da sua história, se relevou quase sempre incapaz de 

se libertar da dependência dos interesses político-económicos. Tal pode ser, 

em parte, explicado pela exígua dimensão do mercado na medida em que, 

como demonstrou Manuel Puppis (2009), a norma vigente nos estados de 

pequena dimensão é a existência de um elevado nível de dependência dos 

media em relação à esfera política. 

DOI | https://doi.org/10.14195/978-989-26-1703-9_6



124

A par desta explicação, interessa também considerar que, sendo os media 

importantes fontes de poder simbólico (Thompson, 1995), existe uma longa 

tradição do controlo destes por parte das elites políticas e económicas que, 

com honrosas exceções, tendem a considerá-los como uma extensão do seu 

próprio poder. Se tal era uma evidência no período do Estado Novo, durante 

o qual o regime e as elites económicas confluíam no controlo dos principais 

meios de comunicação, a situação acabaria por não se alterar de modo signi-

ficativo após o 25 de abril com os principais meios a serem controlados pelo 

próprio Estado. Acresce que, após a vaga de privatizações ocorridas nos anos 

90, a maioria das empresas mediáticas continuaram sob o controlo de grupos 

económicos pertença das elites tradicionais com interesses em diferentes seto-

res económicos e na política. 

Tendo por base este cenário, o presente artigo visa apresentar uma rese-

nha do aparecimento e desenvolvimento dos grupos de comunicação em Por-

tugal durante o século XX, demonstrando de que modo a sua constituição e 

desenvolvimento ficou marcada por uma dependência estrutural dos poderes 

instalados. Pretendemos, deste modo, dar um contributo para a discussão 

informada sobre o sistema mediático contemporâneo controlado por empre-

sas que encontram as suas raízes em projetos mediáticos nascidos durante o 

Estado Novo ou nas primeiras décadas do novo regime democrático. 

O Nascimento dos primeiros grupos de comunicação em Portugal

Ao contrário dos países do Norte da Europa, onde a imprensa profissional 

passou a ser um negócio lucrativo a partir de meados do século XIX, em Por-

tugal o jornalismo teve um desenvolvimento mais tardio quando comparado 

com a maioria dos países europeus. Tal retardou também o aparecimento de 

grupos de media, levando a que a incorporação de diversos meios de comu-

nicação numa única empresa se tivesse tornado evidente apenas durante o 

período marcelista (Cabrera, 2006). Tal não invalidou, contudo, que durante o 

consulado de Salazar à frente do governo tivessem existido empresas, domi-

nadas por importantes grupos económicos, que controlavam mais do que um 

órgão de comunicação. 



125

O caso da rádio é particularmente ilustrativo. Tendo as primeiras esta-

ções profissionais surgido durante o período de construção do próprio Estado 

Novo, numa altura em que Salazar não revelava particular interesse em inves-

tir neste novo meio (Ribeiro, 2017), o regime rapidamente tratou de garantir 

que apenas teriam viabilidade financeira as estações cujos proprietários eram 

da sua inteira confiança. Senão vejamos: até 1974 foram três as estações que 

assumiram um maior protagonismo no cenário radiofónico português, sendo, 

aliás, as únicas que viriam a adquirir uma cobertura nacional. Referimo-nos à 

Emissora Nacional (empresa pública), ao Rádio Clube Português (controlado 

pela família Botelho Moniz, conhecida pela sua ligação ao regime), e à Rádio 

Renascença (propriedade do Monsenhor Lopes da Cruz, o que garantia um 

alinhamento com a estratégia adotada pela hierarquia eclesiástica na sua rela-

ção com Salazar) (Ribeiro, 2001). 

Todas as restantes estações radiofónicas, nomeadamente as emissoras mais 

populares que floresceram em Lisboa e Porto, tiveram sempre um raio de ação 

bastante limitado, desde logo porque o Estado Novo, aproveitando o pretexto da 

IIª Guerra Mundial, obrigou estas estações a partilharem uma única frequência, 

dividindo entre si as horas de transmissão. Foi assim que nasceram os Emissores 

Associados de Lisboa e os Emissores do Norte Reunidos, estações conhecidas sobre-

tudo pelo seu cariz popular (Santos, 2005). Além de apenas lhes ser permitido 

emitir durante um número bastante limitado de horas, pois a mesma frequência 

era utilizada por várias estações, estas emissoras estavam inibidas de difundir 

publicidade, o que as levava a uma luta diária pela sobrevivência. Tal aumentava 

de modo exponencial a sua dependência das simpatias do governo pois qualquer 

multa, ou outro tipo de sanção aplicada pelas entidades oficiais, poderia levar ao 

encerramento dos projetos radiofónicos por manifesta incapacidade financeira 

de honrarem os seus compromissos. Acresce ainda que, a partir do início da IIª 

Guerra Mundial, a nova legislação publicada pelo governo (decreto-lei 22.469) 

exigia que cada estação suportasse os custos de ter um censor permanente nas 

suas instalações, responsável pelo controlo dos programas. Mesmo após 1949, 

quando o regime estendeu aos Emissores Associados de Lisboa e aos Emissores 

do Norte Reunidos a possibilidade de transmitirem anúncios (Ribeiro, 2005), o 

facto de terem um alcance meramente local fez com que se mantivessem sempre 



126

numa situação de grande desigualdade quando comparado com as três estações 

anteriormente referidas.

Ao contrário do padrão seguido na maioria dos países europeus, onde a 

televisão nasceu como um empreendimento lançado por empresas públicas, 

em Portugal a Rádio Televisão Portuguesa (RTP) foi fundada como uma socie-

dade anónima com capitais públicos e privados. Enquanto o Estado detinha 

um terço do capital da empresa, o Rádio Clube Português e a Rádio Renas-

cença eram os outros dois maiores acionistas, destacando-se, ainda, entre o 

leque de investidores, o setor da banca e outras empresas do setor dos media 

(Carvalho, 2009).

Assegurar o controlo dos então novos meios de comunicação – rádio e 

televisão –, tanto pelas formas de propriedade, como pela ação dos serviços 

de censura, revelava-se decisivo para o Estado Novo tendo em conta que se 

tratavam de meios que gradualmente foram chegando à maioria da popu-

lação, por contraste com os jornais que eram sobretudo lidos pelas classes 

sociais mais letradas. Em 1940, 52% da população portuguesa com mais de 

7 anos não sabia ler nem escrever (Candeias e Simões, 1999), o que tornava 

difícil a penetração da imprensa que, além do mais, chegava bastante tarde 

às vilas fora dos distritos de Lisboa e Porto. A inexistência de uma imprensa 

verdadeiramente de massas é, aliás, uma das características apontadas por 

Daniel Hallin e Paolo Mancini (2005) na sua descrição do desenvolvimento 

dos sistemas mediáticos no Sul da Europa, mais especificamente nos países 

que os autores agrupam no modelo pluralista polarizado. 

Ainda que os jornais não tivessem a capacidade de chegar à maioria da 

população, a obsessão da ditadura pelo controlo da imprensa justificava-se 

pelo facto de esta ser lida pelas elites, cujo alinhamento com a ideologia ofi-

cial era considerado crucial por Salazar. Na sua visão, “o futuro da nação e 

do regime dependia, sobretudo, das elites educadas no espírito do verdadeiro 

interesse nacional” (Rosas, 2001: 1038). Além do conteúdo das publicações 

periódicas ser objeto de censura, nos anos 30 o Estado Novo tomou igual-

mente um conjunto de medidas que levariam à falência as publicações que 

manifestamente não estavam alinhadas com o pensamento único exigido pelo 

regime (Gomes, 2006).



127

Durante todo o período da ditadura, o Diário de Notícias e O Século seriam 

os dois matutinos de referência com maior impacto junto da opinião pública. 

O primeiro seria, aliás, o título de maior tiragem, o que é comprovado pelas 

estimativas apresentadas por Júlia Leitão de Barros, relativas aos anos 40 

(1993: 73-75), e por Ana Cabrera, referentes ao período marcelista (2006: 84). 

O Diário de Notícias, que se manteve como o mais antigo matutino em circu-

lação até ao encerramento da sua edição diária em papel em 2018, era detido 

pela Empresa Industrial Portugal e Colónias, no capital da qual a Caixa Geral 

de Depósitos teve sempre uma importante participação, passando mesmo a 

acionista maioritário nos anos 70 (Cabrera, 2006: 85). A mesma empresa era 

igualmente proprietária de outros títulos, destacando-se o Jornal de Notícias, 

o matutino de maior expressão entre os que se publicavam no Norte do país, 

sobretudo vocacionado para uma informação popular (Vieira, 1998: 271). As 

outras publicações detidas pela Empresa Industrial eram o Mundo Rural e 

Mundo Desportivo. 

Entre 1939 e 1971 o Diário de Notícias foi dirigido por Augusto de Cas-

tro, exceto durante um curto período de tempo (1945-1947) durante o qual 

este ocupou o cargo de Embaixador de Portugal em França. A sua ligação ao 

regime era, aliás, conhecida, tendo sido Comissário da Exposição do Mundo 

Português, realizada a pretexto da comemoração dos centenários da fundação 

da nacionalidade e da reconquista da independência. A Exposição, o maior 

ato de propaganda do regime, foi um evento de exaltação da grandiosidade 

do génio e do Império portugueses sob o comando de Salazar, na qual o 

diretor do diário de maior circulação no país teve uma forte participação. Não 

estávamos, portanto, perante um título que pudesse sequer tentar dar dores 

de cabeça ao regime, na medida em que os interesses económicos da empresa 

proprietária garantiram sempre o alinhamento da direção do jornal com a 

ideologia do regime.

O segundo matutino de referência, O Século, adquiriu também uma impor-

tante preponderância no panorama jornalístico português. Propriedade da 

Sociedade Nacional de Tipografia, a partir de 1938 o sócio maioritário passou 

a ser João Pereira Rosa, diretor do jornal desde 1926. Seria um cargo no qual 

se haveria de manter até à sua morte em 1962, sendo sucedido pelo seu filho 

Guilherme (Tengarrinha, 2006: 225). O jornal ficou conhecido pela sua vasta 



128

rede de correspondentes, a maior da imprensa portuguesa, e pela organização 

de iniciativas de caráter lúdico, cultural, desportivo e de solidariedade social, 

de entre as quais se destaca a Colónia Balnear Infantil, fundada em 1927. 

Outra das marcas do jornal durante o período do controlo pela família Pereira 

Rosa foi o lançamento de diferentes títulos dedicados a temáticas diversas, 

nomeadamente O Cinéfilo (1928-1936), O Século Ilustrado, A Vida Mundial, 

Modas e Bordados e Jacto. A ideia de aproveitar sinergias entre os títulos era 

então já evidente na forma de organização do negócio da Sociedade Nacional 

de Tipografia, podendo neste caso falar-se de um grupo de media ainda que 

monomediático, atuando exclusivamente no setor da imprensa.

Fiel à sua matriz republicana fundacional, “embora justificadamente a sua 

atitude perante o regime fosse tida como “louvaminheira” pela Imprensa” 

(Tengarrinha, 2006: 225), a verdade é que a relação de O Século com o Estado 

Novo nem sempre foi a mais pacífica. No pós-IIª Guerra Mundial, a sua postura 

de menor colaboração com o governo valeu-lhe o afastamento da organização 

da Feira Popular de Lisboa, entre 1948 e 1950, cujas receitas o jornal utilizava 

para financiar diversas atividades, nomeadamente os campos de férias organi-

zados para crianças carenciadas. Nos anos 50, Pereira da Rosa seria chamado 

a presidir ao Grémio da Imprensa e foi igualmente procurador à Câmara Cor-

porativa. Foi nesta qualidade que expressou a sua posição a favor de uma lei 

de imprensa e contra o regime de censura prévia (Serra, 1996), contribuindo 

para que o convívio com o regime fosse mais atribulado do que o do Diário 

de Notícias. Tratando-se de um projeto editorial controlado por uma empresa 

familiar cujas relações com Salazar nem sempre foram as melhores, O Século 

viveu grandes dificuldades económicas ao longo dos anos 60, o que levou 

à sua aquisição pelo BIP – Banco Internacional Português – em 1972, pas-

sado desta forma a integrar um dos grandes grupos económicos portugueses 

(Cavaco, 2012), a par dos restantes títulos que a Sociedade Nacional de Tipo-

grafia havia criado nas décadas anteriores. 

No que se refere à imprensa vespertina, o Diário Popular, cuja publi-

cação se iniciou em 1942, foi o título que conquistou um maior número 

de leitores “sobretudo pela maior agilidade e dinamismo que imprimiu à 

informação e pelo desenvolvimento de temas sensacionalistas ao gosto do 

grande público” (Tengarrinha, 2006: 215). A par do sensacionalismo, o jor-



129

nal apostou fortemente em reportagens inovadoras que o levaram a atingir 

uma notoriedade próxima do Diário de Notícias entre os leitores da capital. 

Propriedade da Sociedade Industrial de Imprensa, que também detinha o 

Jornal do Comércio, o desportivo Record e a revista Rádio e Televisão, e cujos 

sócios eram Henrique Balsemão, Brás Medeiros e Francisco Pinto Balsemão 

(tio), o grupo acabaria por ser vendido ao Banco Borges & Irmão em 1972 

(Cabrera, 2006). Empresas pertencentes a esta mesma instituição financeira 

haviam participado, dois anos antes, na constituição da Sociedade de Estu-

dos e Gestão de Empresas, que passou a deter o jornal A Capital (Cavaco, 

2012). Fundado em 1968 por um grupo de jornalistas que abandonaram o 

Diário Popular, o título entrou rapidamente em colapso financeiro, tendo 

sido adquirido pelos principais grupos económicos, nomeadamente CUF, 

Tabaqueira, Espírito Santo e Borges & Irmão, após diligências levadas a cabo 

pelo Secretário de Estado da Informação, Moreira Baptista, com o aval de 

Marcello Caetano (Palla, 1990). 

De entre os projetos mais independentes, ou seja, que exibiam uma postura 

não laudatória do regime, o Diário de Lisboa destacou-se como o de maior 

sucesso pela qualidade literária dos seus colaboradores, ainda que tivesse 

sido um jornal “caracterizado por crises sucessivas na redação” (Cabrera, 

2006: 86), o que dificultou a sua afirmação enquanto jornal de referência. 

Propriedade da família Ruella Ramos, o Banco Nacional Ultramarino detinha 

33% do capital do jornal. 

No final dos anos 60, os jornais de maior tiragem em Portugal estavam 

efetivamente integrados em empresas que publicavam vários títulos e perten-

ciam aos principais grupos económicos portugueses. Paralelamente, tanto a 

Caixa Geral de Depósitos como o Banco Borges & Irmão e o Banco Intercon-

tinental Português detinham posições minoritárias no capital da RTP (Carva-

lho: 2009), tratando-se, portanto, de grupos económicos com interesses em 

mais do que um setor dos media, o que, aliás, também sucedia com a família 

Botelho Moniz, proprietária do Rádio Clube Português, que, por sua vez, era 

o maior acionista privado da RTP. Assiste-se, neste período, ao aparecimento 

de empresas com interesses em diferentes meios, o que coincide com o sur-

gimento dos primeiros grupos multimédia na maioria dos países ocidentais 

(Picard, 2011).



130

No panorama mediático do Estado Novo, há ainda a destacar dois proprie-

tários com posições significativas em alguns meios: o Episcopado e o próprio 

regime. Este último, além de ser acionista maioritário da RTP, era igualmente 

dono dos títulos Diário da Manhã e A Voz, cujas redações se fundiram em 

1971, dando origem a um novo jornal: A Época. Esta reconfiguração teve 

lugar depois de a União Nacional, proprietária do Diário da Manhã, se ter 

convertido na Ação Nacional Popular com o intuito de demonstrar a suposta 

abertura do regime durante o consulado de Marcello Caetano na chefia do 

governo.

Tal como Ana Cabrera demonstrou, apesar de a imprensa portuguesa viver 

situações económicas diversificadas, com alguns títulos a apresentarem estru-

turas financeiras bastante débeis, no início da década de 70 os principais 

grupos económicos portugueses manifestaram um interesse muito visível em 

investir na imprensa, dando assim continuidade a uma “longa tradição de 

contactos paralelos entre os grupos económicos (…) e os jornais” que serviam 

para garantir a publicação de notícias favoráveis às empresas ou para “apagar 

ou atenuar o relato de assuntos desvantajosos” (2006: 89). É igualmente nesta 

fase final do Estado Novo que ganha folgo o jornal República, cuja tiragem 

havia sido meramente residual nas décadas anteriores. A partir de 1970, um 

grupo de dirigentes da Ação Socialista Portuguesa entra de forma concertada 

no capital do título, o que teria efeitos visíveis a partir de 1972 quando o 

República, então dirigido por Raúl Rego, começou a adquirir um papel mais 

preponderante no panorama jornalístico (Mesquita, 1994).

Entretanto, já praticamente no final do estado Novo, em 1973, nasce o 

semanário Expresso, um novo projeto editorial que se tornaria emblemático 

por um conjunto diverso de razões. Em primeiro lugar, tratou-se do primeiro 

título a surgir durante a vigência da nova lei de imprensa de 1972, que permi-

tia a fundação de novas publicações sem uma interferência direta dos órgãos 

do Estado. Associado à Ala Liberal, a sua criação marcou efetivamente o iní-

cio de uma nova era no panorama da imprensa portuguesa, não apenas pela 

novidade da linha editorial, mas pelo facto de o fundador, Francisco Pinto Bal-

semão, ter revelado, na constituição da estrutura acionista da empresa, uma 

preocupação em controlar as várias etapas do negócio. Ao criar a Sojornal, da 

qual era sócio maioritário, Balsemão escolheu como parceiros a família Ruella 



131

Ramos (proprietária da Renascença Gráfica na qual o Expresso era impresso), 

Manuel Bulhosa (com negócios na área da distribuição), a Sociedade Nacional 

de Sabões (detentora da agência de publicidade CIESA), e a família Botelho 

Moniz (proprietária do Rádio Clube Português), entre outros. A entrada dos 

donos da maior estação radiofónica privada portuguesa no capital da Sojornal 

é também particularmente relevante por denunciar o facto de Francisco Pinto 

Balsemão já pensar “no futuro desenvolvimento de uma empresa multimédia” 

(Cabrera, 2006: 89), estando desta forma reunidos os parceiros que poderiam 

potenciar a criação de um grupo de comunicação. 

Do ponto de vista da propriedade dos media, a fundação da Sojornal 

seria um dos mais importantes acontecimentos do final da ditadura, a par da 

entrada da banca no vespertino A Capital, em 1970, bem como na Sociedade 

Nacional de Tipografia (O Século, O Século Ilustrado, A Vida Mundial, Modas 

e Bordados e Jacto) e na Sociedade Industrial de Imprensa (Diário Popular, 

Jornal do Comércio, Record e Rádio e Televisão), em 1972. O setor financeiro, 

ou seja, os principais grupos económicos portugueses, passaram assim a estar 

quase omnipresentes nos principais títulos dado que a Caixa Geral de Depó-

sitos era também uma das acionistas da Empresa Nacional de Publicidade, 

detentora do Diário de Notícias e Jornal de Notícias, e o Banco Borges & 

Irmão era sócio da Renascença Gráfica e detentor do Diário Popular (Cabrera, 

2006; Cavaco, 2012). 

Após o fim da ditadura, e em sequência dos acontecimentos do 11 de março 

de 1975, que levariam à estatização de diversos setores da economia portu-

guesa, incluindo a banca, a maioria da imprensa seria também ela nacionali-

zada. Foi o caso dos títulos anteriormente pertencentes à Empresa Nacional 

de Publicidade, à Sociedade Nacional de Tipografia, à Sociedade Industrial de 

Imprensa, bem como o jornal A Capital. Do mesmo modo, ficaram na alçada 

do Estado, na situação de intervencionados, o Diário de Lisboa, o Comércio 

do Porto e o Primeiro de Janeiro (Vieira, 1998). Por outro lado, enquanto no 

caso da imprensa esta passou a ser controlada pelo Estado, como consequên-

cia da estatização da banca, no caso da rádio houve uma intenção clara do 

poder político em assumir o controlo de todo o espectro radiofónico. Para tal, 

em Novembro de 1975 foram nacionalizadas todas as estações de rádio, com 

a exceção da Rádio Renascença, dado o VI Governo Provisório, liderado por 



132

Pinheiro de Azevedo, temer uma reação violenta por parte do Episcopado, 

principalmente depois de a estação ter estado sob ocupação de movimentos 

da extrema esquerda entre Março e Novembro de 1975 (Ribeiro, 2002). 

Com as nacionalizações da imprensa e da rádio, e dado que o Estado havia 

também assumido o controlo absoluto da RTP, no final de 1975 o panorama 

mediático em Portugal era caracterizado por um quase monopólio estatal. 

Tratava-se de um cenário peculiar, na medida em que as transições de regimes 

ditatoriais para democracias são habitualmente acompanhadas por uma maior 

liberdade de imprensa e não pela estatização dos órgãos de comunicação. 

Tal explica, aliás, a divergência dos sistemas mediáticos ibéricos. Enquanto 

a estatização foi a tendência mais forte das alterações introduzidas na pro-

priedade dos media em Portugal no pós-25 de Abril, “em Espanha foi sendo 

construído um sistema de comunicação caracterizado pela redução do Estado 

(…), a ampliação do setor privado na rádio e na imprensa e o aparecimento 

dos primeiros grupos multimédia” (Arboledas, 2010: 154). Por outras pala-

vras, enquanto em Espanha a reconstrução do sistema mediático seguiu as 

tendências verificadas na maioria dos países europeus, com a desregulação 

e a comercialização a assumirem-se como dominantes, tal só viria a ser uma 

realidade em Portugal nos anos 90, quando diversos jornais e estações de 

rádio seriam privatizados, o que teve lugar a par do lançamento dos primeiros 

canais de televisão de iniciativa privada. 

Do controlo estatal à iniciativa privada

Nos anos que se seguiram ao 25 de Abril de 1974, além de uma forte pre-

sença do Estado no setor dos media, assistiu-se à proliferação de novos títulos 

de imprensa, a maioria dos quais fortemente politizados e que teriam uma 

existência efémera, nomeadamente o Tempo, O Jornal, Jornal Novo, A Luta,  

A Tarde e Portugal Hoje. Outros teriam uma vida mais duradora, embora 

sempre com uma influência diminuta, como foram os casos do diário O Dia e 

do semanário O Diabo. Entretanto, logo após o 25 de Abril de 1974, o Partido 

Comunista havia assumido um protagonismo bastante visível em várias reda-

ções, nomeadamente no Diário de Notícias, n’O Século e no Diário de Lisboa 



133

(Vieira, 1998). Enquanto isso, até 1980 o Expresso continuou a ser dirigido por 

Francisco Pinto Balsemão e, posteriormente, entre 1980 e 1983, por Marcelo 

Rebelo de Sousa, ambos fundadores do Partido Social-Democrata.

Estávamos, portanto, perante a existência de um claro paralelismo entre 

os principais títulos que se publicavam no país e as várias correntes políticas.  

A existência deste paralelismo político da imprensa é, aliás, uma das carac-

terísticas que Hallin e Mancini (2005) identificam nos sistemas mediáticos 

dos países que integram no modelo pluralista polarizado, embora este para-

lelismo, que existiu na segunda metade dos anos 70 e nos anos 80, tivesse 

assumido características menos evidentes nos anos 90, após o reaparecimento 

de novos grupos de comunicação multimédia.

O caminho em direção a uma imprensa comercial, que se havia iniciado 

com a entrada de capital dos grandes grupos financeiros na imprensa por-

tuguesa, e que foi interrompido com a estatização de 1975, acabaria por ser 

retomado sobretudo a partir dos anos 90 com a reprivatização de alguns dos 

jornais. Contudo, além dos títulos nascidos no Estado Novo, quando fala-

mos de imprensa comercial, preocupada com a angariação de leitores e a 

sua sustentabilidade financeira, ganha relevo o caso do diário Correio da 

Manhã, fundado em 1979. Tendo surgido num período de forte politização 

dos meios de comunicação, o novo título procurou posicionar-se como inde-

pendente, praticando um jornalismo de cariz popular, procurando agradar a 

um maior número de leitores, e evitando, por isso, uma conotação com uma 

fação política específica. Detido pela Presslivre, cuja maioria do capital per-

tencia a Carlos Barbosa (Correia, 1997: 86), o Correio da Manhã foi fundado 

pelo jornalista Vítor Norberto Lopes Direito, tendo-se transformado no diário 

de maior sucesso a nascer no período pós-revolucionário.

Entretanto, em fevereiro de 1977, o governo de Mário Soares decidiu 

encerrar O Século, bem como todos os títulos anteriormente pertencentes à 

Sociedade Nacional de Tipografia (Vieira, 1998: 278), permanecendo como 

propriedade do Estado, até à década de 90, todas as restantes publicações e 

estações de rádio que haviam sido nacionalizadas. O panorama alterar-se-ia 

quando Portugal se viu forçado a liberalizar o setor dos media, em sequên-

cia da sua adesão à Comunidade Económica Europeia. Foi efetivamente no 

quadro europeu de desmantelamento da intervenção do Estado no setor da 



134

comunicação que o governo português, então liderado por Aníbal Cavaco 

Silva, viria a reprivatizar alguns dos meios de comunicação de que era deten-

tor. Além dos jornais, foi também reprivatizada a Rádio Comercial (ex-Rádio 

Clube Português), numa altura em que, dado o duopólio existente no setor, 

proliferavam já no país inúmeras rádios piratas que procuravam romper com 

o cenário radiofónico que se encontrava cristalizado. Portugal começa gra-

dualmente a embarcar no modelo europeu caracterizado pela liberalização, 

desregulação e marketização do sector dos media (Murdock e Golding, 1999).

No caso dos jornais, o Diário de Notícias e o Jornal de Notícias foram repri-

vatizados em 1991, tendo sido adquiridos pelo grupo Lusomundo, controlado 

pelo Tenente-coronel Luís Silva, e que até então atuava na área da distribui-

ção de cinema e de vídeo. Posteriormente, o grupo veio também a integrar 

a TSF, a primeira rádio de informação portuguesa, que após um período de 

existência como pirata, seria legalizada em 1989. A Lusomundo seria um dos 

principais grupos de media em Portugal até 2000, ano em que a empresa foi 

adquirida pela Portugal Telecom (PT) que, desta forma, passou a deter o Diá-

rio de Notícias, o Jornal de Notícias, e a TSF. Cinco anos depois, a PT deixaria 

de considerar estratégica a sua presença na área dos media, tendo alienado a 

Lusomundo, que seria então adquirida pela Controlinveste, uma empresa que 

havia tido a sua origem na Olivedesportos, fundada em 1994 por Joaquim 

Oliveira. O grupo detinha os direitos de transmissão televisiva das principais 

competições de futebol, tendo também interesses na área da imprensa desde 

1994, ano em que adquiriu o desportivo O Jogo (título lançado em 1985). 

Já no ano de 1998 a Controlinveste continuaria a sua expansão na área dos 

media com a criação, em parceria com a RTP e a Portugal Telecom Multimé-

dia, do canal SportTV, que detinha, entre outros, os direitos de transmissão 

dos jogos da Iª Liga profissional de futebol. Tratou-se do primeiro canal por 

subscrição existente no país, que era então distribuído pela TV Cabo (do 

grupo PT). 

Durante o processo de privatizações da imprensa, ocorrido no início dos 

anos 90, também o grupo liderado por Francisco Pinto Balsemão expandiu 

a sua intervenção no setor da imprensa, através da aquisição do vespertino 

A Capital, que assim se juntou aos outros títulos do grupo: o Expresso (que 

se tornara no jornal de informação generalista mais vendido em Portugal), 



135

o Blitz, jornal especializado em música lançado em 1984, e a revista Exame, 

que surgiu em 1989 como a primeira revista de negócios, resultado de uma 

parceria com o grupo brasileiro Abril. Em 1991, foi criada a holding Impresa, 

que agregava os vários investimentos do grupo na área dos media que conti-

nuariam a crescer de forma decisiva ao longo da década de 90. Em 1995 foi 

adquirido 50% do capital da Abril/Controljornal, passando o grupo de Pinto 

Balsemão a deter mais de vinte revistas especializadas dedicadas aos mais 

diversos públicos e abarcando áreas tão diversas como sociedade, decoração, 

mundo automóvel e banda desenhada, entre muitos outros (Correia, 1997: 

83). A partir de 1999 passou igualmente a deter a revista semanal de informa-

ção geral Visão, que havia sido fundada seis anos antes. 

Não obstante esta expansão na área da imprensa escrita, do ponto de vista 

do volume de negócios, a expansão mais significativa da Impresa ocorreu em 

1992 com o lançamento da SIC. Efetivamente, tal como sucedeu na maioria 

dos países da Europa Ocidental, também em Portugal a abertura do mercado 

audiovisual à iniciativa privada foi caracterizada pela entrada de grupos de 

imprensa na área da televisão. Tal era então percecionado como fundamental 

para a própria sobrevivência das empresas jornalísticas, o que levou muitos 

dos proprietários de jornais europeus a investir fortemente no sector televi-

sivo nos anos 80 e 90 (Hardy, 2008). No caso da Impresa, após a atribuição 

de uma das licenças de televisão, a empresa lançou a SIC em outubro de 

1992, aumentando substancialmente o seu volume de negócios. Já no século 

XXI, a expansão do grupo de Francisco Pinto Balsemão passou sobretudo 

pela televisão por cabo, inicialmente com a assinatura de um acordo com a 

PT Multimédia, detentora da TV Cabo, que lhe conferia direito de preferência 

no fornecimento de canais temáticos. Tal levou ao aparecimento de diversos 

canais com a marca SIC, nomeadamente a SIC Gold (2000), a SIC Notícias 

(lançado em 2001 em parceria com a TV Cabo), a SIC Radical (2001) e a SIC 

Mulher (2003). No ano de 2006 o acordo de preferência com a TV Cabo foi 

decretado como ilegal pela Autoridade da Concorrência, o que abriu caminho 

a uma maior diversidade de canais portugueses distribuídos via cabo (Carva-

lho, 2009).

Tal como a Impresa, também o grupo Presslivre, detentor do diário Correio 

da Manhã, e liderado por Carlos Barbosa, concorreu à concessão de uma das 



136

licenças de televisão colocadas a concurso em 1991. O projeto, designado 

TV1, acabaria, contudo, por ser preterido pelos outros dois concorrentes, SIC 

e TVI, o que inibiu a expansão da empresa para o mercado televisivo. Ainda 

assim, a Presslivre alargaria a sua influência no setor dos media pois, aquando 

do início das privatizações, em 1989, adquiriu o desportivo Record e, aquando 

da legalização de dezenas de rádios piratas que existiam no país, foi-lhe igual-

mente atribuída a frequência regional sul, composta por uma rede de emis-

sores que permitiam uma cobertura do país a sul de Coimbra. Nascia desta 

forma a Correio da Manhã Rádio. Quatro anos depois, o Estado vendeu ao 

mesmo grupo a Rádio Comercial (designação adotada em 1979 para o Rádio 

Clube Português). Na posse de duas estações radiofónicas, a Presslivre deci-

diu alterar a designação Correio da Manhã Rádio para Rádio Comercial Onda 

Média. Tratou-se, contudo, de um projeto com uma vida bastante efémera, 

tendo dado lugar, em 1996, à Rádio Nostalgia. No ano seguinte o grupo de 

Carlos Barbosa acabaria por vender tanto a Rádio Comercial como a Rádio 

Nostalgia àquele que um dos grupos de comunicação de grande dimensão a 

nascer nos anos 90: o Grupo SOCI, posteriormente Media Capital. 

Propriedade, entre outros, de Miguel Pais do Amaral, dos irmãos Nobre 

Guedes e do próprio Carlos Barbosa (Presslivre), a SOCI havia começado por 

editar o semanário O Independente, nascido em 1988, que seria responsável 

pela introdução de um novo tipo de jornalismo, até então pouco usual em 

Portugal, baseado em fontes anónimas e procurando sobretudo o escândalo 

político. “Em 1993 o grupo adquire um novo perfil acionista, dominado por 

Miguel Pais do Amaral que (…) passa a deter 87,8% (…). Outros acionistas são 

Pedro Correia Marques, Paulo Portas e Nuno Leitão” (Correia, 1997: 85). Na 

década de 90, além das aquisições no setor da rádio, o grupo expande o seu 

negócio na área da imprensa, com a aquisição, entre outros títulos, do Diário 

Económico e do Semanário Económico, jornais que acabaria por alienar em 

2002 (Público, 14.10.2002). A entrada no mercado da televisão acontecerá, 

em 1998 e 1999, com a compra da maioria do capital da TVI (estação privada 

fundada em 1993 por várias instituições da Igreja Católica). 

Em meados dos anos 90 nasceria aquele que é atualmente o terceiro maior 

grupo privado de media existente em Portugal: a Cofina, uma holding que, 

aquando do seu aparecimento, detinha participações em áreas tão diversifi-



137

cadas como produção de aço, pasta de papel e media. Na imprensa, a Cofina 

adquiriu o desportivo Record em 1999 bem como o diário Correio da Manhã 

em 2000. Já em 2004 lançou a revista Sábado e, em 2006, adquiriu o primeiro 

diário gratuito existente em Portugal, o Destak, a que se seguiu, em 2009, a 

aquisição do seu maior concorrente, a edição portuguesa do jornal Metro, 

entretanto descontinuada. Atualmente, e depois do spin off das participações 

fora do setor dos media, a Cofina atua exclusivamente na área da imprensa e 

da televisão, tendo-se lançado neste último mercado em 2013 com a criação 

do canal CMTV.

Nas primeiras décadas do século XXI, o cenário mediático em Portugal 

foi sobretudo controlado pelas cinco empresas acima referenciadas: Impresa, 

Media Capital Controlinveste e Cofina. A estas juntava-se o próprio Estado 

que, após a alienação de diversos títulos de imprensa e estações de rádio no 

início dos anos 90, manteve a sua presença no setor através da Rádio e Tele-

visão de Portugal e da Radio Difusão Portuguesa, empresas que passariam 

por um processo de fusão em 2007. Outros projetos mediáticos de relevo, 

ainda que representando uma pequena fatia em termos das receitas que con-

seguiam gerar, eram o Público, propriedade da Sonae, e das estações de rádio 

RFM, Renascença e Mega FM, detidas pelo Patriarcado de Lisboa e pela Con-

ferência Episcopal Portuguesa.

Conclusão

A independência dos media é uma prorrogativa do sistema democrático, 

que se considera ser o garante da existência de pluralismo na discussão dos 

assuntos públicos. Garantir essa independência é, contudo, algo que se revela 

bastante complexo e difícil de atingir. Em Portugal, após mais de quarenta 

anos sob o regime da ditadura, a que se seguiu um período de estatização 

dos principais meios de comunicação, durante os anos 80 e parte dos anos 

90 acreditava-se que a independência surgiria naturalmente após a saída do 

Estado do setor da comunicação social. Paralelamente, assumia-se que um 

mercado mais aberto ao investimento privado traria uma maior diversidade de 

operadores ao setor, o que permitiria alargar o número de vozes com acesso 



138

ao espaço público. No entanto, até ao início do século XXI a maioria dos 

meios de comunicação permaneceram sob o controlo de um número reduzido 

de empresas. Da resenha histórica apresentada resulta igualmente que, desde 

o aparecimento dos primeiros projetos empresariais no campo dos media, 

existiu sempre uma relação embrincada entre os meios de comunicação e as 

esferas política e económica, com as elites que dominam o espaço político e 

que controlam os principais setores da economia a assumirem um protago-

nismo elevado na propriedade e/ou controlo das empresas mediáticas. 

A constituição dos grupos multimédia, que se iniciou no período marce-

lista, e que sofreu uma interrupção após o 25 de abril, continuaria a partir 

dos anos 90 após a privatização de alguns meios e a abertura da televisão 

à iniciativa privada. Tais empresas continuaram a ser controladas por elites 

próximas dos poderes político e económico apresentando, contudo, uma 

estrutura financeira frágil que as levaria a procurar capital estrangeiro de 

modo a poderem garantir a sua expansão ou a sua própria sobrevivência. 

Em 2005 a Media Capital passaria a ser controlada pela Prisa, enquanto nos 

anos seguintes os grupos Impresa, Cofina e Controlinveste passaram a ter 

como acionistas investidores angolanos (Figueiras e Ribeiro, 2013), demons-

trando a sua permeabilidade às elites económicas não apenas nacionais, mas 

também estrangeiras. O sistema mediático português, ao manter-se depen-

dente dos interesses políticos e financeiros das elites aproxima-se, na visão 

de Isabel Ferin Cunha (2018), da realidade de outros países lusófonos, o 

que certamente deverá continuar a merecer a atenção de investigadores que 

na senda da autora procurem compreender as inter-relações existentes no 

espaço mediático lusófono, uma das área na qual o pioneirismo de Isabel 

Ferin é inspirador para a comunidade científica. 

Referências Bibliográficas

Arboledas, Luis (2010). “Transición Democrática y Modelo Comunicativo: La Diver-

gencia Ibérica”. In: Observatorio, 4 (3): 143-167.

Barros, Júlia Leitão (1993). O Fenómeno de Opinião em Portugal durante a Segunda 

Guerra Mundial. Lisboa: s.n.



139

Cabrera, Ana (2006). Marcello Caetano: Poder e Imprensa. Lisboa: Livros Horizonte.

Carvalho, Arons (2009). A RTP e o Serviço Público. Coimbra: Almedina. 

Cavaco, Suzana (2012). Mercado Media em Portugal no Período Marcelista. Lisboa: 

Colibri.

Candeias, António e Simões, Eduarda (1999). “Alfabetização e Escola em Portugal no 

Século XX: Censos e Estudos de Caso”, Análise Psicológica 1 (XVII): 163-194.

Correia, Fernando (1997). Os Jornalistas e as Notícias. Lisboa: Caminho.

Cunha, Isabel Ferin (2018). “O sistema mediático lusófono existe: colonialismo, pós-

-colonialismo e globalização”. In: Rita Figueiras e Nelson Ribeiro (orgs.), O Setor 

dos Media no Espaço Lusófono. Lisboa: Universidade Católica Editora. 

Figueiras, Rita e Ribeiro, Nelson (2013). “New Global Flows of Capital in Media Indus-

tries after the 2008 Financial Crisis”, The International Journal of Press/Politics, 18 

(4): 508-524.

Gomes, Joaquim Cardoso (2006). Os Militares e a Censura. A Censura à Imprensa na 

Ditadura Militar e Estado Novo (1926-1945), Lisboa: Livros Horizonte.

Hallin, Daniel e Mancini, Paolo (2004). Comparing Media Systems: Three Models of 

Media and Politics. Cambridge: Cambridge University Press. 

Hardy, Jonathan (2008). Western Media Systems. Londres: Routledge.

Mesquita, Mário (1994). “O Universo dos Media entre 1974 e 1986”. In: António Reis 

(coord.), Os Meios de Comunicação Social. Portugal 20 Anos de Democracia. Lis-

boa: Círculo dos Leitores, 360-405.

Murdock, Graham e Golding, Peter (1999). “Common Markets: Corporate Ambitions 

and Trends in Communication in the UK and Europe”, The Journal of Media Eco-

nomics, 12 (2): 117–32.

Palla, Maria Antónia (1990). “A Renovação da Imprensa, apesar da Censura”. In: 

António Reis (coord.), Portugal Contemporâneo (1958-1970), vol. 5. Lisboa: Alfa, 

207-220.

Picard, Robert (2011). The Economics and Financing of Media Companies. Nova Ior-

que: Fordham University Press. 

Picard, Robert (2013). Criação de Valor e o Futuro das Organizações Jornalísticas. 

Porto: Media XXI.

Puppis, Manuel (2009). “Media Regulation in Small States”, The International Commu-

nication Gazette, 71(1–2): 7–17.



140

Ribeiro, Nelson (2002). A Rádio Renascença e o 25 de Abril. Lisboa: Universidade 

Católica Editora. 

Ribeiro, Nelson (2005). A Emissora Nacional nos Primeiros Anos do Estado Novo 

(1933-1945). Lisboa: Quimera.

Ribeiro, Nelson (2017). “A Política Radiofónica do Estado Novo”. In José Luís Garcia, 

Tânia Alves e Yves Léonard (coord.), Salazar, o Estado Novo e os Media. Lisboa: 

Edições 70. 

Rosas, Fernando (2001). “O Salazarismo e o Homem Novo: Ensaio sobre o Estado 

Novo e a Questão do Totalitarismo”, Análise Social, 157: 1031-1054.

Santos, Rogério (2005). As Vozes da Rádio 1924-1939. Porto: Caminho. 

Serra, João Bonifácio (1996). “Rosa, João Pereira da”. In: Fernando Rosas e J.M. Bran-

dão de Brito, Dicionário do Estado Novo, vol. II: 855-856. 

Vieira, Joaquim (1998), “A emancipação do jornalismo português (1945-1995)”. In: 

Portugal 45-95 nas Artes, nas Letras e nas Ideias. Lisboa: Centro Nacional de Cul-

tura, pp. 269, 273.

Tengarrinha, José (2006). Imprensa e Opinião Pública em Portugal. Coimbra: 

Minerva.

Thompson, John (1995). Media and Modernity: A Social Theory of the Media. Cam-

bridge: Polity.


	MEDIA: PODER, REPRESENTAÇÃO E EPISTEMOLOGIAS
	DIÁLOGOS EMPÍRICOS
	As Elites Económicas e Políticas e os Meios de Comunicação: uma resenha história sobre os grupos de media em Portugal no século XX



